No dia 5 de março de 1903, a Companhia Ferroviária da
Anatólia recebeu concessão para construir uma linha ferroviária entre
Constantinopla e Bagdá, integrando leste do Império Otomano e atendendo a
interesses militares.
O sultão Abdel Hamid 2º havia assumido o poder em 1876,
época de declínio do Império Otomano, marcada por rebeliões nos Bálcãs, guerras
com a Rússia e a Grécia, perdas territoriais no Norte da África e no Oriente
Médio, sem contar o crescente interesse dos europeus pelos acontecimentos na
região do Estreito de Bósforo. O genocídio de milhões de armênios e outras
medidas desesperadas não ajudaram o sultão a salvar o império da desintegração.
Desde 1889, o lendário Expresso do Oriente levava turistas
de Viena ou Paris a Constantinopla, numa viagem de três dias. A fim de
facilitar as viagens dos peregrinos muçulmanos para Meca e Medina, o sultão
permitiu a ampliação do trecho ferroviário até Bagdá e o Golfo Pérsico.
Logicamente, a ligação também serviria aos interesses econômicos e militares,
permitindo transportar armas e tropas para as distantes fronteiras do Império
Otomano.
Sonho de ligar Berlim a Bagdá
Em 1888, o sultão consultou a Alemanha sobre seu interesse
em financiar o projeto. O ceticismo sobre sua grandeza logo se desfez, pois em
pouco tempo desenvolveu-se o sonho de uma ligação Berlim-Bagdá. A maior parte
do projeto foi financiada pelo Deutsche Bank, e a execução ficou a cargo da
construtora Philipp Holzmann, de Frankfurt.
Em quatro anos, foram construídos 600 quilômetros de
trilhos, até Ancara. Em 1896 e outros mais de 400 quilômetros de trilhos
depois, começaram os problemas diplomáticos. Também os russos e os britânicos
reconheceram a importância do projeto e tentaram evitar a influência alemã na
região. Irritado com as dificuldades, em 1898 Georg von Siemens, do Deutsche
Bank, ofereceu o projeto aos russos, que o recusaram.
No dia 5 de março de 1903, a concessão foi passada a um novo
consórcio, criado especialmente para esse fim: a Companhia Ferroviária da
Anatólia. A empresa operava conforme o direito turco, mas o maior banco alemão
continuou sendo seu principal proprietário. Nessa época, já não se construiu
com tanta rapidez. Os 600 quilômetros seguintes só ficaram prontos em 1914.
Reino Unido interfere
Ainda faltavam ser completados 650 quilômetros quando
eclodiu a Primeira Guerra Mundial. A Alemanha e a Turquia eram aliadas, e o
Reino Unido aproveitou a oportunidade para transferir suas tropas para o Golfo
Pérsico. Os britânicos se prevaleceram dos anseios dos árabes de se libertar do
Império Otomano e, além de impedir o avanço da Alemanha na região, asseguraram
para si o acesso à riqueza da região: o petróleo.
Em 1917, as tropas britânicas chegaram até Bagdá e, um ano
mais tarde, receberam o mandato sobre a Mesopotâmia. Turcos e alemães haviam
perdido a guerra e já não se falava mais de uma ferrovia até o Golfo.
Em 1932, o Iraque conquistou a soberania em nível
internacional, apesar de continuar sob influência britânica. Depois da
independência em 1936, o governo iraquiano resolveu terminar a construção da
ferrovia. O primeiro trem chegou a Bagdá em 15 de julho de 1940.
Peter Philipp (rw)
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