sexta-feira, 15 de setembro de 2017

NOTAS SOBRE O ENSINO E A ARTE DE ESCREVER

         
§2.

Questiono se a didática educacional, incluindo, obviamente, as atividades de pensar, saber,ler e escrever ficariam prejudicadas pela abundância de informações
generalizadas e assistemáticas. Tempo e espaço fazem parte, inegavelmente, da nossa condição humana. Ou se adquire com clareza e profundidade um conhecimento específico – não confundam isso com especialização – ou não nos sobram tempo e espaço para obter os atributos desejáveis e necessários para uma formação humanística. O fluxo de informações incessantes no ensino assemelhar-se-ia às vozes ouvidas pelos esquizofrênicos, diante da pressão auditiva, saindo ilesas dos corpos, sem serem processadas. Não processar o conhecimento prejudica a instrução. Não adquirir um conhecimento interdisciplinar prejudica as ações e políticas. Ainda por cima, não se lê como se deveria. E o pior, não se escreve como se poderia. Não seria uma surpresa, hoje, ao lermos os discursos escritos pelos alunos de escolas superiores, construirmos a contraditória ilação de
que os autores nem mesmo teriam pensado para construir seu raciocínio.



Eduardo Ribeiro Toledo