segunda-feira, 2 de julho de 2018


Para cada jogo da Copa podemos rememorar fatos históricos. Parabéns para a Rússia. Poucos sabem que o ditador Franco enviou tropas ibéricas para combaterem a União Soviética na Segunda Guerra Mundial. A Divisão Azul era composta por dezenas de milhares de fanáticos de direita, fascistas espanhóis e alguns portugueses. Participaram das ações armadas na ofensiva de 1941 e de 42. Lá não encontraram um povo desorganizado, nem civis amadores e desarmados, sem liderança centralizada, como na Guerra Civil Espanhola. Quando a resistência russa aumentou o ditador Franco covardemente retirou as suas tropas ainda em meados de 1943. Nem saiu o ataque contra os britânicos em Gibraltar. O franquismo sobreviveria ao nazifascismo até os anos 1970, com apoio das potências ocidentais na "Guerra Fria".

RCO

O México teve uma das primeiras revoluções inconclusas do século XX em 1910


O México teve uma das primeiras revoluções inconclusas do século XX em 1910. A vitória histórica de Andrés Manuel López Obrador (AMLO) abre um novo e desafiador ciclo político no México. A formação do movimento-partido MORENA em 2014 representou uma novidade que permitiu a vitória do veterano Obrador. As vitórias na Presidência, na Cidade do México e em outros governos, sem uma maioria absoluta do MORENA no legislativo, apontam para velhas questões e alianças nas perspectivas e limites da esquerda reformista latino-americana. Como setores reacionários da classe dominante, mídia e do empresariado não estão acostumados a perderem eleições. A direita não tem o que entregar e somente tem a retirar direitos e renda dos trabalhadores na região. A direita sempre aprofunda as crises e a desigualdade. O déficit de revoluções históricas. A proximidade com os Estados Unidos e milhões de imigrantes mexicanos por lá, a desigualdade social, a violência do narcotráfico serão grandes desafios. A esquerda sai muito fortalecida e o golpe no Brasil segue cada vez mais enfraquecido, perdido e sem apoios eleitorais em função dos péssimos resultados de dois anos de golpismo no poder. Enquanto não ocorrer o retorno da democracia ao Brasil, o México equilibra o jogo político na região e se destaca pela democracia. As lutas sociais podem significar o retorno da esquerda no Brasil e na Argentina, se a democracia se mantiver, até mesmo pela falência da direita no poder em ambos países. O Brasil tem algumas semelhanças e muitas diferenças sociais, políticas e históricas em relação ao México. O Brasil é uma sociedade maior, com fronteiras, com desigualdade ainda mais brutal e uma classe dominante tão atrasada como a mexicana. América Latina de história lenta, "Eppur si muove" (No entanto, se move) e surpresas podem acontecer para os próximos anos.

RCO


Ah... e a cada garfada de veneno


"Ah... e a cada garfada de veneno, cada colherada de papinha envenenada pro teu filhinho, lembre-se do quanto você foi injusto e ingrato com quem, com sol na moleira, com as mãos calejadas da enxada, levou alimentação saudável e sem veneno pra tua mesa, chamando-os de 'vagabundos do MST'.
O veneno que saiu da tua boa, até hoje, um dia iria voltar e nós avisamos."

Malu Aires


"Nos demais,
todo mundo sabe,
o coração tem moradia certa,
fica bem aqui no meio do peito,
mas comigo a anatomia ficou louca,
sou todo coração."

Maiakóvski

"A ideologia alemã"


"As ideias da classe dominante são, em todas as épocas, as ideias dominantes, ou seja, a classe que é o poder material dominante da sociedade é, ao mesmo tempo, o seu poder espiritual dominante. A classe que tem à sua disposição os meios para a produção material dispõe assim, ao mesmo tempo, dos meios para a produção espiritual, pelo que lhe estão assim, ao mesmo tempo, submetidas em média as ideias daqueles a quem faltam os meios para a produção espiritual. As ideias dominantes não são mais do que a expressão ideal das relações materiais dominantes, as relações materiais dominantes concebidas como ideias; portanto, das relações que precisamente tornam dominante uma classe, portanto as ideias do seu domínio. Os indivíduos que constituem a classe dominante também têm, entre outras coisas, consciência, e daí que pensem; na medida, portanto, em que dominam como classe e determinam todo o conteúdo de uma época histórica, é evidente que o fazem em toda a sua extensão, e portanto, entre outras coisas, dominam também como pensadores, como produtores de ideias, regulam a produção e a distribuição de ideias do seu tempo; que, portanto, as suas ideias são as ideias dominantes da época."

Karl Marx e Friedrich Engels, "A ideologia alemã"


Jânio Quadros e JK nos legaram um precioso ensinamento para a compreensão da politica brasileira: treino eh treino, jogo eh jogo. dessa forma, pode-se ganhar uma eleição com relativa facilidade e se fazer um péssimo governo. Assim como uma eleição apertada pode dar origem a um governo nunca antes visto na historia desse pais. Tudo depende da capacidade de composição e negociação da agenda com os pares. Uma boa negociação de agenda com os lideres partidários eh melhor antidoto contra o populismo, fisiologismo e clientelismo rastaquera que assolam o pais. Por outro lado, uma vitória eleitoral com estratégia discursiva de péssimo nível pode-se converter facilmente numa vitória de Pirro. Foi este o caso da doutora Dilma em 2014 a meu ver... Janaina Pascoal eh uma espécie de espelho de narciso as avessas desse processo. Se conseguirmos evitar que 2018 seja uma repetição de 2014 já está de ótimo tamanho para nossa precária democracia. Os petistas e tucanos deveriam estudar mais nossa história politica e extrair lições dela, para além das teses acadêmicas defendidas por jovenzinhos de classe media nos anos 70, que nunca puseram um pé num parlamento ou num órgão governamental de verdade...
Sérgio Braga