“mas, dormindo os
homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo e retirou-se”
Mateus 13: 24
Vá um
pesquisador estrangeiro buscar informações sobre o Mato Grosso do Sul na
Internet e logo descobrirá que a área desse estado é maior que a Alemanha
inteira, que foi desmembrado do Mato Grosso no dia 11 de outubro de 1977 e
elevado à categoria de estado em 1º de janeiro de 1979. Isso depois de ter
tentado emancipar-se de Mato Grosso durante a Revolução Constitucionalista de
1932, quando, entre julho e outubro, seus próceres criaram o efêmero estado de
Maracaju. Caso ele queira ler as páginas dedicadas à Economia nos grandes
jornais do país e nas revistas especializadas, aprenderá que o estado é um
grande produtor de soja, e que essa produção é uma grande fonte de divisas para
o nosso país, toneladas e toneladas que fazem grande diferença no equilíbrio e
no saldo positivo da balança comercial brasileira. Mas se o tal pesquisador
buscasse ouvir Gabriel Kaiowá, obteria dele informações nada ufanistas.
Gabriel
Kaiowá mora na comunidade do Pequizeiro que, há alguns anos atrás, era chamada
de favela – quase nada mudou além do nome, porque ficou decidido que “favela” é
um termo que pode ofender a autoestima dos moradores da área assim designada,
e, logo, tantos os estudiosos das universidades quanto os jornalistas e os
governantes aboliram o termo e o substituíram pela expressão “comunidade”,
esquecendo-se que “comunidade” serve para designar também o conjunto de
moradores de uma área nobre ou os praticantes de uma mesma fé que semanalmente
se reúnem no mesmo templo. É essa, aliás, a grande utilidade dos eufemismos:
disfarçar o que não queremos admitir, pois a chegada de uma nova designação
para a área não veio acompanhada de água encanada, rede de esgoto, creches,
postos de saúde, escolas, coleta de lixo e tantas outras intervenções do poder
público necessárias à qualidade de vida de seus habitantes. A preocupação do
Estado com a autoestima dos moradores do Pequizeiro não foi além da inauguração
de um eufemismo.
Mas,
voltando a Gabriel Kaiowá, ele diria ao pesquisador que, onde hoje é a
comunidade, que ninguém pode mais chamar de favela porque o Leviatã já permite
ações por danos morais contra quem assim o fizer, havia uma aldeia habitada
pela nação Guarani-Kaiowá, povo esse que tinha o pequi, fruta típica do
Cerrado, como a base da sua alimentação. Contou-lhe seu avô, o pajé, que mora
no mesmo barraco que ele, que, quando uma criança nascia, seu pai e seus avós
plantavam cinquenta sementes de pequi, que cresceriam para se tornar árvores e
garantir o sustento do recém-nascido. Ele mesmo plantara centenas de
pequizeiros para sustentar os seus filhos, mas já não havia onde plantar quando
nasceram Gabriel e seus outros netos, pois o homem branco já tinha se apossado
das terras da tribo. As árvores plantadas em honra ao nascimento do pajé ainda
estariam vivas e frutificando se o homem branco não as tivesse cortado para
plantar soja para exportação. E se tivesse restado ao seu pai terras para
plantar pequis para sustentar a ele e aos seus irmãos, Gabriel não teria que
trabalhar tanto.
O ano que passara fora bom para
Gabriel, pois com o pouco de plantas nativas que ainda se encontram junto aos
barracos da comunidade, conseguira produzir colares de sementes para vender aos
peregrinos que, a caminho do Rio de Janeiro, para prestigiar a visita do
recém-eleito papa Francisco, passavam pela cidade: não só gente do Paraguai e
da Bolívia, mas até canadenses e japoneses em romaria se encantavam com seu
artesanato. Na época da Jornada Mundial da Juventude – esse era o nome do
evento do papa –, conseguira trabalhar menos, descansar e estudar mais e assim
terminara com louvor o Ensino Médio.
Depois da
visita do papa, quando se foram os últimos peregrinos, voltara à rotina:
acordar cedo para ir a pé até a escola, almoçar lá – não comer em casa é uma
grande economia para a família – e procurar como arranjar dinheiro: engraxava
sapatos, catava latinhas, vendia colares, pintava paredes, fazia todo tipo de
trabalho braçal que encontrasse na cidade e, ao anoitecer, andava de volta até a
comunidade. Foi nessa época que despontou seu carisma de líder: conseguiu
persuadir quantos trabalhavam na comunidade para contribuírem para um fundo
comum a fim de que se cavasse um poço artesiano para terem mais fácil acesso à
agua. Depois, ensinou às mulheres a colocarem toda a água de que precisariam no
dia seguinte em garrafas PET em cima de lonas pretas ao Sol: deixando assim o
dia inteiro, o calor fazia a água ferver e matar quantas bactérias nocivas ali
houvesse.
No ano de
2014, ano eleitoral, Gabriel conseguiu um outro subemprego: cabo eleitoral.
Passava todo o dia panfletando a candidatura de Naamã Felício a deputado
federal e à noite dizia à comunidade para não votar em nenhum dos candidatos
que pagavam aos jovens por seus serviços: os nababos que os assalariavam eram
os mesmos que ocupavam as terras que antes tinham sido da tribo. Naamã prometia
aos jovens que de tudo faria para gerar empregos na região e integrá-los ao
mercado de trabalho, mas ele mesmo não fora prefeito sem nada fazer em prol dos
indígenas? E se não houvesse tantos jovens desempregados, como exército de
reserva, onde ele conseguiria quem aceitasse dinheiro para divulgar sua
candidatura? Não, as ótimas notas de Gabriel nas aulas de Sociologia não lhe
permitiam acreditar em Naamã ou em qualquer outro fazendeiro. As lembranças
dessas aulas sempre o desafiavam a encontrar uma maneira de enfrentá-los,
conjuntamente com os jovens da tribo. Mas, como, diante dos armamentos dos
fazendeiros? – perguntava ele aos colegas, e as discussões terminavam com a
turma cantando “Koangagua”, dos rappers indígenas da banda Brô MC’s, unânime
referência na preservação da língua ancestral.
A resposta
para suas indagações veio uma tarde, quando ele e seus ex-colegas de escola,
desempregados, conversavam na entrada da comunidade: um “gato” – capataz de
fazendeiros, encarregado de procurar mão de obra barata para serviços
esporádicos – propôs levá-los à fazenda de Naamã. O riquíssimo deputado, que
valia-se de máquinas para semear e colher a soja em suas fazendas, gerando
pouquíssimos empregos, agora precisava de muitas mãos para que adentrassem nas
plantações e arrancassem, um a um, os pés de amaranto que ameaçavam a lavoura.
O dinheiro oferecido era pouco mas a necessidade era maior, e assim Gabriel e
os outros garotos da tribo aceitaram a oferta. O “gato” viria buscá-los num
caminhão quando o Sol nascesse.
A caminho
da fazenda, Gabriel combinava com os amigos, em língua guarani:
– Ouvi no rádio uma
reportagem sobre essa planta invasora. Os fazendeiros creem que as primeiras
sementes tenham chegado ao Brasil em máquinas de segunda mão que alguém comprou
dos Estados Unidos. Essa planta é forte e resiste aos venenos que os
fazendeiros usam contra outras plantas indesejáveis. No Tennessee, houve casos
de fazendeiros que perderam toda a safra de soja porque a planta se alastrou,
cresceu mais que os pés de soja e sugou a água e os nutrientes necessários à
lavoura. Por isso, eles estão com medo que ela se espalhe pelo Brasil. Então,
nós vamos lá arrancar essas plantas como eles mandaram, mas vamos esconder
sementes delas nos nossos bolsos. E deixar cair algumas delas pelo caminho.
– Por quê, Gabriel?
– Josué, você lembra
quando o professor de Sociologia exibia para a gente os filmes de Charles
Chaplin?
– Sim, a gente ria
muito.
– Lembra do filme “O
Garoto”? Carlitos resolveu cuidar de um menino órfão. E para terem o que comer,
o garoto jogava pedras nas vidraças e Carlitos chegava depois com os vidros
para substituí-las. Do mesmo modo, não podemos deixar que o amaranto seja
eliminado. Enquanto houver amaranto, eles terão que contratar gente para
arrancá-lo das plantações, pois seus tratores e colheitadeiras não podem fazer
isso sem destruir a soja. Enquanto houver amaranto, teremos trabalho a fazer.
De volta do trabalho, de posse das subversivas sementes,
Gabriel decidiu que, no dia seguinte, iria à cidade pesquisar sobre a planta
invasora. Todos os jovens passaram o dia esperando as novidades que ele lhes
traria.
Ao cair da noite, Gabriel voltou e lhe deu as esperadas
notícias:
– Alvíssaras! O
amaranto não é uma planta nociva nem venenosa. Aliás, é um alimento nutritivo.
Era a base da alimentação dos incas. É como o caruru, aquela planta que os
nordestinos usam na salada. Mas o agronegócio é burro demais para pensar nisso.
Vamos plantar essas sementes junto aos nossos barracos, em nossa comunidade, e
vamos usar suas folhas e seus grãos na nossa alimentação. E, de vez em quando,
jogaremos sementes nas estradas, no pouco de mata que ainda resta. Nós não
podemos invadir as fazendas para tomar de volta as terras que os fazendeiros
roubaram do nosso povo, porque eles nos matariam com suas armas ou nos jogariam
na cadeia. Mas onde nós não podemos entrar, o vento pode. Não há matador algum
que atire no vento nem policial algum espancará as tempestades. O vento será
nosso vingador. Quando o amaranto expulsar os fazendeiros daqui, entraremos lá
e nos apossaremos das terras onde viveram nossos antepassados e novamente
faremos grandes aldeias, e plantaremos cinquenta pequizeiros para cada criança
que nascer.
(15 e 16 de janeiro de 2017)