domingo, 3 de março de 2013



A literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas que são os gêneros e, com os quais ela toma corpo e nova realidade. Passa a viver outra vida autônoma, independente do autor e da experiência da realidade de onde proveio.
 Afrânio Coutinho.


A literatura é um redemoinho profundo que constitui a essência e a existência do homem em face aos grandes enigmas do universo, da natureza e de sua mente. Trabalha com a imaginação que produz formas de vida possível e diferente da voz real, possibilitando o enriquecimento da nossa maneira de ver o real, uma vez que a literatura caminhando antes da vida, lhe vai insuando os rumos que pode trilhar.
 Massaud Moisés.

O mundo como representação e como vontade



‎"Quando ouço música, a minha imaginação se compraz muitas vezes com o pensamento de que a vida de todos os homens e a minha própria vida não são mais do que sonhos de um espírito eterno, bons e maus sonhos, de que cada morte é o despertar.

Arthur Schopenhauer


WILLIAM BLAKE - Trad. Marsicano


Alegre Juventude vem cá,
E contempla o amanhecer,
Imagem da verdade recém-criada,
Dissiparam-se as dúvidas e as névoas da razão,
As árduas disputas e os terríveis tormentos.
A insentatez é um interminável labirinto,
De emaranhadas raízes que embaraçam os caminhos.
Quantos ali já tombaram!
Eles tropeçam todas as noites nos ossos dos mortos,
E sabem que ignoram a tudo a não ser o medo,
E querem guiar quando na verdade deveriam ser guiados

William Blake 

Youth of delight! come hither 
And see the opening morn, 
Image of Truth new-born. 
Doubt is fled, and clouds of reason, 
Dark disputes and artful teazing. 
Folly is an endless maze; 
Tangled roots perplex her ways; 
How many have fallen there! 
They stumble all night over bones of the dead; 
And feel--they know not what but care; 
And wish to lead others, when they should be led.
William Blake 

O mundo como vontade e como representação



- Contudo, o ponto de comparação da música com o mundo, a maneira pela qual a primeira está para este como cópia ou repetição,encontra-se profundamente oculto. A música foi praticada em todos os tempos sem se poder dar uma resposta
a tal indagação. Ficou-se satisfeita em compreendê-la imediatamente, renunciando-se a uma concepção abstrata dessa compreensão imediata.

Arthur Schopenhauer



 

O verdadeiro objetivo da educação, como o de qualquer outro processo moral, é a geração da felicidade. 

Em sociedade, os interesses de cada indivíduo estão mesclados aos dos outros e não podem ser separados. As pessoas deviam ser ensinadas a ajudar umas as outras.

A liberdade é a escola da inteligência.

Poder não representa felicidade.

 William Godwin, filósofo, escritor político e novelista