domingo, 2 de agosto de 2015

À alguns dias atrás, fui mais uma vez obrigado a ouvir uma frase preconceituosa de um direitista que se nega como tal. Um colega, que trabalha em uma Cooperativa de Crédito da cidade, comentou que no outro dia iria trabalhar bastante, porque era dia de pagamento dos aposentados, logo, ou colega que trabalha no mesmo local saiu-me com a frase: "Prepara o nariz, porque os velhinhos fedem!". Talvez a frase não tenha sido exatamente esta, mas o sentido foi este. A expressão acima foi logo rechaçada/condenada por boa parte dos ouvintes. Prefiro acreditar que tenha sido uma opinião isolada e que não faz parte do treinamento de referida instituição. Como diria Cazuza: "A Burguesia fede e não liga para a dor da vendera de chicletes".

"O direitista não se reconhece como tal. Embora seja facilmente identificável, ele se considera centrista, alardeado que a virtude está no meio, aproveitando-se de uma tirada aristotélica. Seus atos e convicções, porém, são inocultáveis. Ele tem certeza de que jamais existirá - nem ele aceitaria - a distribuição da riqueza entre os homens, por mais que ela tenha resultado do trabalho de todos. Se tiver de optar entre a construção de um presídio e de uma escola, ele escolherá a primeira proposta, porque acredita piamente que os desvios de conduta são originados do DNA da pessoa e não do meio em que foi obrigado a viver. Ele acha que o povo é burro, que a maioria é incompetente e por isso não "subiu" na vida. Que o povo tem cheiro! Direitos humanos, justiça social, distribuição de renda são balelas, conversa mole dessa raça que se nega a entender que o socialismo está morto, as ideologias estão mortas." (Editorial da Edição especial (Dez/2005) "A Direita Brasileira" da Revista Caros Amigos)

Cássio Augusto Guilherme

Eu não vejo programas de TV que tenham sofás, onde convidados sem nada a dizer revelam detalhes afetivos e sexuais de suas vidas vazias e desinteressantes. Eu também não vejo programas que tenham legendinhas na parte de baixo do vídeo. Muito menos programas pseudo-jornalísticos com apresentadores que posam de indignados enquanto andam de um lado para o outro no estúdio. Principalmente apresentadores que fazem a apologia irresponsável da violência e da repressão policial sem medida. Eu não vejo novelas com tramas repetitivas e inverossímeis, com elenco sofrível e enredo condicionado ao gosto da audiência majoritária.

Eu não ouço programas de rádio AM com mensagens endereçadas a "você, minha amiga dona de casa". Assim como eu também não ouço duplas sertanejas a cantarem, em voz de falsete, desilusões amorosas ou as maravilhas das festas de peão, onde se maltratam os animais e os ouvidos dos freqüentadores. Eu não ouço grupelhos adolescentes a cantar débeis paródias de samba, de letras óbvias e tom meloso, com mais teclados que cavaquinhos. E não ouço música gospel.

Eu não falo nada sobre a vida de atrizes-modelos-cantoras-apresentadoras saídas do Big Brother. Eu não falo que a bandidagem está tendo vida mansa e que a maioridade penal deveria baixar, assim como eu também não falo que tudo era melhor no tempo dos militares. Eu também não falo que político é tudo a mesma merda, e nem que o povo é bobo enquanto estou na fila do banco, sem fazer nada além de reclamar. E eu não falo da vida alheia.


Longe de constituir algum problema de saúde, tudo o que eu não falo, não vejo e não ouço comprova e mantém minha sanidade mental. Nem sempre o melhor cego é o que não quer ver.

E sê bendita!



E sê bendita!
H. Sienkiewicz


Sabes que é Deus?! Esse infinito e santo
Ser que preside e rege os outros seres,
Que os encantos e a força dos poderes
Reúne tudo em si, num só encanto?

Esse mistério eterno e sacrossanto,
Essa sublime adoração do crente,
Esse manto de amor doce e clemente
Que lava as dores e que enxuga o pranto?!

Ah! Se queres saber a sua grandeza,
Estende o teu olhar à Natureza,
Fita a cúp'la do Céu santa e infinita!

Deus é o templo do Bem. Na altura Imensa,
O amor é a hóstia que bendiz a Crença,
ama, pois, crê em Deus, e... sê bendita!


Augusto dos Anjos
¿Qué ganan los que prohíben, los que censuran,
los que persiguen o los que dañan a los que
con honestidad intelectual escriben,
si al final ellos se van, se callan y lo escrito vive?

Que digan lo que se gana
¿Tal vez crean que un día más de vida?
Eso es mentira, como mentira
es lo que creen cuando pretenden
que un escritor ya nunca escriba.

El escritor es lo que escribe
y lo que escribe son sus razones por las que vive.


Guzmàn Lavenant
¿Qué ganan los que prohíben, los que censuran,
los que persiguen o los que dañan a los que
con honestidad intelectual escriben,
si al final ellos se van, se callan y lo escrito vive?

Que digan lo que se gana
¿Tal vez crean que un día más de vida?
Eso es mentira, como mentira
es lo que creen cuando pretenden
que un escritor ya nunca escriba.

El escritor es lo que escribe
y lo que escribe son sus razones por las que vive.


Guzmàn Lavenant
Un perro y dos cachorros
jugando para vencer el hambre.
Un piso de losetas agrietadas
de un patio que fue de flores.
Portón de maderas carcomidas
testigo silencioso de vidas
de gatos y ratones.

Historias olvidadas de casas y paredes,
de calles y ventanas,
de amores y desamores.
de sueños y frustraciones

Historias de los pueblos
y también de barrios en las ciudades.
Historias de la gente y de las flores
que nunca más le interesará a nadie


Guzmàn Lavenant
Si pudiera dibujar con mis palabras
la expresión de tu rostro y tu sonrisa.
Si estas palabras mías tuvieran esa suerte,
sin pretender que otros entendieran.

Trasmutaría palabras en colores
y con el arco iris te diría: yo te amo.
Hablar de tu silencio sería como dibujar atardeceres
y un cielo azul hablaría de tu alegría

Palabras, convertidas en pinceles, dibujarían
el abrazo de una serena compañía
y palabras, escogidas por sus colores,
hablarían de tus manos posadas en las mías

Para tu tristeza, tus enojos y tus penas,
las palabras y su dibujo, serían como de invierno
y así y en todo, siempre sería...

¡Si pudiera dibujar con mis palabras!


Guzmán Lavenant
Cuando cierro los ojos y me pongo a pensar
en medio del universo de sensaciones
que me provoca pensar en ti y solas,
comparo tu mirada con la luz de las estrellas
y encuentro que cuando miras se rompe soledades
como rompen soledades la luz de las estrellas.

Encuentro que tu voz resume la belleza
de todos los sonidos de la tierra:
como el canto de las aves, el rayo o el
majestuoso sonido del mar y de las olas.

Y encuentro, sobre todo a ti, mujer, mi compañera,
la criatura más perfecta para mi en esta tierra


Guzmán Lavenant

Mujer



Yo aprendí de ti la forma justa
de encontrar la luz en medio de las sombras.
Aprendí también que existe algo más
que la roca dura y el concepto de la nada.

Aprendí que se puede tener las manos llenas
y el alma perdida en un espacio muy grande y muy vacío
cuando en esas mano solo existen objetos sin sentido

Pero sobre todo aprendí de ti, mujer,
que todo el Universos se puede comprender
en un gesto, en gesto pequeño de ternura femenina


Guzmán Lavenant
Soy el abismo verdadero
donde se pierde todo
o soy la histeria colectiva
y el miedo.

O soy también el fuego
o la inmensa alegría de sentirme vivo
Y así, inconciente y sin ruido,
estoy plenamente en ello.

Y con todo me quedo,
que vivir sin lado negativo
no le da sentido a lo bello.

Por eso conforme con lo que vivo...vivo.
Y me enamoro de ti y sonrío y lloro


Guzmán Lavenant
Se va la tarde en alas de gaviotas.
Se va cabalgando entre las olas
de un mar que se convierte
en un rumor oscuro de la noche larga que le espera

Se va dejando sin eco a las palabras
que se convierten en sombras todas.

Se va la tarde, indiferente
a la roca que el mar ha convertido
en arena de una playa enormemente sola

Se va, se va y mi corazón se ha ido en ella


Guzmàn Lavenant
Tendré que confesar que tengo una ambición cuando escribo,
no tiene que ver con ser reconocido.
Es algo tan simple que puede ser más complicado.

Ambiciono que en un futuro, en algún lugar cualquiera,
se encuentre una hoja con un verso mío
escrito por una mano apresurada.
Nada de nombre del autor ni el apellido.

Que alguien lo lea, lo comprenda, lo haga suyo
y de esta manera...volver a estar vivo


Guzmán Lavenant
Cuando casi todo se extinguía
y de la vida pretendida ya no quedaba nada o casi nada.
Cuando el Sol de la mañana tan solo era uno más
en esas madrugadas ya casi sin sentido.
Cuando los ríos de los sueños ya casi no corrían
y todo era simplemente…un día,
llegaste a mi vida.

Y desde entonces y poco a poco,
con ese amor que le tienes a la vida,
aprendí de ti lo que creí saber y no sabía:
Que amar es una entrega tierna y total
y que esta es la única forma de dar amor en esta vida

Guzmán Lavenant


La mañana, la rutina y el lavado de los dientes.
Las calcetas que combinen con la ropa y lo negro del zapato.
Desayuno con un jugo de naranja
y las prisas …y las prisas.

Ir corriendo a esperar la pasada de autobuses.
Descender en la parada de las Cruces
Caminar entre mezcla de sonidos
que provienen de los coches y la gente.

Saludar a un portero que parece siempre triste
Sonreír al pasar junto al gerente.
Admirar de reojo esas formas de Celeste
y desear que alguna vez ese cielo nos acepte.

Escritorio, los papeles, la pantalla,
la sonrisa a los clientes…
Lo de siempre, lo de siempre
y la vida esperando que comience.


Guzmàn Lavenant
"Se há presentemente, a esta hora da civilização, fenômeno
ao mesmo tempo lastimável e ridículo, é por certo o esforço
que ainda fazem espíritos apoucados para sufocar o filósofo
no fundo de seu pensamento e dizer à razão: Cala-te, louca!"
(Tobias Barreto)

La riqueza y el reparto,
las ganancias y el trabajo.
Los extremos que se alejan:
Se acumula la riqueza
y se abarata la pobreza.

La riqueza que trastorna
y la pobreza que reclama.

Y en los templos bendiciendo
al creador de los mercados:
No es pecado acumular lo innecesario,
el pecado es ser un pobre que violente la armonía
entre pocos poderosos y los humanos marginados.

Y la vida es una sola con su muerte inevitable
en riqueza acumulada o pobreza lamentable.
¿Dónde existe inteligencia?
¿En los perros, los delfines o las aves?

Ah, esta forma tan "humana" de perderse
lo sublime por comprar lo miserable.


Guzmán Lavenant

UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES (EXCERTO)

CLARICE LISPECTOR : 


— Um dia eu fui de madrugada ao mar sozinha, não tinha ninguém na praia, eu entrei na água, só tinha um cachorro preto mas longe de mim!
Ele olhou-a com atenção, a princípio como se não entendesse que significado invulgar poderia haver naquela declaração emocionada. Afinal como se tivesse compreendido, perguntou devagar:
— Gostou?
— Gostei, respondeu com humildade, e de vergonha seus olhos se encheram de lágrimas que não caíam, só faziam com que parecessem duas poças plenas. Não, corrigiu-se depois, procurando o termo exato, não é que tenha gostado. É outra coisa.
— Melhor ou pior que gostar?
— Foi tão diferente que não posso comparar. Ele examinou-a um instante:— Sei, disse depois.
E acrescentou simples:
— Eu te amo.
Ela olhou-o com olhos obscurecidos mas seus lábios estremeceram. Ficaram em silêncio por um momento.— Teus olhos, disse ele mudando inteiramente de tom, são confusos mas tua boca tem a paixão que existe em você e de que você tem medo. Teu rosto, Lóri, tem um mistério de esfinge: decifra-me ou te devoro.
Ela se surpreendeu de que também ele tivesse notado o que ela via de si mesma no espelho.
— Meu mistério é simples: eu não sei como estar viva.
— É que você só sabe, ou só sabia, estar viva através da dor.
— É.
— E não sabe como estar viva através do prazer?
— Quase que já. Era isso o que eu queria te dizer.
Houve uma pausa longa entre os dois. Quem parecia emocionado agora era Ulisses. Chamou o garçom, pediu mais uma dose. Depois que o garçom se afastou, ele disse num tom de voz como se tivesse mudado de assunto e no entanto o assunto era o mesmo:
— Pois eu tive que pagar a minha dívida de alegria a um mundo que tantas vezes me foi hostil.
— Viver, disse ela naquele diálogo incongruente em que pareciam se entender, viver é tão fora do comum que eu só vivo porque nasci. Eu sei que qualquer pessoa diria o mesmo, mas o fato é que sou eu quem está dizendo.
— Você ainda não se habituou a viver? perguntou Ulisses com intensa curiosidade.
— Não.
— Então é perfeito. Você é a verdadeira mulher para mim. Porque na minha aprendizagem falta alguém que me diga o óbvio com um ar tão extraordinário. O óbvio, Lóri, é a verdade mais difícil de se enxergar — e para não tornar grave a conversa acrescentou sorrindo — já Sherlock Holmes sabia disso.
— Mas é triste só enxergar o óbvio como eu e achá-lo estranho. É tão estranho. De repente é como se eu abrisse minha mão fechada e dentro descobrisse uma pedra: um diamante irregular em estado bruto. Oh Deus, eu já nem sei mais o que estou dizendo.
Ficaram em silêncio.
— Nunca falei tanto, disse Lóri.— Comigo você falará sua alma toda, mesmo em silêncio. Eu falarei um dia minha alma toda, e nós não nos esgotaremos porque a alma é infinita. E além disso temos dois corpos que nos será um prazer alegre, mudo, profundo.
Lóri, para a surpresa encantada de Ulisses, enrubesceu.
Ela examinou-a profundamente e disse:
— Lóri, você está vermelha e no entanto já teve cinco amantes.
Ela abaixou a cabeça, não em culpa, mas numa infantilidade de criança que esconde o rosto. Foi o que Ulisses pensou e seu coração bateu de alegria. Porque ele estava infinitamente mais adiantado na aprendizagem: ele reconhecia em si a alegria e a vitória.
De novo ficaram em silêncio. Como se sentisse que haviam falado mais do que ela no presente, poderia suportar, Ulisses tomou dessa vez um tom mais leve e casual:
— Há quanto tempo você se formou, quero dizer, para ser professora?
— Cinco anos.

— Tudo com você é cinco? perguntou sorrindo. Aposto que você era a primeira da turma.

Vozes anoitecidas



"Eu somos tristes. Não me engano, digo bem. Ou talvez: nós sou triste? Porque dentro de mim, não sou sozinho. Sou muitos. E esses todos disputam minha única vida. Vamos tendo nossas mortes. Mas parto foi só um. Aí, o problema. Por isso, quando conto a minha história me misturo, mulato não das raças, mas de existências."

Mia Couto

"Entre amigos"




"Nas oito histórias interligadas que compõem Entre Amigos, Amós Oz recria com precisão a realidade de um kibutz. Inicia com o solitário Tzvi Provizor, que se ocupa diligentemente de seus jardins, mas no tempo livre espalha com especial prazer as notícias de tragédias e calamidades que escuta no rádio. A narrativa final retrata os últimos dias do velho sobrevivente do Holocausto, Martin Vanderberg, que acredita na abolição de todos os estados nacionais e numa fraternidade mundial e pacifista, coroada pelo uso do esperanto como idioma comum a todas as pessoas."

- Amós Oz

CONTAM DE CLARICE LISPECTOR


Um dia, Clarice Lispector
intercambiava com amigos
dez mil anedotas de morte,
e do que tem de sério e circo.
Nisso, chegam outros amigos,
vindos do último futebol,
comentando o jogo, recontando-o.
refazendo-o, de gol a gol.
Quando o futebol esmorece,
abre a boca um silêncio enorme
e ouve-se a voz de Clarice:
Vamos voltar a falar de morte?

João Cabral de Melo Neto
O homem que vinha ao entardecer
(Ouvindo “Sonho de Um Camponês”, por Teta Lando)

Falava com devagar, ajeitando as
palavras. Falava com cuidado,
houvesse lume entre as palavras.
Chegava ao entardecer, os sapatos
cheios de terra vermelha e do perfume
dos matos.
Cumpria rigorosamente os rituais.
Batia primeiro as palmas (junto
ao peito)
Depois falava.
Dos bois, das lavras, das coisas
simples do seu dia-a-dia. E todavia
era tal o mistério das tardes quando
assim falava
que doía.


- Agualusa, em "O coração dos bosques". 1991.

FLAVIO MORGENSTERN | AUTOR DE 'POR TRÁS DA MÁSCARA'


“O Brasil está conhecendo a direita, e a esquerda está desesperada”

Autor de livro sobre as manifestações de 2013 diz onda conservadora no Brasil é positiva

A direita brasileira pensa, escreve e não para de vender livros

RODOLFO BORGES São Paulo 1 AGO 2015 - 12:31 BRT

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Flávio Morgenstern, na foto de orelha do livro. / DIVULGAÇÃO (RECORD)
 “Se eu fizesse ciência política [em universidade] no Brasil, não aprenderia nenhuma das citações deste livro”, diz Flavio Morgenstern, em referência a Por trás da máscara (Editora Record), obra em que se propõe a analisar os protesto de junho de 2013. Um dos expoentes da jovem intelectualidade brasileira de direita, que encontrou terreno fértil para se desenvolver na internet, Morgenstern (“estrela da manhã” em alemão, um nickname herdado dos tempos de chats online) se vale de pensadores conservadores como Ortega y Gasset, Thomas Sowell e Eric Hoffer para criticar as ações dos black blocs, expor semelhanças entre os métodos dos protestos brasileiros e os do Occupy Wall Street e apontar os riscos de totalitarismo naqueles movimentos de rua puxados pelo Movimento Passe Livre.

Protesto contra todo o sistema?

A aventura de vestir uma camiseta vermelha em dia de ato anti-PT
As vozes do “Fora Dilma!”
“O poder público está surdo para a voz das ruas”
Para onde vai o MPL?

“Não aumentar a tarifa de ônibus seria demagogia, puro eleitoralismo”
“A grande tese do meu livro é que aquilo foi um movimento de massa, sem foco ou objetivo claro, com uma pauta aberta (...) Quando está todo mundo com o mesmo slogan, quem aparecer dizendo que representa essas pessoas vai de fato passar a representá-las. Assim, a divisão de poderes some”, analisa em entrevista ao EL PAÍS o escritor e tradutor de 30 anos — sua descrição no portal do Instituto Millenium, think tank do pensamento liberal, acrescenta ator e designer free-lance ao currículo. Morgenstern estuda Letras-Alemão na Universidade de São Paulo (USP) e se formou analista político por conta própria.

Na conversa abaixo, o analista, que colabora com publicações como Gazeta do Povo e escreve em sites como Implicante e Instituto Liberal, diz que a “onda conservadora” por que o país passa é positiva, mas pondera que “o conservador quer conservar leis eternas, e não a sociedade como ela é”. O autor também aproveita para marcar posição em relação aos políticos brasileiros. “Esses livros [conservadores] que estão sendo lançados vão demorar até chegar à política. O que está acontecendo no Congresso não tem nada a ver com essa direita”.

Pergunta. Por que os brasileiros foram às ruas em junho de 2013?

Resposta. Ninguém sabe. É bizarro dizer isso, mas vários teóricos de esquerda dizem que o importante é ir para a rua; depois você discute por que está ali. A grande tese do meu livro é que aquilo foi um movimento de massa, sem foco ou objetivo claro, com uma pauta aberta. Num primeiro momento, houve a pauta dos transportes, que já vinha sendo mapeada pela esquerda brasileira há bastante tempo. Depois, virou movimento de massa. Isso vinha sendo tentado desde 2010, com outras manifestações, e finalmente desta vez eles conseguiram que essa pauta se tornasse chamativa para a população.

P. Você diz no livro que o Brasil esteve à beira do totalitarismo. Por quê?

R. Havia três milhões de pessoas nas ruas no Brasil, no principal dia de manifestações, gritando “quero saúde, educação, transporte, segurança”. Como o Estado vai te dar tudo isso? Ele precisa se agigantar e dominar a economia. Na hora em que você pede transporte de graça, o Estado precisa estatizar todas as companhias, proibir qualquer iniciativa particular e dominar tudo. Se ele vai fazer isso com todas as áreas, precisamos de um Estado muito maior do que a estrutura inchada que a gente já tem. Todos os movimentos de massa na história do mundo geraram totalitarismo. O grande risco de uma manifestação como essa é derrubar a ordem vigente. Os livros de esquerda que eu estava estudando antes de 2013 usam a palavra ruptura o tempo todo.

Vários teóricos de esquerda dizem que o importante é ir para o rua; depois você discute por que está ali
P. Se houve risco de totalitarismo no Brasil, por que ele não se confirmou?

R. Para ter ruptura, é preciso ter um confronto enorme. O maior risco estava nos confrontos com a polícia, que são provocados em busca de um apelo social que comprove que a ordem social está errada. E ocorreram agressões horrendas e absolutamente criminosas por parte da polícia. Ninguém gosta disso, é um perigo. Mas o pior confronto aconteceu, por coincidência, quando os aumentos de passagem estavam sendo revogados. O principal deles foi em Brasília, no Itamaraty. Foi estarrecedor e perigosíssimo, mas virou nota de rodapé de jornal. Por que uma manifestação sobre preço de passagem tem de ir para o Ministério das Relações Exteriores, e não, por exemplo, para o Ministério da Justiça, que fica do outro lado da rua? Como cuida de coisas ultramar, o Itamaraty é guardado pela Marinha. Se houvesse confronto entre manifestantes e Forças Armadas, duvido que dali a uma semana não teria acontecido um golpe. Provavelmente 99% da manifestação não sabia disso, mas a linha de frente sabia: se você tem uma cacetada entre um membro das Forças Armadas e um manifestante, ainda mais com o histórico de ditadura militar que nós tivemos, o Brasil hoje seria outro, seria difícil eu conseguir escrever um livro desses.

P. Mas teria de aparecer alguém para assumir o comando do país.

R. Exatamente, para salvar tudo. Meu grande problema com esse personalismo é que quando está todo mundo com o mesmo slogan, de que “o Brasil acordou”, “vem pra rua”, coisas genéricas, todo mundo concorda, todo mundo quer mais saúde, mais educação, tudo coisas muito abstratas, e quem aparecer dizendo que representa essas pessoas vai de fato passar a representá-las. Assim, a divisão de poderes some. Para que imprensa livre ou eleições se está todo mundo pensando a mesma coisa? O totalitarismo começa com esse discurso de participação nas ruas, esse ativismo cívico de micareta que acaba sendo péssimo.

Mesmo manifestações de esquerda, como Marcha da Maconha, podem ter um foco claro
P. O que diferencia as manifestações de 2013 para a manifestações contra o Governo federal neste ano?

R. Em 2015, a manifestação já não é mais aberta como foi em 2013. A manifestação de esquerda tem a ver com estatização, com poder, com democracia direta, com a força do Estado. Em 2015 há um fato claro, de a [presidenta] Dilma ter sido reeleita de uma forma muito controversa, sem representatividade. Quando isso acontece, ninguém aguentava mais, inclusive petistas de 30 anos de militância. Já são manifestações que têm a ver com o Fora Collor, as Diretas já, a Marcha da Família pela Liberdade, com um foco objetivo. Mesmo manifestações de esquerda, como a Marcha da Maconha, podem ter um foco claro. Concordando ou não com o tipo de demanda, elas são boas, porque pelo menos promovem discussão.

P. Os críticos das manifestações de 2015 se incomodaram com a aparente ordem dos manifestantes, inclusive com direito a fotografias ao lado de policiais.

R. A manifestação de 2013, que estava pautada pelo passe livre – uma pauta que não tem a confiança da população em geral – precisa do confronto com a polícia para sensibilizar a população. O Manuel Castells, um dos grandes ideólogos de esquerda, em seu último livro, chamado Redes de Indignação e Esperança, fala que é preciso trabalhar com sentimentos; o argumento vem depois. Esse tipo de manifestação precisa de um confronto com a ordem atual, para tomar a ordem para si. Já numa manifestação como a de 2015, esse confronto não é necessário. Quando você vê um policial ordenando a manifestação, você agradece. Daí surge o discurso de que essas pessoas gostam de polícia, de repressão, de violência. Mas é o contrário. Tudo que estou falando é que não gosto da Dilma, e não preciso de confronto.

Hoje a esquerda brasileira é hegemônica na política. Você não vai ver um partido claramente de direita no Brasil
P. Que esquerda é essa que você tanto critica no livro?

R. É uma ideologia, a mais hierarquizada e organizada das ideologias. Sua capacidade de formar partidos e dissidências dentro dos partidos é enorme. Hoje a esquerda brasileira é hegemônica na política. Você não vai ver um partido claramente de direita no Brasil. No máximo, dizem que não são de esquerda. O problema é que a população não é de esquerda. Ela pode não saber o que é direita, mas os valores da população são conservadores.

P. A que você atribui esse paradoxo?

R. Durante a ditadura militar [1964-1985], havia uma resistência de esquerda, que ganhou um prestígio enorme por causa disso. Os ditadores optaram por combater a guerrilha, mas deixaram as universidades livres. Era a teoria da panela de pressão, para não estourar. Com isso, houve um grande apelo da esquerda na universidade brasileira. A partir desse momento, eles entopem as universidades e se tornam os intelectuais públicos, que dão opiniões para cima e para baixo contra um inimigo comum: a ditadura brasileira — apesar de serem a favor da ditadura do proletariado. Em compensação, a esquerda perdeu muito desse prestígio depois que o Lula chegou ao poder, com o mensalão, a eleição da Dilma e, depois, essa reeleição que resulta em baixíssima aprovação.


P. O que você sente quando escuta que o Brasil passa por uma “onda conservadora”?

R. Eu acho muito positivo. A palavra “conservador” é muito assustadora no Brasil, mas eu não conheço praticamente ninguém que tenha pegado um livro de filosofia conservadora para tentar entender. Essas pessoas tentam tirar o significando de conservador da própria palavra: conservador seria querer conservar o mundo como está. Só que o mundo é injusto, errado, tem um monte de problema. Na verdade, o conservador quer conservar leis eternas, e não a sociedade como ela é. As sociedades conservadoras são as que mais progrediram em termos de tecnologia e valores: Áustria, Canadá, Austrália, Inglaterra, [Estados Unidos da] América, Suíça, todos conservadores. Os outros países é que estão parados no tempo. Essa “onda conservadora” que acontece no Brasil é na verdade uma onda restauradora. A gente quer progredir, não ficar no mesmo discurso.

P. De onde vem essa onda conservadora?

R. O Brasil está conhecendo uma intelectualidade de direita, e a esquerda está desesperada. Apesar da mentalidade conversadora no Brasil — que paradoxalmente adora o Estado —, a intelectualidade é de esquerda. Uma intelectualidade que escorraçou a direita da universidade, que não dialoga. Com a internet e as redes sociais, agora nós temos acesso aos grandes intelectuais de direita, principalmente de fora do Brasil. Olha a lista de mais vendidos de qualquer livraria: é só livro de direita na parte de não-ficção.

Olha a lista de mais vendidos de qualquer livraria: é só livro de direita na parte de não-ficção
P. O Brasil está melhorando ou piorando?

R. Para afirmar que o Brasil está melhorando eu teria de dizer que o [senador e ex-presidente Fernando] Collor melhorou o Brasil porque gerou uma crise e foi deposto. O Brasil está muito ruim. Não é uma crise de representatividade, mas de modelo, da mentalidade brasileira, de amar o Estado e odiar político, de querer que o Estado dê tudo, mas não gostar de corrupção ou de pagar imposto. Estamos forçados a escolher um caminho. A grande questão é que as respostas boas, que são antigas pra caramba, estão demorando para aparecer. Essa “onda conservadora” aparece para dizer: “pense em algo em que as pessoas formadas em universidade depois da ditadura nunca tiveram conhecimento", algo fora da solução estatal, do pensamento único, do slogan.

P. Você se considera portador de um discurso de ódio?

R. Expressões como “discurso de ódio” e “distribuição de renda” e palavras como “intolerância” e “preconceito” são associadas a sentimentos vindos do pensamento de esquerda. Ao invés de analisar fatos concretos, como assassinatos, roubos, corrupção, etc, parte-se para o abstrato. Como definir o que é ódio? Ou preconceito ou intolerância? Se ocorre uma invasão militar em um país que está praticando mutilação genital feminina, isso é feminismo ou imperialismo? Não tem uma definição clara, são palavras abstratas. A forma de a esquerda argumentar sem precisar de argumentos é chamar de discurso de ódio, de preconceito, intolerância, gritar "fascismo", associar à ditadura.

P. A pauta conservadora que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, conduziu no parlamento ao longo do primeiro semestre tem algo a ver com a produção intelectual da direita no Brasil hoje?

R. São coisas distintas. Não vejo nenhum dos congressistas lendo esses livros. São pessoas que estão em busca de poder e enxergam uma brecha no pós-PT. A redução da maioridade penal deve ser o único assunto que me parece ir além dessa disputa por poder. Com 64.000 homicídios por ano, esse se tornou um tema urgente, sobretudo para os pobres. As celebridades dizem que reduzir a maioridade penal é racismo, mas quem mais sofre com criminalidade é pobre, pois eles moram em comunidades violentas. Esses livros [conservadores] que estão sendo lançados e traduzidos vão demorar pra caramba até chegar à política. O que está acontecendo no Congresso não tem nada a ver com essa onda conservadora, com essa direita que anda surgindo.

O que está acontecendo no Congresso não tem nada a ver com essa onda conservadora, com essa direita que anda surgindo
P. Por que você não se formou em ciência política, sociologia ou algum curso que lhe ajudasse a fazer análises políticas?

R. Não pretendo fazer nada academicamente em relação à ciência política. Letras eu faço por conhecimento e humor, já que não consigo levar a USP a sério – pelo menos o curso que eu faço. Se eu fizesse ciência política no Brasil, não aprenderia nenhuma das citações deste livro. Tem professor que explode, que entra em choque epistemológico e desaparece no ar se ler algo deste livro. Na universidade brasileira — e é algo que está acontecendo mesmo nas melhores universidades centenárias ao redor do mundo — não só o debate livre não existe, como se finge que a outra parte não existe. A crítica literária é marxista, pós-marxista ou pós-pós-marxista. Quando o professor ouve o nome de um crítico não-marxista, que ele não conhece, nem considera.


El Pais. Madrid. Edição eletrônica em sua versão brasileira.21/07/ 2015