Gramática descritiva do português
"Relembremos primeiro que as habilidades de raciocínio, de
observação, de formulação e testagem de hipóteses – em uma
palavra, de independência de pensamento – são um pré-requisito à formação de
indivíduos capazes de aprender por si mesmos, criticar o que aprendem e criar
conhecimento novo [...] e é nesse
setor que nosso sistema educacional se tem mostrado
particularmente falho: se há algo que nossos alunos em geral não desenvolvem
durante sua vida escolar é exatamente a independência de pensamento. O
estudante brasileiro (e, muitas vezes, também o professor) é tipicamente
dependente, submisso à autoridade acadêmica, convencido de que a verdade se
encontra, pronta e acabada, nos livros e na cabeça das sumidades. Daí, em
parte, a perniciosa ideia de que educação é antes de tudo transmissão de
conhecimento – quando deverá ser em primeiro lugar procura de conhecimento e
desenvolvimento de habilidades."
(Mário Perini, Gramática descritiva do português. São Paulo:
Ática, 1996. - p. 31)
Nenhum comentário:
Postar um comentário