Folha de S. Paulo - 28/1/2006 - por Cássio Starling Carlos
Descrever a produção audiovisual da virada do século 19 para
o 20, analisar sua construção e interpretar o significado dessa prática e de
seu consumo no conjunto sociocultural de então é a tarefa a que se dedicou a
pesquisadora Flávia Cesarino Costa. O Primeiro Cinema - Espetáculo, Narração,
Domesticação (Azougue Editorial, 255 pp., R$ 37) é o excelente resultado de seu
trabalho, que consiste não só em decodificar os filmes para um olhar totalmente
desacostumado. O livro reúne também uma suma das pesquisas, debates e
posicionamentos teóricos que vêm sendo realizados desde os anos 70. Sem
precisar tomar partido de um ou de outro dos principais teóricos (o americano
Tom Gunning, o canadense André Gaudreault e o francês Noel Burch), a autora
refaz o percurso de 1894 a 1908, período entre o advento do invento dos irmãos
Lumière e de seus congêneres e o início de sua domesticação, ou seja, de
consolidação de uma linguagem caracterizada por uma gramática relativamente
uniformizada e capaz de ser compreendida e consumida por um público de massa.
Antes disso, como ela mostra, predominam exercícios livres de pressões formais
e jogos de invenção isentos da sobrecarga de alcançar o status de arte.
Fonte : Publishnews
trecho
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