Thiago Melo____________ É o
ensino de apenas uma corrente ou posição teórica e o ensino de apenas o
pensamento dos outros. Semelhante a recusa de Galileu ao estudo da natureza
através dos livros de Aristóteles, pois pensava que deveria ser através da
própria natureza, devemos recusar o estudo das ciências humanas através do
pensamento dos outros. Primordialmente, a sociedade deve ser estudada na
própria sociedade, os conceitos básicos devem ser estudados neles mesmos e
assim em todas as áreas de conhecimento.
André Shizuo Hachiguti_____ Quadros Existe, no entanto, uma
questão que é o problema da consciência histórica. Quando Galileu recusa o
estudo da natureza através de Aristóteles, evidentemente, ele não está
recusando que se estude Aristóteles. Ele está propondo que se faça uma
contraposição entre Aristóteles e a Natureza, ou uma leitura crítica de
Aristóteles, tendo como base o estudo da natureza. Claro que Galileu também
vive em um momento histórico que sofria transformações profundas na relação que
os cientistas, filósofos e artistas têm com a natureza e Deus (o criador da
natureza). O problema levantado, por exemplo, por Hans-Georg Gadamer, em
Verdade e Método ou por Thomas Kuhn em seus estudo acerca dos paradigmas
científicos é exatamente esse. Não existe a sociedade por ela mesma, os
conceitos filosóficos básicos por eles mesmos ou a natureza por ela mesma.
Todos esses elementos "concretos" ou "objetivos" das
ciências em geral e os "conceitos por eles mesmos"(?) das ciências
humanas são mediados (antes que possamos tê-los) por perspectivas teóricas (que
Kuhn denomina dogmas ou paradigmas e Gadamer de prejuízos, preconceitos ou
perspectiva). Só quero dizer que não se pode fazer uma coincidência pura e
simples entre "passado" e ultrapassado. Enfim. É preciso aprender a
filosofar! E às vezes isso significa "subir nos ombros de gigantes."
(Agostinho) Eu entendo que você está se referindo ao dogmatismo de muitas
pessoas na academia, mas se você não oferece um méthodos ficamos na doxa ao
invés de praticarmos a episteme.
Thiago Melo____________ Estou me referendo ao funcionamento da academia
no Brasil, não à algumas pessoas. Sobre "consciência histórica", o
mesmo vale, ao meu ver, para este momento. O que estou dizendo é que o momento
é semelhante no Brasil. Também julgo que estamos numa transformação profunda em
relação a pensar que tudo é uma construção social ou cognitiva. A visão dos que
você citou é uma perspectiva teórica, não a verdade, como pensavam que eram os
livros de Aristóteles. Há outras visões diferentes da que diz que não existem
conhecimento puro. E quem vai decidir isso sou eu, desde que me apresente às
várias perspectivas, e eu possa pensar por conta própria, inclusive apresentar
uma nova perspectiva. O exemplo de Galileu se refere a isso, a saber, a
possibilidade de pensarmos nós mesmos os problemas, pensarmos os problemas por
nós mesmos. Quando falei em recusa, quis dizer, recusar a estudar a natureza só
nos livros de Aristóteles.
Thiago Melo Sobre a distinção entre passado e ultrapassado,
penso que é possível. Ultrapassado é aquilo que temos evidências suficientes
pra julgar inadequado. E penso que as temos.
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