quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Povos indígenas, no caminho de Edgar Morin


' Existe em todos os continentes, incluindo Europa (Roma), uma miríade de povos cada com uma identidade forte, sua língua, seus mitos, crenças. ' Entre elas, as sociedades de caçadores-coletores são a primeira testemunha de humanidade ultimate que tem diasporee do globo para 50.000 anos da pré-história e que as empresas apareceram 9 ou 8 mil anos atrás foram exterminados ou relegados durante sua expansão.
Estas são pequenos povos dispersada sem defesa. Lévy-Bruhl viu nesse pensamento místico e mágico, infantil e irracional. Na verdade, eles têm um pensamento racional, técnico e prático que os torna capazes de fazer arcos, flechas, zarabatanas, implementar estratégias de refinado para caçar, saber as virtudes das plantas para se alimentar e curar.
Há uma riqueza incrível de conhecer pessoas que disse "primeiro" e know-how que a etno-pharmacologues estão apenas começando a explorar. Os xamãs têm capacidades psíquicas que não fomos capazes de manter.
Como salvar a humanidade, tão rica em sua pobreza, se patético, tão inocente? "Você vai descobrir lendo as páginas de forma 75 e 79. O texto é mais completo, eu extraiu o principal. Finalmente, eu acho.


 Editora  Fayard, 2011.


Nenhum comentário: