"O resultado geral a que cheguei e
que, uma vez obtido, serviu-me de guia para meus estudos, pode formular-se,
resumidamente, assim: na produção social da própria existência, os homens
entram em relações determinadas, necessárias, independentes de sua vontade;
estas relações de produção correspondem a um grau determinado de
desenvolvimento de suas forças produtivas materiais. A totalidade dessas
relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base real
sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e
política e à qual correspondem formas sociais determinadas de consciência. O
modo de produção da vida material condiciona o processo de vida social,
política e intelectual. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser;
ao contrário, é o seu ser social que determina a sua consciência. Em certa
etapa de seu desenvolvimento, as forças produtivas materiais da sociedade
entram em contradição com as relações de produção existentes, ou, o que não é
mais que sua expressão jurídica, com as relações de propriedade no seio das
quais elas se haviam desenvolvido até então. De formas evolutivas das forças
produtivas que eram, essas relações convertem-se em entraves. Abre-se, então,
uma época de revolução social. A transformação que se produziu na base
econômica transtorna mais ou menos lenta ou rapidamente toda a colossal
superestrutura. Quando se consideram tais transformações, convém distinguir sempre
a transformação material das condições econômicas de produção - que podem ser
verificadas fielmente com a ajuda das ciências físicas e naturais - e as formas
jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas, em resumo, as
formas ideológicas sob as quais os homens adquirem consciência desse conflito e
o levam até ao fim. Do mesmo modo que não se julga o indivíduo pela ideia que
faz de si mesmo, tampouco se pode julgar uma tal época de transformação pela
consciência que ela tem de si mesma. É preciso, ao contrário, explicar esta
consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito que existe entre
as forças produtivas sociais e as relações de produção. Uma sociedade jamais
desaparece antes que estejam desenvolvidas todas as forças produtivas que possa
conter, e as relações de produção novas e superiores não tomam jamais seu lugar
antes que as condições materiais de existência dessas relações tenham sido
incubadas no próprio seio da velha sociedade. Eis porque a humanidade não se
propõe nunca senão os problemas que ela pode resolver, pois, aprofundando a
análise, ver-se-á sempre que o próprio problema só se apresenta quando as
condições materiais para resolvê-lo existem ou estão em vias de existir".
(Karl Marx)
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