LUÍS ANTÔNIO GIRON*
Imagine o que seria das mulheres se, de repente, suas lojas
favoritas de roupas, acessórios e perfumes desaparecessem. Não de repente, mas
de uma forma lenta, cruel e inevitável, até que toda e qualquer roupa e
acessório só fosse acessível via internet. Tenho certeza de que elas fariam uma
revolução para recolocar as vitrines nos seus antigos lugares. Seria um choque
a ausência da possibilidade de se aventurar pelos produtos materiais, escolher
ao acaso um item e se arriscar. É assim que estou me sentindo: como uma mulher
sem loja. Não quero sexualizar o debate. De fato, muitas são as mulheres que
consomem produtos culturais com a mesma fúria dos homens (não avistei nenhuma
até hoje, mas creio que elas existem). Assim, uma grande parcela do público
está sendo atingida com a eliminação do varejo de cultural.
Sempre fui um consumidor da área. Um dos meus prazeres em
viagens era (estou enfatizando o pretérito mais que perfeito) encontrar lojas
de discos e DVDs e livrarias, passear pelas estantes e, sem um objetivo
definido, descobrir uma banda, um autor, um filme. Mesmo em casa, eu adorava ir
a uma locadora de vídeos e pegar um filme no qual jamais pensei, e que nem
conhecia. Era um gesto de acaso, um ato lúdico de apostar em uma manifestação
artística desconhecida. Como visitar uma galeria desconhecida, era desse modo
que as coisas funcionavam. Aos poucos, estou assistindo ao desmoronamento desse
hábito. A evolução tecnológica é inevitável e cobra seu preço: o consumidor
terá os produtos que deseja, mas não mais o prazer da interação concreta com
eles – e, não raro, não mais a qualidade q ue eles apresentavam anteriormente.
As primeiras lojas a sumir do mapa foram as de CDs. Com a
pirataria de arquivos digitais pela internet, tornou-se possível achar qualquer
coisa sem pagar por isso. Depois os e-books derrubaram as livrarias. E,
finalmente, as locadoras estão com os dias contados. As lojas de videogame, os
últimos baluartes da compra cultural, são as próximas. Tudo está migrando para
o buraco cintilante do atacado do mundo virtual.
Os exemplos são incontáveis. Assisti ao fechamento de muitas
lojas que eu amava. Alguém lembra da Virgin na Times Square de Nova York? Ou da
Tower Records em San Francisco? Acabaram de fechar a mais antiga loja da HMV de
Londres, a primeira especializada em discos clássicos, que estava no local, na
Oxford Street, desde 1897, desde a invenção do gramofone. No lugar dela, estão
inaugurando neste momento uma loja de moda jovem, a Forever 21. Lamentável para
mim e todos os consumidores de cultura, que bom para as lolitas. Em Toronto,
fecharam a venerável Sam Goody’s – loja de vinil e CDs que serve como cenário
para o filme Scott Pilgrim. Estão construindo uma torre de 40 andares no local.
As lojas HMV de Toronto estão liquidando todos os seus discos clássicos, a
preço de banana. Não tenho m ala para tantos itens preciosos. Afinal, eles
estão lá desde o ano 4 A.B. (antes de Bieber, sendo que o Annus Bieberi é
2009), quando vim à cidade pela primeira vez. Os discos demoravam a desaparecer
das prateleiras. Eles esperavam por quem se interessasse por eles e os
comprasse. Eu demorava anos até me decidir por este ou aquele disco.
Vamos às livrarias. Os livros eletrônicos vieram para
sempre. Não nego sua funcionalidade e incrível rapidez. Mas muitas e
inimagináveis são as transformações que eles impõe aos hábitos de leitura e de
compra de títulos. Só nos Estados Unidos, o consumo de livros em papel caiu 14
por cento nos dois últimos anos, com um crescimento acelerado de downloads de
livros eletrônicos, na ordem de 30 por cento ao ano. Isso pode ser verificado
na vida real. Observo as grandes livrarias vendendo e-readers, como que
assinando a rendição ao mundo digital. Isso quando já não estava falida mesmo.
É o caso da cadeia Borders. Presenciei a liquidação de estoque das filiais
londrinas há um ano. Agora vi a xepa da Borders do CNN Center, em Nova York.
Antes a gente reclamava que as pequenas livrarias havi am sido devoradas pelas
grandes cadeiras. Agora a gente chora pelas grandes cadeias... Também as redes
de bancas de revistas e jornais de aeroportos do mundo inteiro estão
restringindo o espaço aos livros de bolso, os populares best-sellers. É o que
nos Estados Unidos chamam de “mass market books”, livros do mercado de massas.
Curiosamente, a popularidade dessas brochuras baratas está em queda. Os livros
de bolso barato deixaram de ser expostos – suprimindo, com isso, a eventual a
possibilidade de comprar um livro ao acaso, um dos maiores deleites que um
passageiro pode ter para matar o tédio das viagens. Hoje, as bancas de
aeroporto, rodoviária e ferroviária americanas preferem os livros em capa dura
de autores consagrados e as brochuras de prestígio, com autores vendáveis
conhecidos. Não parece haver mais espaço para surgirem talentos nem mesmo na
área dos best-sellers. Não existe mais a pausa para folhear um volume qualquer,
ruim ou não.
Também não vale a pena chorar pelas lojas e locadoras de
DVD, embora eu continue a lamentar seu extermínio. Provavelmente por culpa do
meu sentimentalismo, ainda freqüento a locadora do meu bairro, para manter viva
a chama da resistência. O que é cretino, já que eu sozinho não consigo segurar
a integridade de minha locadora, que já terceirizou parte do espaço para um bar
e uma loja de consertos de computadores. Eu raramente compro DVDs, mas agora é
o caso, já que os espaços para o produto estão encolhendo nas poucas lojas que sobraram.
No Brasil, já há vários serviços de aluguel de filmes pela televisão ou pelo
computador. O Netflix – que inclui envio pelo correio de DVDs e downloads de
filmes – acaba de chegar ao país.
Não pretendo condenar a evolução, mas apenas um aspecto do
progresso que desconsidera o gosto e os hábitos dos consumidores. À medida que
as compras no mundo online estão cada vez mais divertidas, o mundo offline –
antigamente conhecido como mundo real – ficou mais triste. Pelo menos para quem
gosta de livros, revistas, HQs, discos, DVDs e games. Não há o que fazer.
Preciso me acostumar com cidades sem as lojas que eu adorava freqüentar, e me
render à intangibilidade e à desvalorização dos produtos que gostava de tocar,
escolher e arriscar. O comércio de massa aboliu o comprador distraído, expulsou
o devaneio do mundo das compras em shopping centers e ruas. Tudo aquilo que
fazia parte do mercado de massa tornou-se um nicho alternativo. Aos
saudosistas, só resta mesmo freqüentar os seb os e lojas de artigos de segunda
mão. O detalhe é que, nesses negócios, o material é exibido sem cuidado,
amontoado e empoeirado. Quem consome artigos de cultura não terá mais acesso a
produtos novos que possa testá-los antes de comprá-los. É a morte do
experimento. É a morte da experiência física. Eu gostava de objetos, de coisas,
não de algoritmos abstratos na internet. Por isso me considero vítima do
assalto do suposto progresso. E o pior é que o criminoso não tem corpo.
Comprar pela internet é como sexo virtual: muita imaginação
para nenhuma presença...
*Editor da seção Mente Aberta de ÉPOCA, escreve sobre os
principais fatos do universo da literatura, do cinema e da TV.
Texto publicado em 06/09/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário