"A maior parte da aprendizagem ocorre casualmente e,
mesmo, a maior parte da aprendizagem intencional não é resultado de uma
instrução programada. As crianças normais aprendem sua primeira língua
casualmente, ainda que mais rapidamente quando seus pais se interessam. (...) A
fluência na leitura é também, quase sempre, resultado dessas atividades
extracurriculares.
(...)
A desescolarização da sociedade implica um reconhecimento da
dupla natureza da aprendizagem. Insistir apenas na instrução prática seria um
desastre; igual ênfase deve ser posta em outras espécies de aprendizagem. Se as
escolas são o lugar errado para se aprender uma habilidade, são o lugar mais
errado ainda para se obter educação. A escola realiza mal ambas as tarefas; em
parte porque não sabe distinguir as duas. A escola é ineficiente no ensino de
habilidades, principalmente, porque é curricular. Na maioria das escolas, um
programa que vise a fomentar uma habilidade está sempre vinculado a outra
tarefa que é irrelevante."
Ivan Illich
Nenhum comentário:
Postar um comentário