O positivismo tinha como doutrina a substituição da manipulação mística e mágica do real pela visão científica e, dessa forma, estabeleceu uma nova fé, a fé na ciência. Acreditou que para alcançar o progresso era preciso ordem e tornou-se a ideologia da ordem. Para os pensadores positivistas, a libertação social e política passava pelo desenvolvimento da ciência e da tecnologia, sob o controle das elites.
No Brasil, este pensamento inspirou a Velha República e o golpe militar de 1964. Segundo a ideologia da ordem, o país seria governado pela racionalidade dos cientistas: os tecnocratas. A tecnocracia é um exemplo prático do ideal social positivista, que estava preocupado apenas com a manutenção dos fatos sociais.
O pensamento pedagógico positivista trouxe muitas contribuições para o avanço da educação no Brasil, principalmente pela crítica que exerceu sobre o pensamento humanista cristão. Foi este pensamento que influenciou o primeiro projeto de formação do educador no final do século passado. Sua contribuição ao estudo científico da educação é inegável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário