sábado, 9 de fevereiro de 2019


Quem diz que o problema do Brasil é um Estado inchado delira ou age de tremenda ma fé. Tá faltando médico no posto? Tá faltando vaga na creche? Na universidade? Tá faltando policial na rua? Ou seja, o problema não é um Estado grande, mas pequeno, encolhido, quase invisível.

É verdade que há setores no aparelho estatal visivelmente inchados - não em pessoal mas em custo aos cofres públicos. É o caso do judiciário e do ministério público, por exemplo. Vencimentos totalmente incompatíveis com as mazelas do país -- e vencimentos que já seriam pornográficos mesmo em países ricos, como Suécia ou Japão.

Mas não vejo da parte desse governo que tá aí nenhuma intenção ou vontade de corrigir essas assimetrias. Pelo contrário, em vez de mexer nos salários e aposentadorias nababescos de setores do Estado, vão cortar no trabalhador pobre -- que vai se aposentar mais velho, se se aposentar, e recebendo meio salário mínimo. Enquanto isso, o juiz vai continuar se aposentando com mais de 30 mil e aí, livre do serviço público, vai ganhar ainda mais horrores na banca privada.
OLW

Nenhum comentário: