Violências brasilianas
Recentemente um morador de rua foi espancado e torturado por
jovens da classe media de uma cidade do interior de SP. A agressão foi
registrada por câmeras da cidade e testemunhas. Os agressores alegaram estar
brincando com a vitima. Por esses motivos esse espetáculo de brutalidade foi
transmitido pela televisão para todo o país. Apesar da grande repercussão,
esses fatos acontecem com frequência. Recentemente outro grupo agrediu de forma
brutal e deliberada um jovem na Avenida Paulista ao saírem da “balada”. Nesse
caso, consta que a motivação seria porque o agredido era ou parecia ser
homossexual. Desde o assassinato do índio pataxó Galdino em Brasília em 1997
que a sociedade assiste, entre atônita e indignada, a manifestações de
violência cometidas por jovens perguntando-se, qual a razão disso tudo? Na
mesma proporção que sobram argumentos, teorias e especialistas para explicá-las
faltam ações para combate-las, impedi-las ou inibi-las. Entre aqueles que
sustentam que a causa seja a "falta de Deus no coração das pessoas" e
os que clamam pela redução da maioridade penal existem mais determinações do
que supõe a moralidade mass media e o legalismo autoritário. Entre esses
extremos orbitam os paladinos do discurso politicamente correto que se arrogam
defensores e representantes dos excluídos e/ou vitimas - terceiro setor,
movimentos sociais, políticos. Do ponto de vista objetivo, porem, suas
iniciativas quase sempre oscilam entre o assistencialismo
paternalista/clientelista e a cidadania tutelada.
Embora as ocorrências de violência acima citadas sejam
distintas, elas têm muito mais em comum do que a violência consumada. Com
efeito, muito embora a psicanálise, desde Freud, sustente que o sujeito, quando
envolvido pela massa, seja capaz de realizar atos que individualmente não
faria, o fundamento dessas ocorrências de violência no Brasil estão alem das
subjetividades, da impunidade legal e da moral cristã. Por trás dessas
explicações e/ou justificativas espreita uma racionalidade que consiste em uma
forma de sociabilidade que caracteriza a organização dessa sociedade, portanto,
trata-se de um problema político, posto que determine o lugar dos sujeitos na
sociedade, em outras palavras, relações de poder. Historicamente, conforme
sustentam Gilberto Freyre, Sergio Buarque de Holanda, Raymundo Faoro, entre
outros, a colonização deveu-se a "corajosa iniciativa particular" do
português, que "concorrendo às sesmarias, dispôs-se a vir povoar e
defender militarmente, como era exigência real.” Assim, destacam que a
sociedade portuguesa, "estreitamente vinculada à ideia de escravidão em
que mesmo os filhos são apenas os membros livres desse organismo inteiramente
subordinado ao patriarca”, caracteriza-se por um tipo de “dominação
tradicional” inexorável a regras e a racionalidade exteriores, universalizantes
e impessoais o que, por sua vez, resulta em um processo de socialização
autoritário e violento. A democratização brasileira (88) introduziu novos
atores, agentes, direitos, valores, procedimentos, instituições no interior do
Estado e na sociedade como requisito do Estado de Direito, indispensável à
democracia e o exercício da cidadania. Entretanto, do ponto de vista objetivo,
constata-se que o constitucionalismo nominal não se adequou ao processo social
e as leis, embora tenham validade jurídica, seguem de modo inverso, do papel
para a realidade!
Considerando o processo histórico brasileiro que caracteriza
a sociedade e, que é a sociedade que condiciona o individuo e não o contrário,
fica mais fácil entender as determinações tanto para as manifestações de
violência quanto para as iniciativas que buscam combate-la, em termos de
relações sociais que determinam padrões de conduta, valores e conceitos/idéias.
Arrisco-me ainda a apontar um traço, talvez recalcado, sem duvida resquício do
autoritarismo recente e que combinado às características peculiares do nosso
processo histórico determinam uma tendência perversa, tanto no modo como essa
questão é abordada quanto à forma como elas ocorrem. Trata-se do desprezo, de
ambos os lados. As duas faces da moeda de uma moralidade, preconceituosa,
hipócrita, reacionária e autoritária. Desprezo que podemos perceber na negação
do outro que se manifesta de modo sutil – porem não menos perverso – no não
reconhecimento da igualdade enquanto sujeito portador de direitos, autônomo,
livre, dotado de valores, historia e cultura/tradições próprias. O outro lado
do desprezo é o da política deliberada de encarceramento e extermínio das
classes desfavorecidas. Trata-se das duas faces de uma mesma moeda que caracteriza
os valores da nossa burguesia e que se oferece aos excluídos: a cruz ou a
espada. De fato, esse tipo de desprezo estava na essência do nazismo. Não se
trata do tripé político: totalitarismo, nacionalismo, anti-semitismo. Trata-se
da racionalidade da sociedade nazista – pretensa superioridade física,
intelectual, espiritual e moral da raça ariana. Esse tipo de racionalidade
verifica-se nas nos valores e iniciativas dessa nossa classe media e elites –
nos seus valores estéticos, na sua obsessão autoritária asséptica, na
inclinação a apoiar as iniciativas autoritárias estatais que buscam cada vez
mais regular e cercear os direitos individuais e, sobretudo, no desprezo aberto
ou velado pelo outro. O desprezo expresso nas diversas negações – direitos, autonomia,
liberdade, cultura - encontra o seu limite na negação a vida, como no caso do
índio Galdino. De fato, essa brutalidade nada mais é do que um sintoma dessa
pretensa superioridade manifesta em um sentimento de desprezo que encontra a
sua realização por meio, de um lado, do ódio e de outro, da compaixão. Ambos
são autoritários e tem a mesma origem. Essa pretensa superioridade apóia-se na
certeza da razão (verdade) e da conivência do sistema – Estado e sociedade. É
bom que se diga, o autoritário é sempre um homem da certeza! Na medida em que o
Estado e a sociedade, por meio de um processo de formação – e não apenas
informação – para a democracia e a cidadania é que transformaremos essa
realidade. Porque a educação deve estar a serviço da sociedade, do bem comum, e
não apenas do individuo ou do mercado. Porque conforme dizia Paulo Freire, “se
a educação não transforma a sociedade, tampouco a sociedade muda sem ela.”
Para
finalizar, Aristóteles explica que só existem dois tipos de virtude: a que vem
da educação e a que vem do habito e, esta ele chama de ética - do grego Ethos.
Conforme nos falte à primeira, nosso processo histórico demonstra o tipo de
ética que temos, resta saber se é está a que queremos.
Mario Miranda Antonio Junior
Sociólogo – FESPSP
Pós em Direitos Humanos – USP (incompleto)
Bilbliografia para consulta
Aristoteles - Ética a Nicômaco
Gilberto Freyre - Casa Grande e Senzala
Sergio Buarque de Holanda - Raízes do Brasil
Raymundo Faoro - Os Donos do Poder
Sigmund Freud - Reflexões sobre tempos de guerra e morte
Erich Fromm - O Medo a Liberdade (Psicologia do Nazismo)