terça-feira, 22 de outubro de 2019

A felicidade




Quem abraça uma mulher é Adão. A mulher, Eva.
Tudo acontece pela primeira vez.
Vi algo branco no céu. Disseram que era a lua, mas o que posso fazer com as palavras e a mitologia?
As árvores me dão um pouco de medo... São tão belas.
Os animais se aproximam para que eu diga seus nomes.
Os livros da biblioteca não têm letras. Quando os abro, surgem.
Ao folhear o Atlas projeto a forma de Sumatra.
Quem acende um fósforo no escuro está inventando o fogo.
No espelho há outro que está à espreita.
Quem olha o mar vê à Inglaterra.
Quem profere um verso de Liliencron esta em uma batalha.
Sonhei com Cartago e as legiões que destruíram Cartago.
Tenho sonhado com a espada e balança.
Louvado seja o amor no qual não há possuidor nem possuído, mas dois que se rendem.
Louvado seja o pesadelo, que nos revela que podemos criar o inferno.
Quem desce um rio, desce o Ganges.
Quem olha um relógio de areia, vê a dissolução de um império.
Quem joga um punhal, pressagia a morte de César.
Quando alguém dorme, todos os humanos dormem.
No deserto vi a jovem Esfinge que acabaram de fazer.
Nada há de tão antigo sob o sol.
Tudo acontece pela primeira vez, mas de um modo eterno.
Quem lê minhas palavras, as está inventando.

(trad. de MS)

La dicha - Jorge Luis Borges




"Que fique a lição.
Que ninguém mais despreze o conhecimento humanístico, a filosofia, o papel da teoria, da economia política; mesmo em nossas fileiras muitas vezes há pouco caso com a literatura.
Que a gente não duvide da urgência da poesia. Da centralidade da leitura, não só de memes ou notícias.
Afinal, estamos conhecendo melhor agora o partido dos ignorantes, dos que têm medo do conhecimento.
E este é o governo da desumanização."

Pedro Carrano


ADORMECIDO NO VALE



Arthur Rimbaud

É um vão de verdura onde um riacho canta
A espalhar pelas ervas farrapos de prata
Como se delirasse, e o sol da montanha
Num espumar de raios seu clarão desata.

Jovem soldado, boca aberta, a testa nua,
Banhando a nuca em frescas águas azuis,
Dorme estendido e ali sobre a relva flutua,
Frágil, no leito verde onde chove luz.

Com os pés entre os lírios, sorri mansamente
Como sorri no sono um menino doente.
Embala-o, natureza, aquece-o, ele tem frio.

E já não sente o odor das flores, o macio
Da relva. Adormecido, a mão sobre o peito,
Tem dois furos vermelhos do lado direito.

Trad.: Ferreira Gullar

PRIMEIRAS PALAVRAS DE OLGA




Após notícias sobre o NOBEL LITERATURA de 2018, Olga Tokarczuk escreveu um comunicado enviado aos meios de comunicação do mundo. Aqui está ele :

"Descobri o Prêmio Nobel na situação mais estranha - na estrada, no meio do nada. Acho que não há uma metáfora melhor para descrever o mundo em que vivemos, hoje.

Nós escritores temos que enfrentar desafios cada vez mais inacreditáveis, e ainda assim a literatura é uma arte lenta - o longo processo de escrita dificulta a captura do mundo em flagrante. Muitas vezes me pergunto se ele ainda pode ser descrito ou se já estamos desamparados diante de sua forma cada vez mais fluida, fusão de pontos fixos, valores desaparecendo.

Acredito na literatura que conecta as pessoas e mostra como somos semelhantes, o que nos faz perceber que estamos todos conectados por redes invisíveis. O que diz ao mundo como se fosse um meio de vida, tornando-se constantemente um antes de nós, e nós somos sua parte pequena e poderosa.

Olga Tokarczuk, Bielefeld, Alemanha, 11 de outubro de 2019

Fonte : Ulisses Iaroshinski

NOSTALGIA



Cem anos se passaram sem ver teu rosto
enlaçar tua cintura
deter-me em teus olhos
perguntar à tua clarividência
ou aproximar-me do calor de teu ventre.

Faz 100 anos que em uma cidade
uma mulher me espera.

Estávamos na mesma rama, na mesma rama.
Caímos da mesma rama, nos separamos.
Cem anos nos separam
cem anos de caminho.

Faz cem anos que na penumbra
corro atrás dela.

Nazim Hikmet

Canção profética




Torna-me pura
ensina-me o silêncio
torna-me inteira
ensina-me palavras novas
palavras que não são palavras
palavras que são como o silêncio
inteiramente puras
renúncia alguma
queixa alguma
defesa alguma
tese alguma
antítese alguma
mas sim síntese.
Que a vida e a morte
possam manter-se em equilíbrio.

(traduzido do sueco finlandês por Luciano Dutra)

+++

Gör mig ren
lär mig tystnad
gör mig hel
lär mig nya ord
ord som inte är ord
ord som är som tystnad
hel ren
inte självutgivelse
inte anklagelse
inte försvar
inte tes
inte antites
men syntes.
Må livet och döden
hålla varandra i jämvikt.

(Mirjam Tuominen)


A acelerada oligarquização familiar de todas as instituições brasileiras, a profunda teia do nepotismo existente no executivo, legislativo, judiciários, forças armadas, mídia, empresariado, etc, conduziria inexoravelmente ao centralismo familiar de uma família política como a dos Bolsonaros. Não há espaço nenhum para a existência de partidos políticos, de ministérios (Weintraub, supostamente da Educação, fazendo campanha para Eduardo Bolsonaro), de quaisquer políticas fora do alcance dos tentáculos da família no poder e seus milicianos. A entrevista de agora pouco do delegado Waldir só confirma esta realidade. O completo aparelhamento familiar da República do Nepotismo pela família é a consequência de tudo que pesquisamos nas últimas décadas sobre as relações entre a classe dominante e o Estado no Brasil. Na entrevista: [O senhor acusa o presidente de comprar votos. Pensa em entrar com alguma medida na Câmara? Isso quem tem que decidir é o Parlamento e os partidos, se entenderem que é motivo para pedir um impeachment. A gravação é clara. E mais: ontem (quinta-feira), os ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, estavam ligando para parlamentares, pedindo para colocar Eduardo como líder do PSL. É justo isso?]

RCO


Sobrenomes e linhagens se repetem sistematicamente no sistema judicial. O judiciário é uma casta de longa duração. Mesmo depois de 30 anos pesquisando a genealogia do poder em Curitiba, sempre nos surpreendemos com a mesma trajetória de privilégios em sua reprodução social e política de longa duração dentro do Estado. Na pesquisa de Willian Carneiro Bianeck sobre os desembargadores do quinto, bem defendida ontem, surgiram novas questões de pesquisa. Um nome conhecido nos chamou a atenção, a desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, decana do Tribunal de Justiça do Paraná. Encontramos a conexão dela com o desembargador Joaquim Antonio de Oliveira Portes, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná entre 1903 e 1920 ! A conexão é pelo marido de Regina Helena, o já falecido advogado Joaquim Antonio Guimarães de Oliveira Portes. Este ocupou muitos cargos comissionados e influentes posições em vários governos, inclusive na Copel. Foi presidente da Federação Paranaense e Catarinense de Golfe. Uma vida social nas altas esferas. Estava na turma de jovens "bem-nascidos" no CPOR, junto com Roberto Requião de Mello e Silva, quando pintaram o cavalo do comandante na cor de rosa. Era filho do médico Licio de Oliveira Portes e de Gisela Stenghel Guimarães (Genealogia Paranaense III, 186), ela sobrinha do senador Manoel Alencar Guimarães, bisneta do Visconde de Nacar e do senador José Martiniano de Alencar. O desembargador Joaquim de Oliveira Portes era casado com Ambrosina Machado (Genealogia Paranaense IV, 146), ela filha de Francisco Machado da Luz e de Januária Gomes da Luz, esta filha de Crispim Gomes de Oliveira e de Carolina Rosa Tovar e Albuquerque, por esta filha de João Vieira Tovar e Albuquerque, governante da Capitania de Santa Catarina entre 1817-1821 e ele filho do Capitão Salvador Gomes de Oliveira, presidente da Câmara de São Francisco do Sul na década de 1820, fazendeiro escravista na região, meu tetravô Oliveira em linha masculina ! Somos parentes distantes ! Todas as velhas famílias são aparentadas entre si. O Sul do Brasil forma uma grande família histórica.


RCO


Como sempre são muito graves as revelações do Intercept sobre as denúncias de crimes da Lava Jato. A parte 22, Grupo Amigo Secreto, 27/2/2016, informa que um juiz ladrão "deferiu uma busca que não foi pedida por ninguém...hahahah" e um policial afirma: "Normal...deixa quieto" e "Vou ajeitar...kkk". Se houvesse instituições sérias haveria investigações sérias e institucionais para apurarem estes crimes, porém não adianta reclamar para o Ministério da Justiça porque o ministro golpista é o próprio juiz envolvido nas denúncias. Cadê a autonomia da Polícia Federal, ouvidorias e corregedorias, para investigar a grave denúncia se o policial é o atual superintendente regional da polícia federal no Paraná, promovido este ano. Ninguém apura as denúncias de falcatruas eleitorais do bolsonarismo. Como o nosso grupo na UFPR pesquisa há anos, o entorno dos lavajateiros é formado por indivíduos originários de famílias político-jurídicas. Luciano Flores de Lima - delegado federal e superintendente no Paraná e Loraci Flores de Lima - juiz federal, eram filhos do falecido vereador de Santa Maria - RS, Loraci Wolle de Lima, Loraci Wolle e Lima Advogados Associados - LWL.
RCO


O Chile nunca mais será modelo nenhum de "sucesso neoliberal" na América Latina e continuará sendo um modelo de violação sistemática de direitos humanos e privatização exploradora. Nem na Venezuela houve toque de recolher e uma brutalidade policialesca e militar tão sistemática como no Chile. Qual é a ditadura mesmo ? Cadê os direitos humanos em uma republiqueta da OCDE ? O Chile mais uma vez fracassou economicamente, socialmente e politicamente e sua explosão social, ainda em curso e com consequências imprevisíveis, é bem mais grave do que a ocorrida nos dias anteriores no Equador. América do Sul em chamas. A postura do Piñera, um empresário fracassado e politiqueiro de declarar guerra ao seu povo, aos jovens e aos trabalhadores, já é motivo suficiente para responsabilizá-lo por mortes, torturas e Piñera e os milicos assassinos terão o mesmo destino e prisão dos pinochets boys da ditadura passada.

Ricardo Costa de Oliveira


"Muitos de nós têm a sorte de possuir, pelo menos até certo ponto, as qualidades às quais nossa sociedade dá mais valor. Em uma sociedade capitalista, ter capacidade empreendedora é uma vantagem. Em uma sociedade burocrática, é de grande valia ter a habilidade de se relacionar bem com os superiores. Em uma sociedade democrática de massa, é uma vantagem aparecer bem na televisão ou, em suma, ser superficial. Em uma sociedade com muitos problemas legais, é interessante frequentar a faculdade de direito..."

 - Michael Sandel. Justiça.



"O mundo se tornou incompreensível para o cidadão, que não mais consegue ler o mundo. As 500 empresas multinacionais privadas têm 52% do PIB do mundo (todos os setores reunidos, bancos, serviços e empresas). Elas monopolizam um poder econômico-financeiro, ideológico e político que jamais um imperador ou papa teve na história da humanidade. Eles escapam de todos os controles de estado, parlamentares, sindicais ou qualquer outro controle social. Eles têm uma estratégia só: maximização dos lucros, no tempo mais curto e não importa a qual preço humano."

 (Jean Ziegler)