domingo, 7 de dezembro de 2014

O fascínio das palavras – entrevistas com Julio Cortázar

"O lúdico não é um luxo, algo agregado ao ser humano, que pode ser útil para se divertir: o lúdico é uma das armas centrais pelas quais o ser humano se conduz ou pode se conduzir pela vida a fora. O lúdico, não entendido como jogo de cartas ou partida de futebol: entendido como uma visão na qual as coisas deixam de ter suas funções estabelecidas para assumir muitas vezes funções bem diferentes, inventadas. O homem que habita um mundo lúdico é um homem colocado dentro de um mundo combinatório, de invenção combinatória, que está continuamente criando formas novas."

- Julio Cortázar em "PREGO, Omar. 'O fascínio das palavras – entrevistas com Julio Cortázar'". [tradução de Eric Nepomuceno]. Rio de Janeiro: José Olympo, 1991, p 126.

Fonte : Elfi Kürten Fenske

Vitalino – um Ceramista Popular do Nordeste

“Ele não capta somente o seu mundo e o transporta ao barro. Ele veicula, pela intencionalidade das suas composições, pelo efeito de certos artifícios de atitude e de exagero de peculiaridades, ou ainda através do conteúdo de suas histórias, os valores desse mundo – estéticos, econômicos, sociais, morais, religiosos.”
- René Ribeiro (antropólogo), em "Vitalino – um Ceramista Popular do Nordeste", Fundação Joaquim Nabuco, 1972.

http://www.elfikurten.com.br/…/mestre-vitalino-arte-feita-d…

O politiqueiro derrotado que se pensa estadista e o Governador responsável

Como um partido de quadros o psdb está revelando uma diferenciação de estratégias entre duas lideranças buscando jogar de um lado com a verborragia do sangue e da vingança lacerdista do Mineiro  e outro paulista, mineiramente mostrando-se ponderado para se cacifar junto a classe média volúvel , mostrar-se republicano e democrata respeitador da decisão das massas (e prudente, procurar desviar as atenções do caso metrolão em sua administração- que por outro lado enfraquece  e deixa politicamente sem dentes o  Serra ).Bom se chamar para dentro da administração o povo gerar simpatia eleitoral, por que não vermelhar sob o sol e aproveitar de sua luz e calor .O que menos importa e a cor do gato se ele matar o rato.não é ?

Wilson Roberto Nogueira 

O Governador e os Servos Servidores

Ele tratará de fazer recuar tudo o que se avançou em termos de conquistas da classe (dos professores do estado ) até aqui , desconstruirá todas as politicas públicas e fará um governo lernista para a educação, porém outras áreas do setor público exigirá dos servos, digo servidores estoicismo e resiliência médicos, policiais...Só mesmo políticos, juízes e  desembargadores dirão que não se trata de arrocho e que o povo do Paraná não empobrecerá , é claro que tais medidas são ditadas pelo estado falimentar do Estado que cumprirá a Lei de responsabilidade Fiscal e não será para servir nosso governador com suas politicas de rapina aos seus sócios na especulação  imobiliária e nos pedágios , enquanto pululam latifúndios urbanos, nossas estradas estaduais são excelentes pelo pedágio que pagamos e os impostos que nos extorquirão acabará no bolso desses ladrões capitalistas e seu sócio que esta no poder graças a analfabetos políticos como vós professores (estaduais)  .

Wilson Roberto Nogueira