segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ser persa

"Ser persa é ser o estranho, é ser o diferente , é , numa palavra ser o outro.  A simples existência do 'persa' tem bastado para incomodar , confundir, desorganizar , perturbar a mecânica das instituições. (...) Foram e são 'persas' os índios do Brasil (onde os sem -terra representam agora uma outra modalidade de 'persas' ), foram mas já quase deixaram de ser 'persas' os índios dos Estados Unidos, foram ' persas', no seu tempo , os incas, os maias , os aztecas, foram 'persas' os seus descendentes, lá onde tenham vivido e ainda vivam. "

José Saramago.
Folha de São Paulo, 07/07/1998.
 Os EUA se vêem como império e tem claro que possuem tal poder para fazer valer sua visão de mundo e defender seus interesses em qualquer parte do globo.Falta estofo econômico para concretizar, destroem economias inteiras administrando a partir de seu banco central o câmbio, os juros.(é urgente des-escravizar as economias do planeta do domínio do dólar,de Washington ) .Asfixiam os estados mais poderosos (através de sua influencia no sistema financeiro internacional) e procuram isolar politicamente , criar através da cooptação as corporações de mídia e as agencias de releases .

Wilson Roberto Nogueira



A incursão da força aérea de Israel ao reator iraquiano de Osirak foi um exemplo da doutrina de ataques preventivos. Quando o interesse nacional está em jogo  não consulta Washington. As vezes são bloqueados pelos EUA e pela cúpula militar. O assassinato de um físico iraniano pelo Mossad era o prenuncio da intenção de atacar as usinas iranianas mas foram convencidos a não começar.Invadir o espaço aéreo do Líbano e da Síria é comum , mas agora com a força aérea russa defendendo o espaço aéreo da Síria são outros quinhentos.

 Na sua relação com os palestinos  adota o velho testamento, para cada foguete disparado contra Israel uma casa palestina é destruída.Israel não sabe o que é alteridade, se colocar no lugar do outro ter empatia. Por não considerar os palestinos seres humanos.Para o governo e os fanáticos rebentos bastardos de Mehir Kahane são todos, filisteus inimigos históricos da grande Israel. Considerar outras pessoas de religiões diferentes como seres dignos da mesma humanidade é parte fundamental do judaísmo . Isso eu quis dizer . Israel é um estado que se arvora em proclamar-se um estado judeu , mas o governo de Tel Aviv e fundamentalistas envenenam o judaísmo distorcendo e pregando o ódio e o racismo. Um Estado cada vez mais ambivalente , onde dentro de suas fronteiras existe democracia cada vez mais sufocada pelo militarismo nacionalista que oprime toda a voz lúcida como sendo traidora e anti judaica.Nos territórios roubados dos palestinos cabe a lei militar e sem nenhuma convenção de genebra. o povo palestino não usa uniforme. mas israel está em guerra contra sua existência.uma guerra de encarceramento e extermínio.

Wilson Roberto Nogueira