domingo, 14 de dezembro de 2014

Não, não existe racismo:

Otto Leopoldo Winck

"Um deles vestia uma camisa do Atlético; o outro, uma camiseta cinza. Ambos usavam bonés. Tinham em torno de 30 anos. Caminhavam por uma rua do Caiçara, em Belo Horizonte, quando viram o ônibus que iriam pegar se aproximando e, num impulso, dispararam em direção ao ponto.
Mal tinham corrido quatro metros quando foram abordados por um camburão da PM e viram armas saindo da janela do veículo e apontadas para suas cabeças.
Eles haviam se esquecido de uma regra básica de nossa sociedade: homens negros não podem correr.
Ao menos, não em público.
Quatro policiais desceram e, com as armas ainda apontadas para os dois amigos, puxaram seus braços com força - braços que os dois sujeitos já haviam levado automaticamente para trás da cabeça.
O motorista do ônibus parou atrás do camburão enquanto os aspirantes a passageiros eram revistados com brutalidade.
Do meu carro, assisti atônito à cena. Inicialmente assustado - não em função dos "ameaçadores" corredores, mas ao ver armas apontadas em público -, logo vi o susto ser substituído por imensa revolta. Era patente o racismo envolvido: fosse eu o homem correndo pela rua, os PMs dificilmente me abordariam daquela maneira.
No entanto, o que mais me doeu não foi sequer o ato da polícia, mas a reação dos dois amigos: ao verem armas apontadas para seus rostos, eles simplesmente fizeram um aceno negativo resignado com a cabeça, como se dissessem "Não é possível; será sempre assim?", e assumiram a postura para a revista sem que ninguém ordenasse.
Revistados, entregaram os documentos e apontaram para o ônibus, explicando por que haviam corrido. Os policiais se entreolharam, fizeram um comentário inaudível e atiraram os documentos de volta quase com desprezo.
Do ônibus, o motorista acenou para os dois amigos num gesto de "venham!" e abriu a porta. Havia esperado por eles ao perceber o que ocorrera.
Também era negro.
Segui com o carro e passei ao lado da viatura. Havia esquecido de prender o cinto de segurança, mas ninguém me incomodou."

 (Ah, meu comentário lá no início está no modo irônico.)
André Castelo Branco Machado

"(...) as palavras de Bolsonaro não saíram assim, inadvertidamente, de sua boca. Foram escolhidas para serem intimidatórias. E mais. Foram faladas na véspera em que seria apresentado publicamente o relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), para o qual foram ouvidos depoimentos de muitas mulheres presas políticas durante a ditadura e que relatam, via de regra, que foram brutalmente estupradas por seus torturadores. Esse fato torna ainda mais cruel o que foi dito pelo deputado numa sessão da Câmara Federal.
Mas Bolsonaro não está só. A ideia de aceitar que estupradores, e todo tipo de torturadores, do período da ditadura sejam absolvidos sem nunca terem respondido pelos seus crimes encontra respaldado em setores que se julgam poderosos. Um exemplo deste respaldo?
O editorial da Folha de São Paulo de hoje, 12 de dezembro, onde, condenando uma eventual revisão da lei de anistia que ameaçaria punir os crimes da ditadura, afirma sem nenhum pudor:
“Por mais que seus efeitos possam ser repugnantes do ângulo humanitário, sobretudo para os atingidos pela violência ditatorial, a anistia irrestrita é um dos pilares sobre os quais se apoia a democracia brasileira. Foi sua aceitação pelo conjunto das forças políticas que rompeu o ciclo de retaliações iniciado em 64.”
Ou seja, para a Folha, os torturadores, que estupraram e mataram covardemente presos políticos, embora tenham cometido um ato repugnante do “ângulo humanitário” (sugere que exista outro ângulo a ser visto), devem ser absolvidos criminalmente, porque é sob esta absolvição que se escora a democracia brasileira(...)".
Leia na íntegra no Blog.


Roberto Elias Salomão____________________ Essa é uma das maiores balelas da história do Brasil: a de que Lei de Anistia foi fruto de um "amplo consenso" entre todas as forças políticas. Não houve consenso nenhum. Os oposicionistas estavam mortos, presos ou exilados. Os que sobraram se viravam como podiam: nas ruas, levando bombas na cara, ou no Congresso manietado. Pior que as monstruosidades do Bolsonaro é o discurso bem-pensante da Folha, aquela da ditabranda, aquela que cedeu veículos para a repressão.

Rafa Nolli_______________________________ e que alicerce bom o dessa nossa democracia.......

  
Cesar Caldas Julio_________________________ anistia imposta por ditadores fortemente armados... a Corte Internacional não aceitará a anistia para Crimes contra a Humanidade. Essa anistia imposta viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é signatário.

Wilson Nogueira___________________ E quem bancava o aparato repressor? Qual a mão que segurava a arma? Só os milicos ?As empresas que financiaram não estariam receosas que a verdade dessa comissão tirasse o véu que as mantém nas sombras e no seu Olimpo de vestais vitimas das circunstancias? Afinal a proximidade com os homens de verde serviam também para proteger jornalistas comunas da repressão dos "heróis da Redentora " espero que não encontrem nos jornalões da época manchetes saudando o golpe como sendo "revolucionário " e "restaurador da ordem democrática".



Sobre geopolítica

Thomas de Toledo:


Da forma que as coisas estão caminhando, não dá mais para esconder que o maior problema do planeta chama-se imperialismo dos Estados Unidos com seus sócios menores europeus e Israel. No Oriente Médio já destruíram o Iraque, o Líbano, estão destruindo a Síria e o pouco que restou da Palestina. Na África, destruíram a Líbia, a Tunísia, a Somália, a Costa do Marfim, Serra Leoa, Mali e ainda estão tentando destruir o Egito. Na Europa destruíram a Iugoslávia e suas ex-repúblicas e operam para fazer o mesmo com países vizinhos à Rússia, como fizeram com a Geórgia e agora fazem com a Ucrânia. Vale ainda mencionar que na América Latina trabalham pela destruição da Colômbia e da Venezuela, e operam golpes de Estado no Brasil e na Argentina. Ou seja, fazem de tudo para impor regimes fantoches que obedeçam às ordens imperiais e aqueles que resistem são chamados de "terroristas", "ditadores", "eixo do mal" e tantos outros termos fantasiosos para justificar mais uma nova agressão. Vejam o exemplo da Rússia: bastou Putin ajudar a Síria a lutar contra mercenários estrangeiros que já foi elevado à categoria de pior demônio do mundo (título que outrora foi emprestado a Assad, Kaddaffi, Saddam e por aí vai). O fato é que hoje, o conglomerado EUA-União Europeia-Israel trabalha por uma Segunda Guerra Fria ou Terceira Guerra Mundial e por isto atacam a Rússia e a China e financiam movimentos direitistas no Brasil. Fazem isto por uma coisa muito simples: o BRICS propõe uma nova arquitetura financeira global na qual se substitua o artificial dólar como reserva de valor. Mas se alguém ainda acha que essa guerra não há lado bom, lembrem-se de uma coisa muito simples: os Estados Unidos defendem uma ordem mundial unipolar na qual eles mandam e outros obedecem. O BRICS defende uma ordem multipolar na qual haja diversos polos de poder e as decisões internacionais sejam tomadas de acordo com os princípios da Carta da ONU. Na prática, quem muito fala em democracia defende na verdade uma ditadura militar planetária. E quem é acusado de "apoiar ditaduras" é quem luta por um mundo mais democrático nas relações internacionais, respeitando a soberania e autodeterminação dos povos.

torturador só é valente na tortura contra mulheres, civis e estudantes amarrados

Ricardo Costa de Oliveira __________________Na Democracia, o lugar do torturador profissional é na cadeia. A Alemanha, o Chile e a Argentina pós-ditaduras sabem disso. Mesmo nas Forças Armadas o torturador é visto com desprezo. Eu estudo e admiro a vida do Patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias (de quem sou parente distante - porque todas as velhas genealogias cariocas são aparentadas). Caxias, o Pacificador, jamais permitiria covardes como os torturadores institucionais. Não deve haver "Patronos da Arma da Tortura" nas Forças Armadas Brasileiras. Lugar de estuprador é na cadeia também. Quem utiliza e abusa destes termos criminosos não deve jamais ser aceito no legislativo democrático, ou em qualquer outro lugar público da sociedade moderna.
A cultura da violência contra as mulheres é a mesma cultura da covardia contra os direitos humanos e contra pessoas indefesas. Esta era uma cultura baseada na certeza da impunidade, mas agora começam a existir ações sobre seus limites. Na ordem democrática, o lugar do torturador, do corrupto, do terrorista, ou o lugar de quem cometa qualquer violência política, rasgue direitos humanos e constitucionais - é a mesma cadeia.
A ditadura militar de 1964-1985 foi um desastre social para o país. Concentração de renda, corrupção impune, ausência de políticas sociais, favelização, alta mortalidade infantil, saúde coletiva com índices completamente subdesenvolvidos, analfabetismo elevado, fome generalizada, dívida externa, FMI, inflação altíssima, falta de transparência política, imprensa censurada e violência contra a universidade e contra a sociedade civil. Muitos dos problemas sociais nacionais se encontram e se agravaram naquele período. A ditadura foi derrotada e derrubada pela oposição democrática. Nós, os que participamos das "Diretas Já", derrubamos a ditadura e seus partidos políticos pela participação cívica e pelo voto direto. Qualquer carrasco e torturador, que tenha cometido graves crimes contra os direitos humanos, deve ser processado em qualquer momento.

Alberto Durão Coelho_______________________ Tenho a certeza de ter sido muito pior se o lado-de-lá tivesse vencido em 1964, mas mesmo assim odeio a idéia de o lado que inicialmente eu endossei ter descambado para o que descambou.(Você sabe bem que o limite da minha tolerância pessoal foi atingido ao fim do governo Castelo Branco, até lá eu estive no mesmo barco.)(Você sabe que enxerguei nos milicos algo que você e a sua nova esquerda também têm: estatofilia. Pela estotofilia enxergo a você mais perto dos milicos do que eu. Nunca vi corrupção direta dos militares, no regime autocrático-militar de 64, mas a estotofilia é uma porta aberta à corrupção, e acho que sei mais de corrupção no conúbio entre o Estado e a empresa do que o que está aparecendo nas recentes investigações, e o que sei é do tempo dos
milicos. Em meu modo de ver o capitalismo e o Estado grande são mutuamente esclusivos, e para o Estado ser grande, até em minha cabeça melhor seria o socialismo, pois as percerias Estado + empresa são inviáveis)Mas o comentário que queria comentar neste ponto é relativo a carrascos.-- Qual a diferença moral entre o carrasco e o torturador?  Gostaria de uma análise sua.

Dennison de Oliveira______________________ Curioso esse "desastre" ter convertido o Brasil de 64a. em 8a. economia mundial, com dominio de tecnologia nuclear, espacial, biotecnológica e militar. O reducionismo da ditadura militar à repressão política já deu o q tinha q dar. Não entenderemos a História do Brasil insistindo nessa única nota.

Ricardo Costa de Oliveira_____________________________ Sim, mas em termos sociais a ditadura foi um horror, o que explica o fracasso e a impopularidade da ARENA e do PDS.

Dennison de Oliveira_________________________________ Verdade. Mesmo porque assumiam q primeiro tinham q fazer o bolo crescer para depois dividir.

João Simões Lopes Filho___________________________ Mas será que o Brasil não poderia ter chegado à 8a. economia mundial, com domínio de tecnologia nuclear, espacial, biotecnológica e militar, sem a necessidade de uma ditadura militar? Elogiar a Ditadura por causa desses "avanços" precisa se sustentar em alguma argumentação que provasse que o projeto desenvolvimentista Pré-Golpe não chegaria lá também.

Renato Lopes Leite_______________________________ No quesito “desenvolvimento” e “maior potência do mundo”, meu voto vai pra Adolf Hitler: foi o período de maior “progresso” econômico e tecnológico da humanidade.

Dennison de Oliveira__________________________ O projeto desenvolvimentista Pré-Golpe tava falido e esgotado. Não conheço autores que defendam as virtualidades das "reformas de base" do Jango. Se vc os conhece, por favor, deixe a referencia aqui.

Alberto Durão Coelho__________________________ Em sua opinião existiriam o carrasco e o torturador que não cometam crime contra os direitos humanos? -- Existiria o carrasco, mas não o torturador?

Dennison de Oliveira____________________________ Interpretativismo não é meu forte. Prefiro discutir evidências empíricas.

Sérgio Braga__________________________________ Esse Bolsonaro é um boquirroto mal-educado e ignorante como muitos os que existem na zona sul carioca. Uma vergonha para o Exército e as Forças Armadas brasileiras que um sujeito tão tosco as represente no Congresso. Vejam o caso dos EUA: após um relatório do Senado apontando torturas nas bases de Guantanamo, a CIA e o Militares foram para a TV reconhecer os erros e pedir desculpas aos cidadãos. Se as Forças Armadas brasileiras fossem do mesmo naipe, dariam uma punição funcional ao Bolsonaro pelo mau exemplo que dá aos jovens e à família brasileira. Uma vergonha.

Dennison de Oliveira__________________________ Seria o caso então caro Sérgio Braga das autoridades atuais irem a TV se desculpar a cada três horas pelos cidadãos mortos pelos agentes do Estado?

João Carlos de Freitas________________________ Caro Mestre Ricardo Costa de Oliveira, com todo o respeito, pergunte aos paraguaios se Caxias era tão pacificador assim. Acho que ele era muito cruel. Será que depois de mortos os paraguaios precisava jogar seus corpos no rio para, como ele mesmo disse, contaminar as populações ribeirinhas?

Alberto Durão Coelho________________________ Mas sobre o seu comentário relativo a projeto "falido", eu tenho a dizer que ele estava mas é abortado (pela traição do Jânio).

Ricardo Costa de Oliveira______________________ Caxias combateu em quase todas as guerras e conflitos do Império. Era um homem do seu tempo e com as contradições de sua época. Foram quadros políticos como Caxias que evitaram a fragmentação política do Brasil em pequenas republiquetas caudilhescas, como na América hispânica. Muitas críticas podem ser feitas em várias das campanhas militares de Caxias, mas o comando dele nunca cometeu massacres, fuzilamentos, degolas e torturas em massa, como fizeram os derrotados Rosas (Argentina), Solano Lopez (Paraguai) e outros caudilhos assassinos das fronteiras. Caxias destruiu o núcleo duro do Exército Paraguaio na Dezembrada e conquistou Assunção, como havia comandado tropas brasileiras antes no Maranhão, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina, sempre com elevada capacidade política. Na Batalha de Itororó, Caxias com 65 anos comandou a carga de cavalaria final, com grande bravura, pessoalmente exposto ao fogo inimigo, no que seria criticado posteriormente no Senado. O Conde D'Eu comandou a campanha terminal de busca e destruição para finalizar a Guerra do Paraguai. Muitas vezes o militar torturador só é valente na tortura contra mulheres, civis e estudantes amarrados porque se rende covardemente quando é preso por outros homens armados, como foi o caso de Pinochet e do notório torturador da marinha argentina, o Astiz http://es.wikipedia.org/wiki/Alfredo_Astiz

Ricardo Costa de Oliveira______________________ Não era um projeto falido, mas sim mal administrado na gestão dos conflitos. O PTB ou o PSD de 1964 ainda poderiam disputar as eleições presidenciais de 1965 e vencer. João Goulart e JK ainda tinham popularidades consideráveis. http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/...
Pesquisa Ibope de março de 1964 mostra que Jango mantinha alta popularidade
"Se o presidente João Goulart também pudesse...
BLOGDOMARIOMAGALHAES.BLOGOSFERA.UOL.COM.BR

Reginaldo Ramos de Lima_____________________ Seria possível combater a subversão e a insurgência, independe do matiz, sem a prática da tortura? https://www.youtube.com/watch?v=KeXmi9sbxDE
Relação de mortos pelos terroristas no Regime Militar
Após a Anistia Política, no final da década de 70, os...
YOUTUBE.COM

Ricardo Costa de Oliveira____________________ Sem ditadura não haveria guerrilha e nem insurgência armada. Uma sociedade nunca deve abandonar o caminho do Estado democrático e nem abandonar os direitos humanos. As diferentes posições e ideias políticas, os diferentes grupos e partidos políticos devem respeitar a Constituição e disputar o poder pelas eleições democráticas.
Reginaldo Ramos de Lima Desde a revolução cubana, a guerrilha já estava sendo preparada.
Reginaldo Ramos de Lima Havia todo um clima em se repetir no Brasil uma revolução comunista como em Cuba ou na China. Era a ordem do dia dos vários movimento guerrilheiros.

Ricardo Costa de Oliveira__________________ Cuba, Vietnã, China, Rússia Czarista eram regimes despóticos e ditatoriais. No ambiente democrático, como na Europa Ocidental e agora na América do Sul, a esquerda evoluiu pelas eleições vitoriosas.

Reginaldo Ramos de Lima__________________ Não era esse pensamento na década de 60. E mesmo hoje o PT tem um projeto hegemônico de implantar o socialismo pela via institucional.

Leonardo Ávila___________________________ Sim. Inclusive a Katia Abreu fará s reforma agrária assim que assumir a pasta da agricultura. 

Reginaldo Ramos de Lima____________________ É um projeto gramsciano, bastante discutido entre as principais correntes ideológicas do PT. Longe das correntes stalinistas e trotskistas.

Leonardo Ávila____________________________ estou de olho nessa "revolução cultural" voltada ao consumo e aos commodities.

Reginaldo Ramos de Lima_____________________ Aguardemos as próximas eleições ...


Sob suspeita, mas já culpado

Roberto Elias Salomão_________________ A manchete da Folha de Londrina de ontem, "Sob suspeita, deputado londrinense perde mandato em Brasília", é esclarecedora. Sob suspeita, mas já culpado; sob suspeita, mas condenado. É uma barbárie moralista jurídico-parlamentar.

Gilberto Salomão______________________ Lamento, Rô, mas a manchete não tem nada de errado.1.ele está sob suspeita. 2.Ele perdeu o mandato.. Mas cabe um ítem 3. Com votos do PT. Acho que o problema realmente não é a Folha de Londrina!

Roberto Elias Salomão__________________ Como sob suspeita? Presume-se que, depois de o caso ter sido analisado pela comissão de ética da Câmara e ido a plenário, as provas para a cassação sejam substantivas. Mas a triste verdade é que não há provas. Não ponho a mão no fogo por ninguém, mas também não condeno ninguém a priori. Isso está virando um circo.

Gilberto Salomão______________________ circo é o que PT está fazendo, como já havia feito com Dirceu, Genoíno, etc, lavando as mãos e compactuando o tempo todo com o discurso da oposição e da mídia. Acredite, esse parido acabou.

Roberto Elias Salomão___________________ Você sabe que concordo com tudo isso, à exceção da última frase. Mas esse "compactuar" inclui a aceitação das próprias acusações feitas contra petistas, as quais, convenhamos, são extremamente desproporcionais aos crimes. Concluindo: não disse que a manchete era errada, mas sim esclarecedora. Ou seja, o editor, mesmo sem querer, acertou a mão.
Gilberto Salomão acho que é hora de repensar as lealdades.

Roberto Elias Salomão_____________________ Sempre é.

Claudio Ribeiro___________________________ A questão central nesse conjunto de acontecimentos é avaliar se o PT, a continuar com sua direção absurdamente paralisada, vai recuperar a credibilidade perdida, ainda que midiaticamente. Sem reação, a mídia vence.

Claudio Ribeiro__________________________ Quanto à manchete da Folha de Londrina, sim, ela esclarece, e bem, para que lado os nossos deputados e senadores rodam a baiana. Não se esquecer que houve apenas um voto contra a cassação.

Cláudia Regina Gabardo___________________ Roberto Elias Salomão, numa boa: com uma suspeita dessas, qualquer um - em qualquer partido ou cargo, em qualquer organização pública - deve ser mantido bem longe dele até que se confirme ou não o envolvimento. Essa pessoa pode não ser ou não é digna da posição que ocupa e estar contaminando o ambiente por onde transita. Acho um pouco demais, difícil mesmo de engolir, tanta tolerância com gente sobre quem pesa tantos indícios de irregularidades. A pessoa que exerce cargo ou função pública e sobre a qual pesa qualquer suspeita precisa ser afastada - ainda que, mais tarde, prove-se que foi apenas uma suspeita. Não dá pra conviver mais com situações assim. Chega de panos quentes.

Roberto Elias Salomão___________________ Cláudia, ainda que em tese eu concorde com você, o que houve não foi um afastamento enquanto se apuravam os fatos- e sim uma cassação. Curioso: cassado, André Vargas vai cair nas investigações do juiz Moro. É razoável supor que dessas investigações resultem provas de crime, ou a ausência de provas. Ou seja, ele pode ser condenado ou inocentado. E aí, o que fazer diante da perda de mandato, que já pressupõe a culpa?

Cláudia Regina Gabardo__________________ O que você faria então, Roberto Elias Salomão, no caso concreto? Claro que está excluída a possibilidade de ele continuar atuando no Congresso...
Roberto Elias Salomão Não acho nada claro. Se eu fosse deputado, votaria contra a condenação. Isso não significa acordo com as práticas instaladas no PT, muito pelo contrário. Mas não aceito a tese de que o PT inventou a corrupção no Brasil, mesmo porque, nesse campo, somos neófitos incompetentes.
Claudio Ribeiro Discordo da cassação e não tenho receio de afirmar isso em bom e alto som. Ninguém, absolutamente ninguém, pode ser antecipadamente condenado. Até que se comprove, e bem, algum fato criminoso ou até mesmo desabonador, cassar antes significa rompimento com o princípio da presunção de inocência. E sem princípios, mesmo diante de situações aparentemente incontornáveis, nenhuma sociedade alcança um grau de civilização minimamente desejável.

Cláudia Regina Gabardo_______________________ Nem eu aceito essa tese. Quem não é idiota ou mal intencionado não aceita. Quer saber? Acho essa medida até positiva para o seu partido. É um problema a menos. Mas todos - de todas as legendas que, de alguma maneira, estão envolvidos - devem ter o mesmo destino.

Roberto Elias Salomão________________________ Cláudia, tem muita gente no meu partido que deve estar achando o mesmo que você. "Desse nos livramos. Ufa!". Mas não acho que seja por aí.

Rodrigo Leonardo Priesnitz____________________ O outro deputado, que não é e nunca foi do PT, mas que passeou e recebeu favores do doleiro, tal qual Álvaro Dias, escapou da cassação. Enquanto as patrulhas moralistas perseguirem apenas uma 'parte' da sociedade não teremos justiça, apenas justiciamentos.



Curiosidades serranas (16):a migração suíça

Henrique Bon __________________Longe de ser um expurgo, a migração suíça de 1819, que resultaria na fundação de Nova Friburgo, representou a resposta radical de uma população, acicatada ainda pelos ecos tardios das guerras napoleônicas e pela crise sócio-econômica dos anos de 1816 e 1817. Desta forma, o contingente que tomaria o rumo do Brasil era heterogêneo a ponto de reunir nos mesmos barcos, aristocratas, burgueses, trabalhadores braçais e mendicantes. Há, contudo, um aspecto obscuro na motivação de emigrar experimentada por alguns e para estes a viagem não teria ocorrido sem a intervenção dos governos cantonais. É o caso principalmente dos que, por comportamento, condição ou pobreza extrema, feriam a moral burguesa.Debrucemo-nos, pois, sobre o drama de Constantin e Georges Gachet, de 11 e 7 anos respectivamente, pequenos imigrantes representativos do que de mais perverso terá ocorrido no contexto migratório; a exclusão compulsória dos meios comunais, de menores cuja existência implicasse em constrangimentos de ordem social ou ônus financeiro. Órfãos e ilegítimos, seriam eles instados a seguir para o Brasil, sob a guarda do colono Joseph Castella, este casado com Marie Gachet, irmã ou prima dos menores.Pobres, assim como seus tutores, enfrentariam os pequenos sérias adversidades no caminho, o que resultaria na morte do menor deles, antes mesmo do embarque, no litoral holandês. Quanto a Constantin, ainda que resistisse a penosa travessia, já em 31 de setembro de 1820, menos de um ano após a chegada, encontraria este imigrante compulsório, túmulo em Nova Friburgo.

Marcio Seixas_____________________ Que se observe que se fertilidade é um indicativo de melhora de condições materiais, famílias suíças daqui tem mais de 10.000 descendentes enquanto resistem apenas uns 400 na Suíça!


Henrique Bon______________________ Há que se considerar também, Marcio, que a melhora de condições sócio-econômicas de um povo, tradicionalmente resulta na queda de natalidade.

Marcio Seixas_______________________ mas nem um cenário diferente do século XIX, uma sociedade agrária, com frente produtiva e predatória em expansão e com mão-de-obra reduzida, a prole aumentada e o acesso à terra que foi muito exclusivo de grupos no Império trouxesse aumento populacional seletivo nos grupos mais privilegiados. Em outras palavras, o acesso à terra e aos benesses ligados à ela, garantiram no Brasil uma ampliação da natalidade enquanto numa Suiça em processo de industrialização traria uma redução dessa.

A perseguição à corrupção

Renato Janine Ribeiro_________Parece que Ada Lemos está certa. A perseguição à corrupção já não está instrumentalizada partidariamente. Até o momento, o juiz Sergio Moro agiu de forma exemplar. E a coincidência de atos importantes no processo da Petrobras, que afeta a base aliada do governo, e da ALSTOM, que pega figurões do PSDB, é interessante. Mostra não só que a corrupção é difundida, mas que há ações para pegar os corruptos, não importando o partido. Torço muito por isso.

Marcelo Castañeda______________ Não podemos ter medo do combate à corrupção. Que tudo seja apurado com transparência.

Celia De Nobrega Lamelza_________ E que o montante roubado seja devolvido.

Andrea Nogueira________________O difícil é assistir a grande imprensa dar espaço e destaque distintos ao noticiário que afeta o governo e sua base aliada e o que afeta os governos de oposição. Ontem mesmo, no Jornal Nacional foi gritante o tratamento e o tempo dado às novas denuncias no caso Petrobrás e no caso dos transportes ferroviários de SP, além do que noticiaram a multa impingida ao governador eleito em MG, Fernando Pimentel, e nem uma linha sobre a impugnação das contas da campanha de Geraldo Alckmin... Infelizmente a grande imprensa continua partidarizada!

Lucia B. Lamberti_____________ Renato, por que só agora vemos esse movimento? o MPSP teve outras oportunidades para denunciar esse caso do transporte sobre trilhos. especificamente, a justiça suíça chegou a pedir ajuda ao MPSP, que nada fez -- e depois alegou que esse pedido de ajuda fora arquivado em pasta errada.

Renato Janine Ribeiro__________ Temos muitas razões para desconfiar da manipulação nestes casos. Mas é preciso pôr fim a ela. O que não se deve é defender uma corrupção contra a outra, como faz a imprensa e o principal partido de oposição. É preciso atacar todas. Ai está a superioridade moral que podemos ter.

Celia De Nobrega Lamelza_______ Professor, Renato Janine Ribeiro, Avançamos bem até o momento, Não há de cair no esquecimento, tampouco ignorado qualquer ato de corrupção que já aconteceu, ou possa acontecer. Esse caminho é sem volta.

Francisco Couto_______________ Renato Janine Ribeiro a esposa de Sérgio Moro é consultora da Shell... principal concorrente da Petrobrás... E o vazamento seletivo de parte de autos me parece incomum. Não são elementos estranhos ao devido processo legal? Esta condição da esposa de Moro não coloca ele como suspeito de não ser isento de interesses pessoais ao julgar a Petrobrás?

Jaime Balbino_________________ Dilma perdeu apoio no Congresso quando demitiu Paulo Roberto Costa em fevereiro de 2013. Isso demonstra que esse era um esquema de parlamentares e que existia há muito tempo. Infelizmente a imprensa e os vazamentos tentam comprovar apenas determinadas hipóteses. E sem sucesso.

Ari Tank Brito_________________ Desconfiar...seria bom começar a desconfiar da própria desconfiança...que cria situações imaginárias onde tudo fica mais difícil ainda. As colunas que diziam que estava sendo preparado um golpe contra a Presidenta no TSE, por exemplo. As explicações sobre o MP do Paraná como sendo tucano, daí a investigação exaustiva. A imputação de que há uma campanha contra a Petrobrás dirigida por "gente de fora", daí as denúncias. Tudo fruto de desconfianças. Até mesmo reclamações sobre a não cobertura de notícias desfavoráveis para o PSDB entram nessa... Na maioria das vezes, a tal notícia saiu, mas é como se tornasse invisível ao leitor ou espectador que desconfia de antemão que tal e tal notícia nunca seriam publicadas. E, sim, o JN noticiou a reprovação das contas de campanha do governador de São Paulo. Um dia antes de noticiar a reprovação das contas de campanha do governador eleito de Minas Gerais. Dias diferentes, notícias diferentes... PS: Num coloco o link do JN com a notícia sobre São Paulo. Não faço propaganda para a Globo...Mas que está online, está.

Renato Janine Ribeiro_____________ Concordo com Ari Tank Brito, sabe, Francisco Couto? E acho que é justamente essa série de desconfianças e acusações sem base que acaba desmoralizando o PT.

Rogério Monteiro Barbosa___________ Há algum tempo, venho criticando o PT (menos pela corrupção, mas também pela corrupção). Fui eleitor da Marina, mas já estou decepcionado com o seu silêncio no caso Bolsonaro. Sempre insisti na investigação de todas as acusações que são feitas ao Aécio, assim como nesse caso do PSDB em São Paulo. MAS, gostaria muito de ver os indignados contra a corrupção, especialmente meus amigos de São Paulo e Minas, também mostrarem uma tremenda indignação com esse escândalo do cartel em São Paulo. Isso vai acontecer? Tenho certeza de que não.

Francisco Couto__________________ http://www.zucolotto.adv.br É o escritório de advocacia da esposa do juiz Sérgio Moro. De fato ela é advogada deste escritório que possui grandes empresas como clientes. Entre eles, subsidiária da Shell segundo: http://www.jornali9.com/.../esposa-de-juiz-da-lava-jato-e...
ZUCOLOTTO.ADV.BR|POR PPANDP

Luiza Rotbart_____________________ Lendo comentários a respeito do episódio lisura de Moro, Petrobrás, corrupção do: funcionalismo, empresariado e políticos... às vezes penso... será que somente eu, vi um mundo diferente? Instituições com grau desesperante de corrupção 'generalizada'? MP com atuação quase indefensável (se levarmos em conta sua estrutura constrangedora e tendenciosidade política)? Jornalistas capazes de acuar e ameaçar cidadãos? Meios capazes de ocultar crimes contra a humanidade? Mídia plasmada pela tendenciosidade corporativo-partidária-transnacional? Preferiria pensar como muitos... é desoladora a sensação de ter visto o que ninguém vê.

Francisco Couto________________________ esta é a empresa q aquele site diz ser a Shell no Brasil: http://www.ingrax.com.br/inde.../diversos/saiba-mais/empresa
INGRAX : Indústria de Graxas e Lubrificantes para automóveis,...
INGRAX.COM.BR|POR HENDRIX PROPAGANDA (WWW.HENDRIX.COM.BR)

Suzana Guerra Albornoz____________________ Considero mais importante defender a Petrobrás de uma ação concertada de difamação do que limpar o mundo da corrupção.

Madá Oliveira____________________________ Manifestação do Juiz Sérgio Moro em seu FB, postagem pública : "Após relutar bastante, acabei resolvendo responder no Facebook, não mais do que isso. Assim, reproduzo, aos amigos e conhecidos, mensagem que postei para colega magistrado explicando as "denúncias":"Prezado Alexandre, nada na notícia é verdadeiro. Minha esposa, como vc. colocou, é advogada da Federação Nacional das Apaes e só. Não é advogada do psdb, do Flávio Arns, da Shell ou de outras empresas do petroleo. Uma vez, a convite, esteve no Congresso em evento das Apaes, substituindo o Flavio Arns, porque ele e a assessora dele não puderam ir. Só isso. Quanto à alegação de que advogaria para empresas da área de petróleo, só posso ver como piada. Por fim, a referência a comentários de meu irmão no facebook, além de ridículo, não se sustenta em si, tacalepau foi o grito de guerra do Requião no Paraná e não do psdb. A matéria é "jornalismo" tão mal feito, que sequer, eles ou quem repercutiu muito rapidamente, se dignaram a ouvir os envolvidos. Mas não vou me manifestar publicamente na imprensa sobre uma bobagem dessa. Também não vou processar pois acredito na liberdade de imprensa, acima de tudo, por seu valor para a democracia, pena que ela, por vezes, é tão sujeita a abusos."

Ada Lemos_____________ Com coisa que é só o Juiz Moro que faz parte desta força tarefa, como se o próprio Supremo não fizesse parte e esteja presente no que lhe pertence estar e de sua responsabilidade. O Janot não escondeu que tudo que está sendo feito não só ele faz parte como Teori, pelo supremo. E supremo tb quer dizer CNJ. Se a lisura do juiz Moro estivesse em pauta, certamente, haveria interferência de seus pares e superiores e demais da própria força tarefa. Como nada tem pra falar mal do Juiz, pegaram a mulher dele pra cristo. uma hora ela é assessora do PSDB, outra que atua a favor da Shell. que coisa mais feia é esta de não saber dar a mão à palmatória para os maus feitos dos seus indo pro lado mal das coisas que é procurar desconstruir a imagem de alguém que está trabalhando pra por não só o dedo na ferida horrorosa da corrupção, bem como lancetá-la a ponto de curá-la, doa a quem doer, custe o que custar, haja o que houver. "DEsconstrução" na campanha já não serve que dirá num caso como este. É insano, maluco, maldoso e ineficaz porque a comprovação em contrário é o que vai vigir, ou seja Vivas ao juiz Moro e seu trabalho irretocável, bem como de toda a força tarefa deste veio e do relativos aos Trens.
Luiza Rotbart Considero imprescindível impedir que a Petrobrás seja privatizada para as transnacionais após ser alvo de todo o boicote arquitetado para isso! Excelente oportunidade para sanar um pouco dessa prostituição jurídico- institucional terceiro-mundista.

Francisco Couto______________ A esposa dele não trabalha atualmente para aquele escritório de advocacia mas permite que o site do mesmo divulgue o nome dela como integrante da equipe?

Ada Lemos________________ Luiza Rotbart, passa pra frente, minha amiga. Não há o mínimo risco de privatização da Petrobras. Atualize-se sobre o que é, de fato, o que está em pauta. Francisco - Não lhe parece claro e lógico de que um ministro do Supremo como Teori ou o Janot o PGR- teriam pedido à mulher de Moro pra sair deste ou aquele trabalho se ela fragilizasse o trabalho do marido?? Se ambos não exigiram tal por que ficar buscando pelo em ovo?? E você acha que se houvesse algo a ação em 1a instância estaria com juiz Moro?? Jeito de desclassificar alguém que precisa ser desconstruído e que serve pra burro é pros corruptores e só. A mulher de Moro não é o caso. O caso é a bandalha todo feita por ai tudo numa apropriação pra lá de indébita do privado pelo público e vice versa. Nunca dantes neste Brasil houve uns trabalhos como estes e sem olhar a quem, mas indo no cerne, na mais profunda raiz, destes crimes que tanto lesionam o nosso estamento social, a justiça para todos. A Petrobras será incinerada de per si "SE" não for combatido a corrupção, a má gestão que está entranhada nela. Olha já o que ocorre com ela fora do país. E não estou falando em termos de interesse de investidores. Proteger a Petrobras, Sim, cara Suzana Guerra Albornoz, passa pelo combate à corrupção no seu seio. Adoraria que não fosse necessário, qto mais vital, entrementes é. Sem a bandidagem e melhor gestão na Petrobras ai sim, Suzana Guerra Albornoz ela será forte e a maior de todas correlatas, mesmo porque ela é, hoje, uma empresa de energia, e, como tal pode atuar em outras vertentes, alem de petróleo. já parou pra pensar a este respeito?? Uma coisa FHC, ouvindo seu ex genro David, fez certo em prol da nossa petroleira, qual foi torná-a Empresa de ENERGIA. A Lei do Petróleo fez isto, assim como deu o mesmo objeto à ANP no que tange à ela, ANP. Energia não é só petróleo ou eletricidade, pois  pois.

Francisco Couto____________________ Lógico, não: as instituições citadas fariam ofício para Moro e não para sua esposa; civil trabalhando livremente como profissional liberal. SE houvesse pedido correto e formal para que STF ou PGR verificasse a suspeição de Moro; acho q daí iríamos ter posicionamento a respeito. Mas possivelmente não existe hj este pedido.Claro (transparente), não. Como em outros detalhes deste escândalo; me parece que muitas notícias chegam com informação pela metade... Até hoje não conheci as fundamentações da decisão de Moro de autorizar a imprensa a divulgar um trecho dos autos, descontextualizado, em véspera de eleição presidencial.... Se teve um sentido jurídico e lícito no ato, como em todo ato de juiz, então está escrito e a imprensa bem que podia ter divulgado esta fundamentação também! Por que não o fez?Também não está afastada de dúvidas a materialidade de suspeição de Sérgio Moro para julgar este pleito por conta de sua esposa ser possível interessada nele. Curioso que onde vc vê "jeito de desclassificar alguém" como um critério de escolha moral, eu vejo como requisitos constitucionais para usufruto do direito ao juiz natural. Para o julgamento se justo e consoante com a democracia é fundamental garantir que o juiz não seja suspeito; tal como o ordenamento jurídico define... Juiz que com a decisão da causa pode vir a ter um prejuízo ou lucro financeiro direto para sua família ( como, esposa por exemplo) me parece indício de suspeição que deveria ser investigado pela autoridade competente, com ampla defesa ao suspeito e seguindo o devido processo legal.

Ada Lemos ________________Francisco Couto, veja - urgentemente - o post - acima - de Madá Oliveira sobre Moro e sua mulher e vai me entender melhor e com mais pertinência. À Luiza Rotbart, dias atrás, lhe disse sobre a Mulher de Moro trabalhar para a APAE, algo mais meritório é difícil. Trabalha em prol de deficientes e não para Shell ou PSDB. Em sendo assim, estar super bem informado antes de por no ventilador e fazer coro aos advogados dos réus e indiciados, é preciso fazer com enorme responsabilidade e cuidados, caso contrário, só servirá aos delinquentes e não ao que é justo. Não podemos ser "Desonestos Intelectualmente" Informações negativas de pessoas faz estragos, às vezes perpétuos,E numa caso como este, então é pra lá de terrível, porque no fim e ao cabo faz mal é a toda a uma Nação que se pretende civilizada e mais justa

Francisco Couto_______________ vc não leu o q eu escrevi direito. Eu falei q o escritório possui a Shell como cliente; e ela consta como advogada deste escritório no site do mesmo até agora. Tomando a alegação de Sérgio Moro no fcbk divulgada, para manter a coerência seria bom esclarecer pq aquele escritório de advocacia mantem o nome de sua esposa como advogada que trabalha associada a eles. Nação civilizada precisa observar devido processo legal ( como o fato do juiz ser insuspeito) em todos os processos legais....

Ada Lemos____________________ Francisco, querido, a mulher de Moro trabalha pra APAE. Entendeu?? APAE  http://www.apaebrasil.org.br/
Federação Nacional das Apaes - Inclusão da pessoa com deficiência
Rede Apae - A maior rede de atendimento integral a...
APAEBRASIL.ORG.BR|POR FENAPAES - BRASILIA - DF
 Trabalhar com a informação correta e não com boato, é fundamental, seja para o que for. Neste caso específico ainda tem um peso a mais.

Francisco Couto__________________ Então a mulher de Moro não é esta pessoa/ profissional: " Rosangela Maria Wolff de Quadros Moro Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do PR - PUC Advogada regularmente inscrito na OAB seção Paraná, sob o nº 24.715. Pós-Graduada com especialização.Atua na área de Direito Trabalho, PROCON e Juizados Especiais." ?

Ada Lemos_____________________ Francisco, você se deu ao trabalho de ler o post de Mada?? Se não o fez, faço-o, por favor. E a mesma que tenho ha dias sem ter visto nada no face do juiz. Janot não arriscaria um trabalho desta magnitude "se" houvesse um fiapo de coisa contra ninguém desta força tarefa. O mesmo vale para Teori

Francisco Couto__________________ Uma versão não desmente a outra. O que é fático: ela é esposa de Moro; é advogada, prestou serviços a clientes diversos; esteve associada ao escritório Zucolloto; este escritório teve a filial da Shell como cliente.Li e ainda discordo ! A suspeição não está afastada! E daí q ela tenha representado outro cliente( APAE)? O " aliado" dela no escritório Zucolloto não poderia nunca pedir favores em prol da Shell sabendo de qual processo estaria com o marido da "associada"?

Ari Tank Brito_____________________ Impressionante, se diz que a mulher de um juiz trabalha num escritório de advocacia do qual um dos clientes seria uma multinacional do petróleo. Liga-se as linhas,e pronto: eis a trama a descoberto... Fantástico! Isto é, Fantasia...

Francisco Couto___________________ Não é fato; mas é plausível e esta possibilidade não foi  considerada na distribuição para Moro.

Ada Lemos________________________ Repito pra finalizar e enfatizar e não vou digladiar com você Francisco, você é livre pra pensar o que quiser, e eu pra não ficar nesta com voce sem fim e na sua elocubração , a meu ver irrealista de tudo, pois: - "SE" houvesse algo que a mulher de Moro faz, fez, faça que contamina a ação do marido dentro desta força tarefa, por menor que seja, com certeza, nem Janot, nem Teori, dariam bobeira de deixar pra la, sem interferir, pois os réus e co réus, outros do tipo, poderia usufruis deste lance e por tudo a perder. Ha de se fiar, no minimo, na inteligencia de ambos citados, pra não entrar, de novo, na esfera de que a força tarefa e enorme e não se deixaria vulnerável, por conta de um, ops sua mulher.

Francisco Couto________________ As autoridades só podem agir sobre Sérgio e se provocadas formalmente.

Ada Lemos__________________ Tudo foi, enfim, neste caso, desta força tarefa, milimetricamente pensado e escolhido, filtradíssimo. Imagina se não fosse. Ate outro dia, Tomas Bastos estava vivo e atuante e era advogado de um dos enrolados.Previamente, previamente, previamente, ser organizaram pra tudo ser hiper, ultra, super tchan em tudo. FIM deste papo que já deu ha muito.  Papo sobre Moro e sua mulher que e igual a de Cesar, e honesta e parece honesta. Senão.....Moro não seria o juiz deste caso tão absurdamente grave, pesado, complexo, sofridezimo

Ana d'Angelo Moro vai pegar PSDB também. Aguarda só momento ideal pra não ser deflagrado o abraço dos afogados e operação abafa geral

Ada Lemos__________ A Força Tarefa, da qual Moro faz parte, tem um script e e o está seguindo e ficando farta de tantos e tantos ramais entrantes e se entrelaçando no veio que parecia ser o principal. Com as tecnologias podem fazer cruzamentos e mais cruzamentos de informações, etc. Os vasos comunicantes são tais que PSDB e outros também e metodologicamente terão a sua vez. A força tarefa das Alsthon /Siemens já está, por seu lado, dizendo a que veio.Nenhuma força tarefa está brincando em serviço. Entrementes, a Lava Jato, antes do que esperamos, vai por na rodo agentes políticos e já é sabido que tem gente do PSDB.Não há vestal nesta história e ninguém pode bater no peito dizendo que é santo. Ninguém que age de maneira não res publicana e do tipo.

Ana d'Angelo______________ Shell não tem problema. Para o PSDB teria algum. Mas Moro é decente o suficiente.

Alba Zaluar______________________________ Quem sistematicamente desqualifica seus adversários ou meros críticos é que não merece credibilidade de ninguém. Não são só da base aliada os envolvidos; são do PT também. Como vocês querem melhorar o jogo político, as instituições, a principal empresa do país espalhando calúnias a respeito de qualquer pessoa que não diga amém para os erros dos atuais dirigentes do PT que montaram suas alianças com essa base tão pouco confiável?

Vilma Neves______________________________ Desejo ardentemente que se consiga firmar no Brasil a prática de investigações anticorrupções - não importa a quem ou o que atinja. Se é verdade que temos corruptores e corruptos desde sempre, agora temos os meios de investigar e punir, como afirmado por vários especialistas nesta área e, aqui colocado por Ada Lemos e outros.

Lenin Araujo Guarani Kaiowa________________ Neste diapasão tem-se que o juiz Moro não expôs seletivamente nem usou prisão para forçar confissão?