quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dica da matéria do Luiz Domingos Costa

Well, well, well... senão vejamos. Há na literatura sobre survey, metodologia de pesquisa, uma montoeira de recomendações, técnicas, experimentos, grupos de controle, etc., etc., para evitar viés na coleta de dados. Parece que o governo (não sei do instituto de pesquisa) não leu nem o básico.

A literatura ainda é ingênua e propõe que há algo conhecido como "Observer Expectancy Effect", que é quando o pesquisador enviesa inconscientemente a resposta do entrevistado ou a coleta de dados. Frisem o inconscientemente.

As perguntas que o IBOPE (jura? espero que não sejam eles que formularam) usou na pesquisa abaixo passam de qualquer limite do 'inconsciente' e do 'viés'. As perguntas foram:

"a) o senhor é a favor ou contra a reformulação do ensino médio que, em linhas gerais, propõe ampliação do número de escolas de ensino médio em tempo integral, permite que o aluno escolha entre o ensino regular e o profissionalizante, define as matérias que são obrigatórias, entre outras ações?"

b) A PEC 241 ou PEC do Teto de Gastos é uma iniciativa que tem como objetivo limitar as despesas do governo federal. O senhor aprova ou desaprova essa iniciativa?"

Imaginem quem seria contra 'ampliar o número de escolas'?
Sobre a PEC, quem é contra que o 'governo gaste menos'? Eu sou à favor que eu mesmo gaste menos, ainda sim...

Seria como perguntar algo do tipo: "o senhor/a é a favor ou contra uma democracia onde Adolf Hitler será o presidente?", algum democrata à favor?

Surpreende que as taxas de concordância tenham sido tão baixas.


O Brasil dos golpistas representa hoje plenamente o que Durkheim denominava de anomia, o enfraquecimento completo das normas e instituições na sociedade, a incapacidade da sociedade em regular comportamentos e normas. A direita deu o golpe para jogar o país nessa situação de profunda instabilidade e agora devem temer mais golpes sobre golpes deles mesmos. A culpa da mídia golpista antidemocrática, a culpa do judiciário e de procuradores da República, que agem como ativistas alucinados na procura de holofotes midiáticos, a culpa de grupelhos delirantes de extrema direita na Câmara, culpa de um pai tresloucado que mata o filho sobre ocupações, culpa de pacotes fracassados de austeridade e PECs miseráveis de legislativos golpistas e corruptos, desmoralização da Câmara dos Deputados, Senado e ALERJ, poderes golpistas sitiados. Os discursos ignaros de ódios e de fantoches da direita já inviabilizaram o próprio governo golpista de Temer, do PMDB, PSDB, DEM e nenhum outro golpe judicial, legislativo, militar e empresarial poderia gerar mais anomia e fracassos do que a direita já conseguiu hoje. Marx investiga estes fenômenos como a luta de classes, a velha direita no poder com Temer e seus privilégios não conseguem propor nada de diferente e o novo, uma nova alternativa popular, ainda surgirá contra esse estado de coisas do Brasil dos golpistas.

Ricardo Costa de Oliveira