quarta-feira, 10 de abril de 2013

Elogio da Velhice



"Aquele que envelhece e que segue atentamente esse processo poderá observar como, apesar de as forças falharem e as potencialidades deixarem de ser as que eram, a vida pode, até bastante tarde, ano após ano e até ao fim, ainda ser capaz de aumentar e multiplicar a interminável rede das suas relações e interdependências e como, desde que a memória se mantenha desperta, nada daquilo que é transitório e já se passou se perde."

- Hermann Hesse


"Eu as aceitava como elas eram e era difícil e raro o meu amor sair da toca. Quando saía era quase sempre um equívoco. Acontecia que eu me cansava de prender o amor e acabava deixando ele sair; ele precisava ir para algum lugar. Daí, como de costume, começavam as encrencas."

— Charles Bukowski

A fabricação de doenças




Boa saúde! Saúde ruim? Tudo depende do ponto de vista. Do ponto de vista da grande indústria farmacêutica, a má saúde e muito saudável.
A timidez, digamos, podia ser simpática, e talvez atrativa, ate' se transformar em doença. No ano de 1980, a American Psychiatric Association decidiu que a timidez é uma doença psiquiátrica e a incluiu em seu Manual de alterações mentais, que periodicamente põe os sacerdotes da doença em dia.
Como toda doença, a timidez precisa de medicamentos. Desde que a noticia se tornou conhecida, os grandes laboratórios ganharam fortunas vendendo esperanças de cura aos pacientes infestados por essa "fobia social, alergia a pessoas, doença médica severa..."
 
 

 do livro Os filhos dos dias - de Eduardo Galeano


"Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na
porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha ordem
para não me deixar entrar, ele ficará indeciso
quando eu lhe disser em voz baixa:
"Eu sou lá de Cachoeiro..."

- Rubem Braga


"Unanimidade de opinião pode ser adequada para uma igreja, para vítimas temerosas ou ambiciosas de algum mito (antigo ou moderno) ou para os fracos e conformados seguidores de algum tirano. A variedade de opiniões é necessária para o conhecimento objetivo. E um método que estimule a variedade é o único método compatível com a concepção humanitarista."

-Paul Feyerabend.