sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O legado político das administrações estaduais do PSDB é marcado pela truculência e a violência da polícia despreparada para conviver com a democracia e os movimentos sociais. O movimento passe livre é de uma gritante fragilidade, superficialidade e incapacidade política completa. Ao lado de quebrarem lixeiras, vandalizarem equipamentos urbanos, só podem existir e crescer juntos em uma aliança informal com a polícia do PSDB, a mídia PIG e os coxinhas de direita para produzirem o que não se repetirá jamais, como em junho de 2013. O mpl não elege um vereador na política real e sempre serviu para a direita crescer nas suas falácias. O PSDB é um partido político em rápida decomposição política. A saída de Álvaro Dias abriu a porteira das fugas. No Paraná o escândalo do desvio de dinheiro das escolas, o "Quadro Negro", enterrará o que resta da fracassada administração tucana. A atitude confrontacional, porralouca e desesperada de Aécio Neves, depois da derrota presidencial, abriu a disputa com Alckmin e Serra pelo controle do partido e pela próxima candidatura presidencial. Todos presidenciáveis do PSDB juntos implodirão com o partido e as saídas se ampliarão.


Ricardo Costa de Oliveira

Respeitar os brasileiros é sempre bom, basta estudar a história.

A direita se cumprimenta por interesses. Netanyahu teria que ter muita força política no Brasil para tentar indicar Dani Dayan, um argentino direitoso da Cisjordânia ocupada ilegalmente por Israel, como embaixador no Brasil. O Brasil não é dominado como os Estados Unidos por Israel e nem por nenhum lobby israelense, um lobby étnico de uma comunidade estrangeira. Israel se tornou um Estado do apartheid e pode se tornar um Estado pária. Eduardo Cunha visitou Israel e tem interesses por lá. Cunha caiu em desgraça no final do ano e Netanyahu perdeu o apoio. A história dos judeus no Império Português é muito mais antiga e importante. A história política deles no Brasil e nos Estados Unidos sempre foi diferente. O Brasil possui uma das suas múltiplas raízes miscigenadas nos Sefarditas e Cristãos Novos, alguns dos mais interessantes brasileiros são descendentes de judeus asquenazis da Europa Oriental. O Brasil foi o único lugar da América que já os expulsou em situação de guerra, em 1654, mas o destino do Brasil é receber e conviver bem com a comunidade judaica, aqui chegando desesperados como refugiados, fugitivos da Europa e o país poderá novamente recebê-los bem, caso ocorram mais guerras e um desastre nuclear no Oriente Médio ao longo do século XXI. Respeitar os brasileiros é sempre bom, basta estudar a história.


Ricardo Costa de Oliveira
 "Existem sete bilhões de números de telefones celulares no mundo e 50% da população adulta do planeta tem um smartphone. O percentual será de 75% em 2020. Consequentemente, a rede é uma realidade generalizada para a vida cotidiana, as empresas, o trabalho, a cultura, a política e os meios de comunicação. Entramos plenamente numa sociedade digital (não o futuro, mas o presente) e teremos que reexaminar tudo o que sabíamos sobre a sociedade industrial, porque estamos em outro contexto."

Sociólogo espanhol Manuel Castells. Fronteira do Pensamento.


"Houve muitas crises na história da humanidade, muitos períodos de interregno, nos quais as pessoas não sabiam o que fazer, mas elas sempre acharam um caminho. A minha única preocupação é o tempo que levarão para achar o caminho agora. Quantas pessoas se tornarão vítimas até que a solução seja encontrada?"

Sociólogo polonês...ZYGMUNT BAUMAN.Fronteiras do Pensamento
"Agora, perguntava-me de novo: amo-a? Ou melhor, respondi-me novamente, pela centésima vez, que a detestava. Sim, odiava-a! Havia momentos (sobretudo depois das nossas conversas) em que teria dado metade da minha vida para estrangula-la! Juro-o. Se tivesse sido possível, ainda há momentos, cravar-lhe no peito um punhal bem afiado, julgo que o teria empenhado de boa vontade."


Fiódor Dostoiévski, O jogador

FALSO ALERTA

Muitos repetem o mantra: "como em junho de 2013, não vai demorar muito e essas manifestações do MPL em SP se virarão contra o PT."

A afirmação, me perdoem seus autores ou aderentes, é estapafúrdia.

A direita não controla, em alguma caverna secreta, um chip mental embutido no cérebro das pessoas.

Se o prefeito petista aumenta o preço do transporte público ao lado do governador, se a Guarda Municipal e a CET são cúmplices da PM na repressão aos manifestantes, se o governo municipal petista não é capaz de apresentar qualquer outra proposta estruturante para o setor salvo a elevação da tarifa, parece bastante obvio que a massa de jovens a protestar nas ruas também irá se voltar contra o PT.

Mas poderia ser absolutamente oposta a situação se o prefeito denunciasse a repressão ordenada pelo governador, retirasse os organismos municipais desse tipo de operação, criasse uma comissão de alto nível para estudar a viabilidade da tarifa zero, expandisse o passe escolar para o final de semana e as férias, suspendesse unilateralmente o aumento por três meses, até que uma mesa de diálogo chegasse a uma solução estratégica para o transporte municipal.

Como podemos ver, as manifestações se voltam ou não contra o PT por conta da orientação política que os governantes petistas adotam, não por conta de alguma sinistra conspiração.

Afinal, a juventude que está protestando contra o aumento da tarifa não é composta pela classe média reacionária que deseja derrubar o governo Dilma, mas por uma garotada progressista e lutadora que facilmente estaria disposta a defender um programa mais democrático para a cidade.

Breno Altmann

O Comunismo e a Família

A igualdade social do homem e da mulher: "Ao invés do matrimônio indissolúvel, baseado na servidão da mulher, veremos nascer a união livre fortalecida pelo amor e o respeito mútuo, iguais em seus direitos e em suas obrigações. 
- Alexandra Kollontai .
Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo.


-Pablo Neruda