domingo, 17 de novembro de 2013

Pastores da Noite

 “E, se não fôssemos nós, pontais ao crepúsculo, vagarosos caminhantes dos prados do luar, como iria a noite – suas estrelas acendidas, suas esgarçadas nuvens, seu manto de negrume – como iria ela, perdida e solitária, acertar os caminhos tortuosos dessa cidade de becos e ladeiras? Em cada ladeira um ebó, em cada esquina um mistério, em cada coração noturno grito de súplica, uma pena de amor, gosto de fome nas bocas de silêncio, e Exu solto na perigosa hora das encruzilhadas.”


- Jorge Amado, em "Pastores da Noite".

Fábulas

"as fábulas constituem um alimento espiritual correspondente ao leite na primeira infância. Por intermédio delas a moral, que não é outra coisa mais que a própria sabedoria da vida acumulada na consciência da humanidade, penetra na alma infante, conduzida pela loquacidade inventiva da imaginação. Esta boa fada mobiliza a natureza, dá fala aos animais, às árvores, às águas e tece com esses elementos pequeninas tragédias donde ressurte a ‘moralidade’, isto é, a lição da vida. O maravilhoso é o açúcar que disfarça o medicamento amargo e torna agradável a sua ingestão."

- Monteiro Lobato, em Fábulas, 1918.

furacão na Botocúndia.

"O chamado progresso não passa de uma escravização cada vez mais apertada, que as massas consentem e aplaudem e, portanto, impõem à minoria individualista (...) Ignoro se é para o bem ou para o mal nosso que progredimos em corporatividade e diminuímos em indivíduo. Vamos tendendo para a vida da colméia, onde o indivíduo não conta. A marcha para a frente é dirigida, mais e mais, por fatores corporados, com rumo a um ideal coletivo. O motor e a eletricidade, como os temos agora, a imiscuírem-se em quase todos os atos da nossa vida diária, nos gregarizam mil vezes mais do que no tempo de Thoreau."


- Monteiro Lobato, em América, p. 265. Apud AZEVEDO, Carmen Lúcia de: Monteiro Lobato: furacão na Botocúndia. São Paulo, Ed. SENAC, 1997, p. 249.
And when they ask us how clangerous it was
we never will tell them , we never will tell them,
how we fought in some cafe
with wild women night and day
it was the wonder fullest war you ever knew.

E quando nos perguntaram se corremos perigo,
jamais lhe diremos , jamais lhe diremos,
como lutamos num bar
com mulheres impetuosas, dia e noite,
foi a mais maravilhosa das guerras.

Cole Porter.
"Uma amiga me contou que, quando foi recebida na cadeira de cinema da Universidade de Colúmbia,em Nova York, autoridades universitárias lhe deram as boas vindas dizendo que o cinema era a segunda atividade dos Estados Unidos. A número um é a venda de armas. A venda de armas e  a venda de filmes não pertencem a economias distintas .Ambas são feitas com a mesma violência e os mesmos critérios culturais. Não há nenhuma inocência. "

Lucrécia Martel. cineasta argentina.Folha de São Paulo.Ilustrada.2002.08 de Maio.

A Galinha

Certa manhã de domingo , eu  caminhava pela rua Stanton quando vi uma galinha poucos metros adiante de mim.Como eu andava mais rápido do que ela, fui me aproximando gradualmente. Pouco antes da 18 Avenida , eu já estava bem perto do animal. a galinha entrou à direita na 18. Na quarta casa, ela fez uma curva na calçada ,subiu aos pulos os degraus da escada da frente de uma casa e bateu com o bico na porta de metal.Depois de alguns instantes , a porta se abriu e a galinha entrou .
Linda Elegant, de Portland, Oregon.
História extraída do livro "Achei que meu pai fosse Deus ", organizado por Paul Auster
Como seres sociais vivemos com os olhos fixos em nossa imagem refletida sem ter a menor certeza  da tranquilidade das águas  em que enxergamos .
Charles Horton Cooley. sociólogo estadunidense
É só através de uma outra cultura que uma cultura estrangeira se revela de maneira  mais completa e profunda.

Bakhtin
É somente em sociedade que um indivíduo pode obter êxito em seus objetivos mais egoístas , porque precisa da proteção e da organização da sociedade para lhe assegurar este.

Rumeny e Mayer
O equilíbrio entre os valores do capital e os valores do trabalho é um imperativo da recuperação nacional.

Getúlio Dorneles Vargas
Ja, aus der welt werdem wir nicht fallen.
Wir sin einmal darin

Sim, não pularemos para fora deste mundo.
Estamos nele de uma vez por todas.

Christian Grabbe.Hannibal