sábado, 5 de abril de 2014

ESTUPRO E EXBICIONISMO

Sergio Gonçalves
·

Haverá gente com competência para dissertar sobre o tema. Não a tenho, tenho dúvidas. Aprendi pouco, muito pouco, no meu curso de "Medicina legal". Entendo que o estuprador é um doente mental, o que não perdoa ou mesmo minimiza a estupidez do crime. Mas é importante tomar isso em conta: um doente mental não será inibido por medidas policiais ou por punições legais. A compulsão existirá sempre - e, é óbvio, não é provocada por qualquer forma de estímulo externo: não é a exposição de uma bunda ou de um par de peitos que provoca isso. Necessariamente, esses tarados não podem viver em sociedade. O que fazer com eles? Há alguma forma de recuperação? Não acredito.
O Exibicionismo é outra forma de desvio de comportamento, de consequências muitissimo menores. Nos homens ela sempre toma a forma de exibição dos órgãos genitais, às escondidas, ação comum aos impotentes sexuais, que só encontram satisfação sexual nisso.Nas mulheres, há dificuldade muito maior para identificação do que possa ser considerado desvio sexual e o que seja vaidade.
Porém, é preciso ter coragem para contestar a validade das imagens que estão sendo usadas para contestar o estupradores. Mostrar a bunda e os peitos jamais justificará o crime de estupro, mesmo porque não é a causa. Apenas é a vulgarização da mulher, é o convite a gracejos, a "passadas" de mãos. O argumento do "o corpo é meu" é hipócrita. Condenar o estupro com fotos do tipo exposto é marketing pornográfico.

Lutar contra o estupro é muito sério, não é piada de popozuda.

Incongruências curitibanas ou - porque estou começando a odiar Curitiba.

Susan Blum Moura...Todos os dias pego (pelo menos duas vezes, outras vezes quatro vezes ao dia) o Expresso Centenário -Campo Comprido.. direção Capão da Imbuia para Campo Comprido. TODAS as vezes fico no tubo e percebo vários expressos (uns 3 ou 4) que vão somente até a Rui Barbosa (como Pinhais- Rui Barbosa ou Centenário- Rui Barbosa, passarem praticamente vazios) e só então passa o Centenário-Campo Comprido SEMPRE lotado ou superlotado. TODAS as vezes reclamo na URBS (156) e a resposta sempre é a mesma: O espaço no ônibus está dentro dos padrões de seis pessoas por metro quadrado. SEMPRE digo que está muito mais que isso, mas nunca me escutam. Peço que os fiscais vejam e anotem os ônibus "vazios" que são 3 ou 4 para cada UM do Campo Comprido... mas eles dizem que os fiscais apenas fiscalizam o HORÁRIO do ônibus... OK...
TODOS os dias vejo Expresso quebrado. a resposta deles sempre é a mesma: superlotação.
Curitibano vai aguentando, ganhando câncer, stress.. mas nunca reclama (156 já chegou a me dizer: "só a senhora reclama deste ônibus".)
Mas agora que estou cuidando de minha mãe percebi outro absurdo:
Tubo Silva Jardim mais que entupido. Fila de pessoas do lado de fora pegando chuva.. e todos aguardando que ônibus?? SANTA CANDIDA. Acontece que passa UM Pinheiirinho.. (vazio, com poucas dezenas de pessoas sentadas e muitas dezenas de bancos vazios), um segundo Pinheirinho,,, um terceiro Pinheirinho (todos sempre vazios) até que eu não aguento.. pego o quarto Pinheirinho e vou até a Rui Barbosa para PAGAR o segundo ônibus que me traga para casa...
O que é isso??
Burrice dos que trabalham com transporte ou esperteza para ganhar mais dinheiro??
Não entendo!
TODOS os tubos pelos quais eu passo sempre a mesma coisa: lotados, com filas de pessoas na chuva e eram apenas quatro e meia da tarde.. imagina na hora do rush.
Este é um dos motivos que estão me fazendo odiar Curitiba..
O transporte de Curitiba já FOI bom.. Hoje ele é pior até que muitas cidades do interior do Paraná. Não é o melhor do Paraná. Não é o melhor do Sul.
Não é o melhor do Brasil
VERGONHA!
Os governos e prefeituras anteriores acabaram com Curitiba!
VERGONHA!
Tenho que ver idosos, grávidas e outras pessoas com necessidades ter que aguentar esta situação!
VERGONHA!


Marlyn Tows lamentavel e desgastante...tempo perdido mesmo..

Susan Blum Moura RPC , Jornais, televisão, etc.. vejam o que está acontecendo... DENUNCIEM.
Passageiros, tirem fotos, filmem, reclamem... divulguem, compartilhem.. vamos fazer algo.. porque assim não dá.. o preço é caro... eles ganham muito e quem sofre é o povo.


Daniel Oliveira verdade, to pegando o busão diariamente e ta punk,

Suely Furukita... acho que quem "planeja" toda essa bagunça não anda de ônibus... é com certeza nunca andou!

Sandra Nodari... Susan Blum Moura o nosso grande problema é que não reclamamos nos canais certos. Reclamamos em conversas apenas. Poucas pessoas ligam pro 156, menos ainda enviam emails para o site - acho até que fui melhor atendida sempre que postei e assinei a reclamação no Portal 156. Quando você liga, o atendente é quem registra, traduzindo sua fala. Concordo, vamos filmar, fotografar, denunciar.

Thamyres Pedroso.... Já morei no Pinheirinho e te digo, é um dos ônibus que mais lota em horários de pico, inclusive acho difícil até achar ele vazio. Agora o Centenário tem um adendo: furtos e roubos quase todos os dias nos horários de pico. Além de não ter estrutura e conforto, não tem segurança. Fora o Universidade Positivo, que tem filas quilométricas e os motoristas ficam com o ônibus parado, até os alunos subirem quase no teto e quando a gente pede pra ele fechar as portas porque não cabe mais gente, ele responde: liga no 156 e pede mais carro. E o pior de tudo, é que nós vemos o estacionamento da Universidade Positivo quase lotado todos os dias, mas os alunos são egoístas demais pra oferecerem uma carona até o terminal ou qualquer outro lugar. Naquele grupo de Carona Solidária, quem ofereceu uma carona? Dá pra contar nos dedos de uma mão e é capaz de sobrar ainda.

Susan Blum Moura Olha que mando quase toda semana pro 156 - http://www.central156.org.br/
Central de Atendimento e Informações - 156 - Prefeitura Municipal de Curitiba
www.central156.org.br

Susan Blum Moura antes eu ligava... já teve vezes que mandei todo DIA...

Daniel Oliveira hj eu ouvi o Fruet na rádio, o discurso dele sobre o transp coletivo me pareceu razoável (pros níveis da canalha brasileira), falou com dados técnicos, não foi demagogo nem messiânico, mostrou pés-no-chão, e falou em sistema coletivo e público q atenda, funcione e evolua, vamos ver...

Valeria Zamparo Por favor, não fique assim. Experimente andar nos ônibus de Brasília e você vai achar o transporte público curitibano um paraíso.

Sandra Maria Martins Susan Blum Moura esse e muitos outros motivos me trouxeram onde estou.
 Sei que não é a solução para você nem para outras tantas pessoas, mas tudo o que você falou é verdade. Está insuportável!

Geraldo Magela Cardoso Magela os tubos são indigestos e as pessoas mal educadas.. n esperam vc sair.. olham sempre pro umbigo..e vão empurrando a gente.

Thadeu Peronne UMA VERGONHA !
Juli ErTao Juliana Erthal O preço da "fama".

Marcelo Chella É verdade que o transporte coletivo em certos lugares é bem pior (no Rio tem ônibus despencando de viaduto todo mês), mas não dá pra nivelar por baixo e achar que se não tá pior tá bom. O transporte de Curitiba não vale os 2,70 de hj, e muito menos o aumento que vem aí (depois da eleição, é claro).

Susan Blum Moura Os ônibus são velhos, chove dentro, tem baratas (já tirei fotos delas), vivem quebrando, tem assalto, tem "homens" que se aproveitam, enfim.. temos que mudar. Não culpo o Fruet. Acho que ele está fazendo "milagres" visto o rombo que recebeu. Mas já se sabe que os tubos NÃO servem! Não cabem todos, é muito frio no inverno, um inferno no verão, os cobradores não têm banheiro, não tem condições mínimas... já passou da hora de termos metrô aqui em Curitiba...

Regiani Baumbach Lendo essa tua história me deu um alívio tão, tão, tão grande por não morar mais em Curitiba... E aqui onde moro são só elogios a Ctba. E eu digo: vai morar lá pra ver como as coisas são de verdade!

Susan Blum Moura Marylene Fraulob, eu AMO Curitiba. Mas a minha paciência está se esgotando, pois reclamo dos ônibus desde 2005 e não vejo mudanças para melhor, só para pior. Além disso a idade vai avançando e o incômodo também aumenta. Thamyres Pedroso, concordo com vc em gênero, número e grau. Os ônibus Positivo também estão insuportáveis. Também acho que não custa oferecerem carona nos pontos dentro da U.P. para levarem ao menos para o Terminal Campo Comprido... mas... o pior é que os alunos ditos "universitários" não têm cidadania. Desde que entrem no ônibus, não ligam se há espaço no fundo do ônibus ou se poderiam ceder mais lugares... ficam nas portas e não arredam pé.

 Regiani eu AMO esta cidade, mas fico com pena em ver como ela está ficando violenta, com transporte ruim, com saúde pública terrível, enfim.. queria MUITO mudar tudo isso.. Sei que a cidade tem um potencial enorme... que tem um povo maravilhoso (não todos, lógico). E que a arte pode crescer muito aqui. Não quero desistir desta cidade. Mas o cansaço está me vencendo...

Testamento

Testamento - Alda Lara
À prostituta mais nova
Do bairro mais velho e escuro,
Deixo os meus brincos, lavrados
Em cristal, límpido e puro...
E àquela virgem esquecida
Rapariga sem ternura,
Sonhando algures uma lenda,
Deixo o meu vestido branco,
O meu vestido de noiva,
Todo tecido de renda...
Este meu rosário antigo
Ofereço-o àquele amigo
Que não acredita em Deus...
E os livros, rosários meus
Das contas de outro sofrer,
São para os homens humildes,
Que nunca souberam ler.
Quanto aos meus poemas loucos,
Esses, que são de dor
Sincera e desordenada...
Esses, que são de esperança,
Desesperada mas firme,
Deixo-os a ti, meu amor...
Para que, na paz da hora,
Em que a minha alma venha
Beijar de longe os teus olhos,
Vás por essa noite fora...
Com passos feitos de lua,
Oferecê-los às crianças
Que encontrares em cada rua...

Alda Lara nasceu em Benguela, Angola, 09 junho de 1930. Viveu em Portugal desde a adolescência, onde frequentou as Faculdades de Medicina de Lisboa e Coimbra, licenciando-se por esta última. Faleceu em Cambambe, Angola, em 30 de janeiro de 1962.

Ariete


Nel pigro moto dei cieli
la stagione si mostra: al vento nuova,
al mandorlo che schiara
piani d'ombra aerei
nuvoli d'ombre e biade:
e ricompone le sepolte voci
dei greti, dei fossati,
dei giorni di grazia favolosi.
Ogni erba dirama,
e un'ansia prende le remote acque
di gelidi lauri ignudi iddii pagani;
ed ecco salgono dal fondo fra le ghiaie
e capovolte dormono celesti.

Salvatore Quasimodo. Acque e terre (1920-1929) in Tutte le poesie.

A maioria dos livros didáticos não são didáticos!

A maioria dos livros didáticos não são didáticos!
Diana Abreu Uma linguagem inacessível , cópia literal dos textos acadêmicos!
Claudio Roberto Molina Sanches alguns livros didáticos do ensino fundamental para o aluno é como se estivessem lendo aquele texto dos trafelnos, não comunica nada, da gestalt: Era uma vez dois trafelnos: Mirimi e Gissitar. "Os dois trafelnos eporavam longe das perlogas. Um masto, porém, um dos trafelnos, Mirimi, felnou que ramalia rizar e aror uma perloga. Gissitar regou muito. Ele rurbia que Mirimi não rizaria mais da perloga. Gissitar felnou, felnou, regou, regou, mas nada. Mirimi estava leruado: ramalia rizar e aror uma perloga. No masto do fabeti, Mirimi rizou muito lonto. No meio do fabeti, proceu Gissitar e os dois rizavam ateli. Gissitar não ramalia clenar Mirimi"
Claudio Roberto Molina Sanches será que o aluno tem essa sensação de estar lendo algo que parece que nada comunica?          
Aline Carissimi  duro é que ainda existem práticas docentes que solicitam dos estudantes cópias dos livros.  Claudio Roberto Molina Sanches radicalizou, mas pode ser verdade, é claro. E ainda inclui-se o analfabetismo funcional.
Claudio Roberto Molina Sanches ... Esses dias meu afilhado tinha 30 pgs para estudar para uma prova de ciências: "tinha que mostrar a vocês a linguagem que o texto utilizava, o tema era: os quilópodes e os diplópodes... eu não conseguia entender aquilo, fui buscar textos na internet para auxiliar...é impressionante algumas coisas...por esse fato que lembrei desse texto da gestalt: os trafelnos.
Aline Carissimi Perfeito Molina Claudio Roberto Molina Sanches!!!!
Claudia Moreira Se pensarmos que há muitos professores sem formação específica, o quadro fica mais grave, porque muitas vezes nem ele entende o livro. Porque um livro de linguagem incompatível com a idade, nas mãos de um bom professor, pode acabar por se constituir numa boa ferramenta, afinal.             
Alessandra Nacur Principalmente vejo que os livros do ciclo I, por serem de alfabetização, são bastante poluídos visualmente e com uma linguagem, às vezes, inacessível à criança.
Eyrimar Fabiano Bortot talvez que ocorre no Brasil é que todos sem perceber elegem um autor ou estilo ou pedagogo a ser seguido e tentam aperfeiçoar no sentido deste, e acabando exagerando muitas vezes em nome de um estilo, escola ou algo do gênero. É um fenômeno que não percebemos... claro isso não é conclusivo, mas é algo que tenho percebido. adorei a postagem Diana bem crítica.