domingo, 17 de janeiro de 2016


Existe este muro branco, acima do qual o céu se faz —
Infinito, verde, todo intocável.
Anjos nadam ali, a as estrelas, em indiferença também.
Eles são meu meio. O sol se esvai neste muro, sangrando suas luzes.
Um muro cinza agora, arranhado a sangrento.
Não há como escapar da mente?
Passos atrás de mim espiralam poço adentro.
Não há árvores nem aces neste mundo,
Só existe um azedume.
Este muro vermelho recua continuamente:
Um punho vermelho, abrindo a fechando,
Dois sacos de papel cinza —
É disco que eu sou feita, disco a de um terror
De rodar sob crazes a uma chuva de pietás.
Num muro negro, pássaros inidentificáveis
Giram suas cabeças a gritam.
Não se fala de imortalidade entre eles!
Frios brancos nos alcançam:
Movem-se com pressa.

(XXI POEMAS, Sylvia Plath, tradução de
Ronald Polito e Deisa Chamahum Chaves,

Ed. Livre, Mariana/MG, Brasil, 1994.)

Metáforas


Sou um enigma em nove sílabas,
Um elefante, casa pesada,
Um melão solto sobre dois brotos.
oh fruta rubra, marfim, bons troncos!
Esse pão que cresce fermentando.
Dinheiro novo na bolsa cheia.
Eu sou meio, palco, vaca prenha.
Comi um saco de maçãs verdes,
Tomei o trem do qual não se desce.

(XXI POEMAS, Sylvia Plath, tradução de Ronald Polito e Deisa Chamahum Chaves,

Ed. Livre, Mariana/MG, Brasil, 1994.)

O Rio


Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refleti-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.


BANDEIRA, Manuel.

 " Belo Belo". In:Antologia Poética. Organização Manuel Bandeira. Coordenação André Seffrin. 6 Ed. Global - 2013. p. 221.

Música

A música vinha duma mansidão de consciência
era como que uma cadeira sentada sem
um não falar de coisa alguma com a palavra por baixo
nada fazia prever que o vento fosse de azul para cima
e que a pose uma nostalgia de movimento deambulante
era-se como se tudo por cima duma vontade de fazer uma asa
nós não movimentamos o espaço mas a vida erige a cifra
constrói por dentro um vocábulo sem se saber
como o que será era um sinal que vinha duma atmosfera simplificante
silêncio como um pássaro caído a falar do comprimento.

- António Gancho, em 'O Ar da Manhã'.


fonte :Elfi Kürten Fenske

TRIBULAÇÕES DE UM METECO


De onde venho, não saberia dizê-lo: nos templos, permaneço sem crença; nas cidades, sem ardor; junto a meus semelhantes, sem curiosidade; sobre a terra, sem certezas. Dê-me um desejo preciso e destruirei o mundo. Livre-me desta vergonha dos atos que me faz interpretar, cada manhã, a comédia da ressurreição e cada tarde a do enterro; no intervalo, nada além deste suplício no sudário do tédio... Sonho com querer e tudo o que quero me parece sem valor. Como um vândalo corroído pela melancolia, dirijo-me sem fim, eu sem eu, na direção de já não sei que canto... para descobrir um deus abandonado, um deus que fosse ele próprio ateu, e adormecer à sombra de suas últimas dúvidas e de seus últimos milagres.

(Emil Cioran, "Breviário de Decomposição")
Escola é um dos problemas centrais da reprodução da desigualdade social. Eu só queria ver tantas escolas nas periferias como essas novas igrejas evangélicas. A responsabilidade pela educação é uma responsabilidade social, estatal, política, partidária e antes de tudo comunitária, familiar e individual. Qualquer brasileiro com mais de cinquenta anos, como eu, viu a vasta construção cultural e material de novas instituições religiosas no Brasil dos últimos quarenta anos. Novas igrejas pentecostais, evangélicas, organizadas, lideradas e motivadas principalmente por setores populares de baixa renda, grupos da classe trabalhadora, principalmente de novos moradores urbanos, muitos pardos e negros, formaram amplas redes de igrejas, algumas das quais bastante suntuosas, bem construídas e equipadas, muito funcionais, abrangentes e com grande capilaridade nas periferias e também nas áreas rurais. Por que este imenso esforço também não foi destinado à construção de escolas e faculdades, por que parte dos recursos não formaram apenas pastores, mas também professores e educadores, com as elevadas captações e remunerações dos dízimos ? Novidade nos subalternos porque grupos de classes média e alta são estabelecidos, dificilmente mudam de religião, ou deixam de investir em educação, como membros do andar de cima. A opção pela deseducação foi uma opção política, societal, de classes sociais e de grupos étnicos ao longo da história. Baixa educação significa baixa produtividade e baixa capacidade cultural crítica, científica e tecnológica. Houve recursos e houve opções. A nossa primeira classe dominante composta principalmente pela conquista e colonização portuguesa formou os grandes latifúndios, as vilas coloniais, a escravidão, mas nunca criou a instituição escola comunitária, com poucas exceções. Quantos dos nossos antepassados se formaram em Coimbra ? Na minha genealogia das famílias mais antigas de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, eu só encontro dois Coimbrões, a educação superior só começou a se ampliar no início do século XX. Mesmo nesta classe histórica, com famílias históricas do período colonial, os descendentes dos primeiros povoadores, quem tem bisavôs, avôs, pais com ensino superior no Brasil ? A opção por uma educação pública, gratuita e de qualidade foi uma das grandes lutas políticas dos anos 1950 e 1960. Nos anos 1980 e 1990 houve uma paralisação do setor público e a retomada do setor privado. Nos últimos 15 anos os governos progressistas do PT voltaram a priorizar o setor público, mas o substantivo crescimento orçamentário sempre enfrentou muitas dificuldades e o ritmo de crescimento sempre esteve aquém das imensas necessidades. Um pai e uma mãe conscientes farão o máximo possível para investirem na educação dos filhos, seja nas redes privadas ou nas públicas, em função de suas capacidades. Alunos de baixa renda e periféricos sofrem os dramas sociais prejudiciais à escolarização, mas os melhores alunos nas classes média alta e alta jamais foram definidos apenas pelos critérios da maior renda dentre eles, a partir de certo patamar valem as notas. Um aluno que passe no vestibular de medicina, por exemplo, um vestibular dentro do vestibular porque os últimos colocados na medicina seriam os primeiros nos outros cursos, já demonstra e apresenta uma dinâmica escolar própria, com o mérito socialmente programado e atingido somente por alguns a cada ano. Em qualquer sociedade complexa de classes a seleção dos capitais sociais opera do nascimento à morte. Eu só queria ver tantas creches e escolas laicas nas periferias como igrejas, escolas bem aparelhadas, com ar refrigerado, equipamentos funcionais e professores do ensino básico e médio bem remunerados, nem remunerações tão altas como alguns desses pastores, mas com salários e poder aquisitivo para terem vidas confortáveis, dignas como consumidores de produtos culturais e de livros. Então haveria maciçamente a diferença de quantidade e qualidade que ainda nos falta nas desigualdades sociais da educação.


Ricardo Costa de Oliveira