quinta-feira, 28 de maio de 2015

Братья Жемчужные - Годы мчатся...

A  vida  escorre em gotas preciosas diante da sede dos  sonhos em meio a escuridão raios rasgam os céus das bocas com maldições cegas enquanto a  escuridão  a vela precipícios  .Embriagados passos flertam com a morte da razão.Na miragem da planície sem sol delira a esperança .

Wilson Roberto Nogueira

Farid Al Atrache - Yaritni Tir فريد الاطرش - يارتني طير

Os filhos dos dias

 Eduardo Galeano

28 de maio - Oswiecim

No dia de hoje do ano de 2006,o papa Bento, sumo pontífice da Igreja Católica, passeou entre os jardins da cidade que se chama, em língua polonesa, Oswiecim.
A certa altura do passeio, a paisagem mudou.
Em lingua alemã, a cidade de Oswiecin se chama Auschwitz.
E em Auschwitz o papa falou. Na fábrica de morte mais famosa do mundo, falou:
- E Deus, onde estava?
E ninguém informo a ele que Deus nunca havia mudado de endereço.
E perguntou:
- Por que Deus ficou calado?

E ninguém explicou que quem havia se calado era a Igreja, a sua Igreja, que falava em nome de Deus.

fenômenos viróticos

Dois "fenômenos viróticos", sociais e políticos, aparentemente absurdos e incompatíveis com o século XXI surgiram no ano passado. A epidemia de ebola na África Ocidental e o Estado Islâmico (ISIL, ISIS, EI) no Oriente Médio. "Epidemias" só se espalham com nichos ecológicos e habitats favoráveis. Após um ano a epidemia de ebola parece ter diminuído e começou a ser contida, já o EI resistiu e amplia a sua esfera de ação. Vitórias no Iraque, Ramadi, na Síria, Palmira e na fronteira entre os dois Estados. Existe uma base social de apoio ao Estado Islâmico. As ditaduras, a pobreza, a ignorância, a violência, o caos, a humilhação e o desespero dos últimos anos aumentaram e criaram esta grande base social na região. Pela primeira vez o EI ataca uma mesquita xiita na Arábia. Os Estados Unidos não vão enfrentar mais um tiranete árabe facilmente derrubável. Uma intervenção terrestre seria extremamente cara para um país quebrado financeiramente, com Fergusons e Baltimores explodindo e um custo militar bem mais elevado para uma nova guerra no Oriente Médio. Cenários iniciais de 50 mil mortos e 500 mil feridos dos Estados Unidos para tentarem extirpar o Estado islâmico não receberão nenhum apoio eleitoral por lá e uma guerra ainda poderia ser mais um trauma como as guerras anteriores, com possibilidade de uma derrota ainda mais humilhante do que no Vietnã. Para Israel o pior pesadelo seria o Estado Islâmico fazendo fronteiras ou com presenças na Síria, Jordânia, Cisjordânia, Palestina, Gaza, Sinai, com células ativas em Jerusalém e dentro de Israel. O cenário é de grave instabilidade política espalhada pela Arábia Saudita, o Egito, a Líbia, o Paquistão e o Afeganistão convulsionados pelas ações do Estado Islâmico nos próximos dez anos em graus variáveis.


Ricardo Costa de Oliveira
"O velho mundo queria viver mais uma primavera"..
"O sol surgia no horizonte glorioso, era um despertar de regozijo por tôda a extensão do campo. Uma vaga de ouro rolava do oriente ao ocidente, sôbre a imensa planície. Êsse calor de vida avançava, estendia-se num estremecer de juventude, e nêle vibravam os suspiros da terra, o canto dos pássaros, todos os murmúrios das águas e dos bosques. Era bom estar vivo, o velho mundo queria viver mais uma primavera."

Émile Zola, em "Germinal".Tradução Francisco Bittencourt. Rio de Janeiro: Editorial Bruguera, 1969, pg. 606.

http://www.elfikurten.com.br/2014/08/emile-zola.html
La libertà è una sorella morta appena nata.
Un lamento che ti segue è non sai dove trovare.
Un'altro mondo ricoperto dalla superficialità del presente mondo.

Antonio Oliani