quinta-feira, 2 de abril de 2015

O peixe


Tendo por berço o lago cristalino,
Folga o peixe, a nadar todo inocente,
Medo ou receio do porvir não sente,
Pois vive incauto do fatal destino.
Se na ponta de um fio longo e fino
A isca avista, ferra-a inconsciente,
Ficando o pobre peixe de repente,
Preso ao anzol do pescador ladino.
O camponês, também, do nosso Estado,
Ante a campanha eleitoral, coitado!
Daquele peixe tem a mesma sorte.
Antes do pleito, festa, riso e gosto,
Depois do pleito, imposto e mais imposto.
Pobre matuto do sertão do Norte!

- Patativa do Assaré

em "Ispinho e Fulô". (Organização Antônio Gonçalves da Silva). Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1990. (grafia original).


http://www.elfikurten.com.br/…/patativa-do-assare-o-poeta-d…

RELATO


Louise Rasgada de Vento

Olha só. perguntei para o Luciano Ducci:"Quero saber quais os argumentos do deputado, do próprio deputado para reduzir a maioridade penal, porque é um raciocínio equivocado de que não há previsão legal para responsabilizar os adolescentes autores de ato infracional. Por isso, ao invés de postar fotinho e matéria genérica. Escreva o que pensa."
Resposta Ducci "Cara Louise, sou a favor da redução da maioridade penal somente para crimes hediondos, e com um regime de reclusão diferenciado. Acredito que a impunidade gera mais violência. Outra razão para eu votar a favor é considerar o que pensa a maioria da sociedade brasileira. Em 2013, pesquisa realizada pelo instituto CNT/MDA indicou que 92,7% dos brasileiros são a favor da medida. Obrigado pela sua opinião, acredito que devemos debater, argumentar, discutir. Abs"

Ou seja ele acha que não há responsabilização, porque não sabe o que as medidas socioeducativas da prefeitura e do Estado fazem, ou acha insuficiente. Se é insuficiente, porque não aperfeiçoar ao invés de mudar a idade de imputabilidade penal. REGIME DE RECLUSÃO DIFERENCIADO, como?! Bem, já existem formas de reclusão nos Centros de Socioeducação CENSES -PR. Então, paremos, paremos de não avaliar o que de fato já se faz... Que me adianta o Estado do Paraná, discutir um Plano Decenal da Criança e Adolescente e seus representantes eleitos nem sequer saberem o que lá está escrito. Que adianta um juiz que participou do Plano avaliar que se deve reavaliar a reclusão desses adolescentes (medidas de internamento), porque os problemas poderiam ser medida socioeducativas sem internamento, caso a estrutura de educação, assistência e saúde trabalhassem melhor em conjunto e com recursos para tal. O sr. Ducci acha que não prendemos e não responsabilizamos o suficiente. Para mim, esse é um falso pressuposto, porque não se avalia o que de fato acontece com os milhões de presos ou se essa massa carcerária gera mesmo uma melhoria nos índices de criminalidade. Aliás, pesquisas comprovam contrário...
Ele escolheu acreditar em uma única pesquisa realizada (que pode ou não estar certa, porque é necessário sabe plano amostral e forma de coleta, antes de sequer se iludir que é representativa) para votar. Dizer que vota de acordo com o "povo". Que maravilha.


Esse é o breve relato