domingo, 6 de dezembro de 2015

A Dilma pode até seguir tentando um acordo possível com o Michel Temer. Pode até pagar o preço alto exigido pelo seu vice, que trama pelas suas costas a sua deposição, mas o fim será o mesmo: um impeachment, mais cedo ou mais tarde, motivado pela baixa popularidade da presidente, ou um governo e um partido em frangalhos em 2018. Não vai haver "Lula salvador" capaz de reverter esse processo, pois o Temer vai exigir que ela governe ainda mais de joelhos, contra a sua base social, e alimente uma base aliada fisiológica e corrupta. Na aparência, o acordo com o PMDB/PP é a única saída da Dilma, pois, do contrário, ela pode ter a minoria no congresso e periga perder seu mandato já no início de 2016. Mas, na realidade, a chave para essa situação não se encontra nos corredores do congresso, mas nas ruas. A Dilma precisa reconquistar seu eleitorado, a maioria do país que a elegeu e que pode dar sustentação ao seu mandato, obrigando os parlamentares a recuarem no golpe em curso. Para isso, vai precisar ser mais "coração valente" do que a "gerentona" de uma empresa em falência e que joga o custo da crise no colo de seus trabalhadores. A Dilma vai precisar falar a mesma língua do povo, mudar sua política econômica e voltar a dar argumentos para a população defender o seu mandato.

André Castelo Branco Machado


Quem vai sair de casa para reivindicar

Ricardo Costa de Oliveira__________ Quem vai sair de casa para reivindicar o PMDB, com grupos extremamente corruptos e fisiológicos no poder ? Quem quer o "Temer Já" e o "Eduardo Cunha Já" na presidência sem votos diretos ? Está claro para todos que boa parte da crise foi produzida e narrada pela direita. Boa parte da crise foi provocada pela mídia PIG, oposição legislativa irresponsável-pauta-bomba, Eduardo Cunha e Vaza Jato. Se fizerem a pergunta sobre os eleitores estarem insatisfeitos com Dilma a resposta é uma. Se perguntarem se os eleitores querem ser governados pelo Temer ou pelo Eduardo Cunha, sem os votos populares presidenciais, a resposta é outra. Quase todas as denúncias de corrupção são de atores do segundo escalão na Petrobras, empreiteiras, bancos BTG Pactual já instalados no poder corrupto desde o governo do PSDB. Se o Eduardo Cunha derrubar Dilma, ele depois derruba Temer e vai derrubar os líderes do PSDB com total facilidade porque Cunha não precisará mais de títeres para governar. As pautas fundamentalistas e atrasadas contra trabalhadores, contra a educação, movimentos sociais, mulheres, jovens, LGBT, a redução da maioridade penal, a liberação das armas, a precarização e terceirização do trabalho, o distritão, as manobras eleitorais financiadas pelos grandes capitais voltam com Cunha e cúmplices no poder.

Mauro Costa de Oliveira ____________A aliança eleitoral do PT com o PMDB foi feita para garantir a governabilidade. Os peemedebistas só estão interessados em cargos e em negociatas, aliás como fazem desde a redemocratização em 1985. Não há nenhuma afinidade política ou ideológica. Fica então pergunta, se na primeira oportunidade a máscara cai e eles querem derrubar o governo de forma golpista, de que adiantou todo o desgaste desta aliança esdrúxula e nefasta?

Célio Gallotti Guimarães________ Já está mais do que na hora de haver um pacto político pela manutenção do estado de direito. O estado de direito já foi maculado por setores do legislativo. Porém, estou muito pessimista. É alta possibilidade do  vice poder virar presidente . Acredito que este fato deva assustar a qualquer pessoa , com o mínimo de conhecimento da história de nossas instituições.


Paulo Baía____________ Michel Temer disse, sobre o processo de impedimento, que espera que ao final, independentemente do resultado, o Brasil saia unido e volte a crescer. Michel Temer não será orientador da defesa da Presidente, nem comandante do processo de impedimento. Michel é Professor e Doutor em Direito Constitucional. É um defensor da Lei e da Constitucionalidade. Ninguém espere dele posição fora da legalidade e da constitucionalidade.
Assistimos a uma tragédia iniciada há 500 anos, a explicar como um país destinado a ser paraíso foi condenado ao inferno por sua elite.
Em qual país dito democrático o destino do governo e do seu partido fica sujeito à chantagem do presidente da Câmara dos Deputados, disposto a vender caro a sua pele de infrator?
Somos espectadores de um enredo assustador, a negar a democracia que acreditamos viver, mas nem todos entendem que o espetáculo é trágico.


(Mino Carta)

La dominación masculina

PIERRE BOURDIEU. 


Enlace: http://www.ocacchile.org/…/Pierre-Bourdeu-La-dominaci%C3%B3…


Las estructuras de dominación […] son el producto de un trabajo continuado (histórico por tanto) de reproducción al que contribuyen unos agentes singulares (entre los que están los hombres, con unas armas como la violencia física y la violencia simbólica) y unas instituciones: Familia, Iglesia, Escuela, Estado.
Los dominados aplican a las relaciones de dominación unas categorías construidas desde el punto de vista de los dominadores, haciéndolas aparecer de ese modo como naturales.