quinta-feira, 3 de outubro de 2019

INSTRUÇÕES PARA CHORAR




Deixando de lado os motivos, atenhamo-nos à maneira correta de chorar, entendendo por isto um choro que não penetre no escândalo, que não insulte o sorriso com sua semelhança desajeitada e paralela. O choro médio ou comum consiste numa contração geral do rosto e um som espasmódico acompanhado de lágrimas e muco, este no fim, pois o choro acaba no momento em que a gente se assoa energicamente.

Para chorar, dirija a imaginação a você mesmo, e se isto lhe for impossível por ter adquirido o hábito de acreditar no mundo exterior, pense num pato coberto de formigas e nesses golfos do estreito de Magalhães nos quais não entra ninguém, nunca.

Quando o choro chegar, você cobrirá o rosto com delicadeza, usando ambas as mãos com a a palma para dentro. As crianças chorarão esfregando a manga do casaco na cara e, de de preferência, num canto do quarto. Duração média do choro, três minutos.


JULIO CORTÁZAR - in  (História de Cronópios e de Famas)       



A Regra Fundamental de Vida Quando nós dizemos o bem, ou o mal... há uma série de pequenos satélites desses grandes planetas, e que são a pequena bondade, a pequena maldade, a pequena inveja, a pequena dedicação... No fundo é disso que se faz a vida das pessoas, ou seja, de fraquezas, de debilidades... Por outro lado, para as pessoas para quem isto tem alguma importância, é importante ter como regra fundamental de vida não fazer mal a outrem. A partir do momento em que tenhamos a preocupação de respeitar esta simples regra de convivência humana, não vale a pena perdermo-nos em grandes filosofias sobre o bem e sobre o mal. «Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti» parece um ponto de vista egoísta, mas é o único do género por onde se chega não ao egoísmo mas à relação humana.

José Saramago, in "Revista Diário da Madeira, Junho 1994"

Fonte: O Citador


Às vezes você é obrigado a pôr uma máscara e sair sorrindo. Cumprimentando as pessoas. Respondendo às perguntas 'fáticas' tipo "tudo bem?", "como vai?". Mas na verdade você só quer é estar sozinho. Olhando a lua. Ou se molhando na chuva. E perguntando: onde vai dar tudo isso?
Olw

“Não é desprezo pelo que é nosso, não é desdém pelo meu país. O país real, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco”

Machado de Assis, em 1861

"Onde pus a esperança, as rosas / Murcharam logo." Álvaro de Campos


A literatura não é autoajuda, pilulas de otimismo ou lições de auto-superação. A literatura, como ela se delineou na modernidade, é a procura do estranhamento, da alteridade, da exotopia (olhar-se a si mesmo como que de fora). Isso não sgnifica que a literatura não possa ajudar, mas ajudar num sentido mais amplo, complexo, dialético. Parafraseando a linguagem dos místicos, se para atingir a iluminação é preciso antes esvaziar-se das ilusões (o véu de Maya), a literatura é aquela que produz o vazio. Aí, neste vazio, neste oco, neste nadir, neste zinzum (pra falar como a cabala) pode quem sabe brotar a luz.

Otto Leopoldo Winck

BLUSA FÁTUA


- Maiakóvski

Costurarei calças pretas
com o veludo da minha garganta
e uma blusa amarela com três metros de poente.
pela Niévski do mundo, como criança grande,
andarei, donjuan, com ar de dândi.

Que a terra gema em sua mole indolência:
"Não viole o verde de as minhas primaveras!"
Mostrando os dentes, rirei ao sol com insolência:
"No asfalto liso hei de rolar as rimas veras!"

Não sei se é porque o céu é azul celeste
e a terra, amante, me estende as mãos ardentes
que eu faço versos alegres como marionetes
e afiados e precisos como palitar dentes!

Fêmeas, gamadas em minha carne, e esta
garota que me olha com amor de gêmea,
cubram-me de sorrisos, que eu, poeta,
com flores os bordarei na blusa cor de gema!

(Tradução: Augusto de Campos.)


Só existe um problema filosófico realmente sério: é o suicídio. Julgar se a vida vale ou não vale a pena ser vivida é responder à questão fundamental da filosofia."

Albert Camus, abertura de 'O mito de Sísifo'.

Carta a Meneceu


"Então, o mais terrível de todos os males, a morte, não significa nada para nós, justamente porque, quando estamos vivos, é a morte que não está presente; ao contrário, quando a morte está presente, nós é que não estamos. A morte, portanto, não é nada, nem para os vivos, nem para os mortos, já que para aqueles ela não existe, ao passo que estes não estão mais aqui. (...)

O sábio, porém, nem desdenha viver, nem teme deixar de viver; para ele, viver não é um fardo e não-viver não é um mal."

Epicuro


"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem." 

(João Guimarães Rosa)



Picasso morreu com 91 anos. Saramago com 87. Drummond com 84. Victor Hugo com 83. Manuel Bandeira com 82. Machado de Assis com 69. Hemingway, aos 61, se suicidou com um tiro de espingarda na boca. James Joyce e Guimarães Rosa, dois inventa-línguas, morreram com 59 anos. Clarice Lispector morreu um dia antes de completar 57 anos de idade. Mário de Andrade morreu aos 51. Marcel Proust também. Fernando Pessoa morreu aos 47, de cirrose hepática. Paulo Leminski também morreu de cirrose hepática, mas aos 44. Não se sabe ao certo se Edgar Allan Poe morreu de cirrose, mas com certeza a bebida teve sua culpa na sua morte aos 40. Rimbaud morreu com 37 anos mas parou de escrever aos 20. Maiakovski se matou com um tiro na cabeça aos 36. Florbela Espanca também morreu aos 36, no dia de seu aniversário. Causa: ingestão de barbitúricos. Cruz e Souza foi outro que morreu aos 36. Tuberculose. Fagundes Varela morreu com a idade de Cristo. Augusto do Anjos aos 30. De pneumonia. Torquato Neto se matou no dia de seu 28º aniversário, ingerindo gás, e deixou escrito num bilhete: pra mim chega. Brian Jones, Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Kurt Kobain e Amy Winehouse morreram todos aos 27 anos. Overdose ou outras causas suspeitas. Noel Rosa, sambista que tinha uma vida muito rock’n’roll, morreu aos 26. Lautréamont morreu aos 24. Castro Alves também morreu aos 24, mas depois de dar, literalmente, um tiro no pé. Junqueira Freire, outro romântico, morreu aos 23. Casimiro de Abreu aos 21. Álvares de Azevedo esperou menos ainda: morreu aos 20. Raymond Radiguet, autor de Com o diabo no corpo, também morreu aos 20. Já Sid Vicious, do Sex Pistols, foi mais longevo que esse último: morreu dois meses antes de completar 21 anos, de overdose de heroína. Oscar Niemeyer, por sua vez, morreu com 105 anos, 11 meses e 20 dias – e disse que a vida é um sopro.

Otto Leopoldo Winck


Os mortos


 (Ferreira Gullar)

os mortos vêem o mundo
pelos olhos dos vivos

eventualmente ouvem,
com nossos ouvidos,
certas sinfonias
algum bater de portas,
ventanias

Ausentes
de corpo e alma
misturam o seu ao nosso riso
se de fato
quando vivos
acharam a mesma graça
               


"O que faz de nós heróis? Ir, simultaneamente, ao encontro da nossa suprema dor e da nossa suprema esperança." 

(Friedrich Nietzsche)