quinta-feira, 12 de dezembro de 2019


O bolsonarismo equivale a uma tropa de ocupação estrangeira, basta ver a entrega e submissão de nossos patrimônios e riquezas aos interesses econômicos, diplomáticos, culturais, militares, policiais e geopolíticos de conhecidos grupos internacionais contra a maioria do povo brasileiro. Em uma sociologia de longa duração já estivemos nesta situação várias vezes e sempre emergimos muito maiores, depois de vencermos os inimigos de cada conjuntura, inimigos de nossa gente, língua, religião de nossos antepassados e de nossos valores políticos nacionais. Somos uma nação gigantesca em construção, sempre solidária e receptiva na absorção de novos imigrantes ao longo do tempo. Muitas de nossas linhagens sofreram a ocupação estrangeira do califado islâmico, das dinastias mouras dos almorávidas e almoádas, as ameaças e invasões castelhanas, as Guerras da Restauração com a dinastia de 1640, o ciclo de ocupação estrangeira holandesa da WIC em 1624, 1630-1654, a formação do Brasil, o processo incompleto da Independência Nacional, a incompleta cidadania para as camadas populares negras e mestiças, vítimas da escravização e destribalização fundadoras da nossa sociedade e demografia. Temos uma agenda nacional engasgada há muito tempo e agora novamente uma situação de dominação, que passará, acredito que será breve pela mediocridade, imbecilidade e rapina do atual desgoverno e principalmente porque também sabemos resistir e lutar por meses, anos, décadas e séculos se preciso, como sempre fizemos para sermos quem nós somos no nosso tamanho.
Rco


A mentira e a manipulação são práticas políticas estruturais e centrais nas carreiras de Moro e de Bolsonaro. Mais uma gravíssima ocorrência exposta na crise do PSL, o partido político oficialista, que não resistiu a um ano no poder golpista ! Em 28 de junho Bolsonaro declarou, em viagem no Japão, ter acesso a dados das investigações da Polícia Federal sobre os laranjas do PSL: "Conversei com o Sérgio Moro, rapidamente, sobre isso, que a prioridade nossa aqui é outra, ele mandou a cópia do que foi investigado pela Polícia Federal para mim". Gravíssima irregularidade em todos os sentidos ! Eram investigações paralelas, um inquérito secreto, uma polícia política trabalhando somente para Moro e Bolsonaro ? Depois Moro negou, como sempre nega suas constantes irregularidades e interceptações ilegítimas de dentro dos aparelhos institucionais. Somente agora a CGU também declarou não ter nenhuma documentação sobre o que Bolsonaro atribuiu a Moro. O que verificamos neste desgoverno são crimes de responsabilidade cometidos cotidianamente e sistematicamente como práticas de governo, sempre na mais completa impunidade e inimputabilidade: as rachadinhas, as fake news, as conexões com milicianos, os cheques do Queiroz, o gabinete do ódio, o escritório do crime, as denúncias envolvendo Marielle e muitas outras mentiras na pérfida e corrupta trajetória destes elementos.
Rco


A prática de levar votações polêmicas para a Ópera de Arame é mais um golpe legislativo, que se torna rotina e ritual autoritário em Curitiba. Ópera bufa e satírica de tiranetes de província e de aldeia assustados com os movimentos sociais e populares. O legislativo é a casa da democracia e os golpistas o precisam amordaçar e violentar. A destruição do serviço público e dos direitos dos servidores é mais um golpe na ideia de ascensão e mobilidade social de toda uma geração. O que assistimos é a lógica da reprodução social familiar em que poucas famílias permanecerão nas suas castas de privilégios com riquezas e outras nas suas castas de carências e pobrezas. Observem que boa parte dos chefes do executivo e do legislativo formam e procedem de famílias políticas organizadas por formas de nepotismo. A nepocracia não precisa de instituições públicas de qualidade em nenhuma dimensão. Para eles não interessa a ideia de um funcionário público ou professor de carreira de qualidade, com autonomia, com direitos e altivez profissional crítica. Só interessa o comissionado ou o puxa-saco vendido, só querem funcionários nomeados politicamente e professores subservientes e vendidos por prestações mínimas, para os elogiarem e aplaudirem em troca de seus cargos miseráveis, enquanto a sociedade como um todo se deteriora, a violência piora e a concentração de renda aumenta. A retirada dos direitos previdênciários e trabalhistas só interessa à turma da privada poder acumular muito mais às custas das multidões precarizadas e imbecilizadas.
Rco


Bolsonaro é um covarde e não se defende do ataque comercial de Trump pelo twitter. Esta é uma conhecida característica da direita, a de ficar o tempo todo se rebaixando aos interesses estrangeiros e não ganhar nada, nem economicamente e muito menos geopoliticamente. Trump está completamente desesperado com a perda da pequena maioria dele nos estados agrícolas (corn belt) e nos estados enferrujados (rust belt) , as últimas reservas de votos dele em uma possível reeleição, mesmo perdendo feio no voto popular. Todos sabem que a indústria de aço e alumínio estadunidense não é mais competitiva sem tarifas protecionistas. Também a agricultura brasileira, mesmo sem grande infraestrutura, é muito mais competitiva e produtiva do que a dos EUA. O Brasil tem território, clima e água em abundância. Além do mais as novas fronteiras agrícolas sendo desmatadas e a pressão sobre as reservas indígenas oferecem potencial para as vantagens comerciais brasileiras com a demanda da Ásia e China, o que piora a desregulação climática mundial e destrói ainda mais o que resta de natureza.
Rco

Regras mais básicas para tentar refutar um argumento:



1. mostre que uma das premissas (justificativa) usadas pelo interlocutor é falsa.
2. Mostre que a conclusão não tem a ver com as premissas.

Caso não faça isso, já tá fugindo do assunto.
Thiago Melo



Lendo sobre Napoleão, o que chama a atenção, além de sua ousadia e da potência de sua mente, é o seu carisma. Até seus inimigos e adversários se deixavam fascinar por ele. Ao escapar da Ilha de Elba, em fevereiro de 1815, ela aporta com 1100 homens em Golfe-Juan, no sul da França. Dois dias depois, o 5º Regimento é enviado para capturá-lo. Os dois grupos se veem frente a frente, com suas baionetas apontadas. Napoleão manda seus soldados abaixarem as suas e se aproxima sozinho da tropa adversária. Diante deles, abre o casaco e profere: "Soldados, aqui estou eu! Se quiserem, matem o vosso imperador!" Os soldados hesitam, baixam suas armas e depois de alguns segundos ouve-se: "Vive L'Empereur!" (Viva o Imperador!)". Então, desfazem suas fileiras e circundam aquele general de apenas 1,58m de altura, querendo tocá-lo, em extrema alegria.

OlW