sábado, 11 de abril de 2015

– Se você é de esquerda, cara, não devia usar smartphone, facebook e all star, esses símbolos do capitalismo que você combate.

– Ah, é? E você, se é de direita, devia abrir mão do décimo terceiro, férias, descanso remunerado e todos os direitos trabalhistas que foram conquistados a duras penas por gerações de trabalhadores, militantes e sindicalistas de esquerda. E tem mais, o socialismo não é uma negação do capitalismo, mas uma superação dialética dele, incorporando suas conquistas. Isto é, o adolescente não precisa voltar a ser criança. Torna-se adulto, sem negar o aprendizado da infância e da adolescência.


Otto Leopoldo Wink 

Trabalhador adestrado



Trabalhador adestrado para consumir não se vê mais como trabalhador, mas como uma versão perpetuamente imperfeita de um burguês. Daí a maioria não conseguir nem perceber que quase todos os seus direitos - assim como de seus filhos, netos e toda sua descendência - estão sendo cassados. Daí a maioria muito provavelmente até apoiar a anulação da sua própria potência política.

Eduardo Sterzi

A Marca Humana

"O que é que tem, pensei, daqui a não muito tempo nós dois vamos morrer; e ali mesmo na varanda eu e Coleman Silk começamos a dançar foxtrote. Ele conduzia, e eu, na medida do possível, o seguia. Lembrei-me do dia em que ele entrou no meu escritório abruptamente, depois de acertar o enterro de Iris, e enlouquecido de ódio e dor me disse que eu teria de escrever para ele o livro que contaria todos os absurdos inacreditáveis de seu caso, culminando com o assassinato de sua mulher. Quem o visse então jamais imaginaria que um dia ele haveria de recuperar o gosto pela insensatez da existência, que tudo o que nele havia de lúdico e leve não fora destruído e perdido juntamente com sua carreira, sua reputação e sua mulher fortíssima. E se nem me ocorreu a possibilidade de rir e deixá-lo dançar sozinho na varanda, já que era isso o que ele queria, de ficar rindo e me divertindo vendo-o dançar -- se lhe dei a mão e deixei que ele me arrastasse por aquela varanda com chão de pedra, foi talvez por tê-lo visto no dia em que o cadáver de Iris ainda estava quente, porque vira como ele estava naquele dia."

 Philip Roth:

KAY RYAN - 2 POEMAS (trad. Caetano Gallindo)


VERNIZ E BÁLSAMO
(...)
Não há unto
que cure
a pele rota
do abandono.
Quem soube
o verniz
e o bálsamo da
simples passagem
de alguém
por suas coisas.
(...)
NATUREZA MORTA COM LIMÕES, LARANJAS E UMA ROSA
(1663) Francisco de Zurbarán
Como mãos
de um gigante
a conspiração
de sombra e
peso espreme
a luz, restando
terra, assombra
-se Zurbarán. Que
tem de então
pintar a contra
-pelo, pois laranjas
grudadas ele
não quer, meladas
num calombo,
como um doce. E
agora a doença

da mulher.