sexta-feira, 21 de setembro de 2018

JOÃO DORIA REVOLTA OS ELEITORES


Helio Fernandes
Desde que entrou para a política, carregado pelo governador Alckmin,já enganou três vezes o cidadão-contribuinte-eleitor. Com afirmações que ficam longe da verdade, realidade, credibilidade.
1- Sua primeira declaração, antes da posse: "Não serei candidato á
reeleição". Era exato, só que pretendia imitar Serra, não terminando o mandato. Só que Serra se elegeu governador, Doria pretendeu queimar todas as etapas, ir direto para presidente da Republica.
2- Cumpriu 16 meses do mandato de prefeito, abandonou o cargo deixou 32 meses para o vice Covas. Desafiou a vontade do eleitor, se lançou a presidente da Republica. Novamente não tinha partido forte ou eleitores, escolheu outra bifurcação, governador de SP.
3- Está em campanha, empatado com Skaff, ha perigo de ser eleito. E os amigos já apontam à alternativa. Não cumprirá o mandato inteiro,

PROTAGONISTA DE SI MESMO, MOURÃO ESTREMECE A CANDIDATURA DO CAPITÃO


HELIO FERNANDES

Poucos estão percebendo, mas o general que passou para a reserva, por ter defendido a intervenção militar, assumiu o comando da campanha presidencial. È o segundo de Bolsonaro, mas se movimenta intensamente como o primeiro dele mesmo. Estranhamente nomeado presidente do histórico Clube Militar, usa, abusa e utiliza essa posição para conquistar espaço, dentro e fora do circulo militar.
Dois pontos que considera importantíssimos para a sua predominância, e a substituição do Bolsonaro. Não esconde que o Brasil precisa de uma nova Constituição. Mas afirma sem qualquer hesitação, que não pode ser votada e promulgada pelo povo, diretamente. Ou pelo Congresso. Sua formula vem sendo divulgada com insistência.
Os personagens que redigirão essa constituinte, serão nomeados pelo presidente eleito. E a nova Constituição será referendada e ratificada, pelo novo presidente. Ele mesmo, no seu entendimento e apreciação. Como presidente poderá vetar ou acrescentar qualquer coisa, será presidente com todos os Poderes.
O segundo ponto que considera fundamental: ser candidato eleito com total apoio militar. Aí, encontra forte resistência de um grupo que não admite que um general de brigada recente, se transforme em presidente da Republica, sem voto, sem povo, sem urna, uma nova espécie de Temer, usurpador. Mas temos que reconhecer: militares empedernidos, surrealistas e revoltados contra os civis, preferem continuar apoiando Bolsonaro, apesar dele ser capitão da reserva, ficou no quartel um tempo mínimo.
A grande preocupação do general Mourão: sua chapa tem que ser vitoriosa no primeiro turno. E com uma votação cada vez maior. Ele adoraria obter maioria absoluta, (50 por cento mais 1 voto) mas sabe que isso é impossível. No entanto tem muita esperança numa votação que chegue ou ultrapasse, mesmo ligeiramente os 30 por cento.
Conseguido isso, do dia 7 de outubro, até antes do dia 28, tentará de todas as maneiras eliminar o segundo turno. Não ganha de ninguém, tem certeza de que assumirá, espalha desde já, "Bolsonaro não terá condições físicas para assumir a presidência". Então ele assumirá, tudo isso é rigorosamente verdadeiro, embora com a total falta de credibilidade dos dois.
PS- Alguém (vários) tentou lembrar a ele, a pretensão e ambição do coronel Passarinho, que tentou ser presidente, até mesmo no AI-5 de 1968. Não conseguiu por ser coronel da reserva.
PS2- Mourão, tranqüilo, responde: "Eu sou general e presidente do Clube Militar".
PS3- Eles são capazes de tudo. 2 milhões e 200 mil mulheres, fizeram manifestação contra o voto em Bolsonaro e Mourão.
PS4- Eles modificaram criminosamente a frase, que passou a ser" favorável" a Bolsonaro e Mourão.
PS5- Isso é crime, ninguém foi punido


PARABENS A RACHEL DODGE

Helio Fernandes



Desta vez ela merece. Como é publico e notório,Gilmar Mendes mandou libertar o corrupto ex-governador Richa,a famiia e 14 cumplices e apaniguados.E deterninou que ele não pode ser preso novamente.48 horas depois, no cumprimento de suas obrigações, ela pediu ao STF,
para INVALIDAR( textual)o ato do ministro. Não aconteceu nem acontecerá nenhuma invalidação.


O STF PRESIDIDO POR TOFFOLI


Surpreendente, mas rigorosamente verdadeiro. Agora são dois presidentes de dois Poderes, longe do povo. Toffoli começou ontem, e foi rápido:"Quero uma pauta tranquila, sem polemica, com paz completa".
Falam muito, no mundo, da paz do charco. Como alguns deram a impressão de não terem gostado, completou e reafirmou:" Esse tipo de pauta irá durar até depois da eleição e da posse".

Helio Fernandes

A CORRIDA PRESIDENCIAL PROFUNDAMENTE MODIFICADA, E NÃO FOI POR CAUSA DO ATENTADO


HELIO FERNANDES
A sucessão começou com uma realidade, unânime e inabalável. O capitão Bolsonaro venceria no primeiro turno. E perderia para todos no segundo. Ninguém discordava dessa expectativa. Três candidatos (Ciro,Marina, Alckmin) disputavam o privilegio ou a satisfação de se transformar em presidente da Republica. Derrotando, sem a menor duvida o candidato da extrema direita, cujo estoque de votos não dava para ultrapassar o Rubicon.Alem do mais, quem entrou na História por ter conquistado Roma, foi Julio Cesar, um dos três maiores generais, e não um capitão desconhecido e reconhecido por não ter se adaptado ao Exercito, e 30 anos depois (agora, acreditar que poderia ser presidente de 207 milhões de brasileiros.

Apesar dessa convicção generalizada, faltavam muitos dados para completar a analise. Um deles, fundamental, era a participação no processo político e eleitoral, do nome do ex-presidente Lula. Nessa
condição, ele aparecia nas pesquisas sempre em primeiro lugar, na frente do capitão. Para poderem trabalhar, Datafolha e Ibope, usaram o recurso de publicar dois levantamentos: com Lula e sem Lula. O tempo passou, aconteceu o atentado com duas interpretações, surgiram naturalmente modificações visíveis atribuídas ao fato.
Mas a grande transformação no processo eleitoral surgiu de uma decisão do TSE. Proibiu que Lula freqüentasse as pesquisas, e registrou a sua conseqüência: a candidatura de Fernando Haddad. Aí, sim, os fatos se ajustaram, vários candidatos se desajustaram, caíram no despenhadeiro da desilusão e desesperança, das INTENÇÕES de voto.

Muitos dizem, "INTENÇÃO" não é "CONCRETIZAÇÃO", acreditam que  o eleitor pode mudar de voto, de hoje a 7 de outubro. Depois para o histórico 28 de outubro, havendo ou não havendo o segundo turno.
(No momento, as possibilidades de haver o segundo turno, podem ser calculadas em 50 por cento, creditadas ao espírito publico de Ciro Gomes. Está praticamente fora do jogo eleitoral. Mas não será
derrotado do ponto de vista ético e moral. Os outros 50 por cento contra o segundo turno, estão sendo tramados nos bastidores, sob a coordenação do general Mourão. Só não consegui confirmar, se o perigoso Bolsonaro percebeu o perigo que ameaça seu espetáculo. No hospital, finge atirar com balas de brinquedo, seu vice atira contra ele, com armas de verdade).
Por enquanto só existem 2 nomes: Haddad, que na primeira pesquisa como candidato, pulou direto para o segundo lugar. E Bolsonaro, que desde o inicio da campanha assumiu o primeiro lugar, apenas nessa votação. Os adversários desaparecem e não vão reaparecer. Com exceção de Ciro, que ficou ESTAVEL, não perdeu nem ganhou voto.

È lógico, claro e evidente, que Bolsonaro e Haddad precisam manter o ritmo e a ascensão verificada nas duas ultimas pesquisas. È imponderável mas não impossível. Mas a rejeição tende a tirar votos,
só não existe quem vai herdá-los. O grande perigo e até quase
 

pânico: se os derrotados antecipadamente, promoverem a polarização dacampanha.
Dois exemplos de provável utilização. Lulistas e anti lulistas.
Militares contra civis.
PS- Não parece, mas falta muito tempo, escreverei bastante sobre o assunto.
PS2- E deixo um alerta. Se houver segundo turno, os DERROTADOS podem
apoiar os VENCEDORES, maculando a vontade do eleitor.
PS3-Qual a duvida de Marina, Alckmin e outros menos votados, passarem
a trabalhar e apoiar Bolsonaro?



BOLSONARO NÃO FOI DESTRUIO PELO ATENTADO, MAS È ALTAMENTE FAVORECIDO PELAS CONSEQUENCIAS


Helio Fernandes

E elas, estimuladas pelo próprio candidato, e não rebatidas ou desmentidas pelos indigitados adversários, levam o capitão "por mares nunca dantes navegados". Seus objetivos iniciais não eram marcantes,
não anunciavam vitoria, não assustavam. Agora tudo mudou. Com o atentado, os adversarios que o metralhavam(principalmente o ex-governador Alckmin), passaram a elogia-lo, a prestar solidariedade
quase admiração, a lamentar o que aconteceu,mesmo sem uma analise dos fatos.

O próprio Alckmin( novamente ele, o mais precário e vulnerável, tido como favorito)foi para a televisão chorar o episodio e comunicar:"Estou reunindo minha equipe parra mudar a estrategia, não posso combater um homem que está no hospital em estado grave".Não sei qual a reação do ex-governador,( e de Dona Marina,que desceu o despenhadeiro eleitoral por causa do Bolsonaro) ao saber que Bolsonaro vai ficar no hospital, até o fim do primeiro turno.

Só tem vantagens "morando" no hospital. Alem dos cuidados médicos, é totalmente beneficiado pelo exibicionismo diário.Aparece andando com dificuldade, amparado por um medico e uma enfermeira. E o refrão não é esquecido:"Seu estado é estavel,mas talvez tenha que fazer nova cirurgia".Sempre o talvez, são médicos famosos mas parecem não saber de nada.

Ao contrario do próprio Bolsonaro, que conhece muito bem, as vantagens de não sair do hospital.Não comparece aos debates.(O TSE deveria verificar se ele não pode participar).Milhões de pessoas que assistem televisão, varias vezes, diariamente, sofrem com o sofrimento desse injustiçado presidenciável. por causa desse sentimento. E por isso,nada surpreendente que mudem de voto. E por enquanto não é VOTO definido, é INTENÇÃO, que pode se confirmar ou não.

Morando no hospital, não é entrevistado. Perdão.Ontem, ele mesmo quebrou a regra imposta pessoalmente, para sua tranquilidade. E quebrou para desmentir o economista Paulo Guedes, que ele apresentou ao país, como o"economista que vai dominar e dirigir a economia no meu governo".E afirmou,numa confissão patetica;"SOU COMPLETAMENTE ANALFABETO NA MATERIA".Num comentário, imediatamente, saí em defesa dele:"Não precisava SELECIONAR, o senhor é analfabeto em tudo". Não gostou,faltou compreender que era elogio.

Ontem discordou raivosamente de Paulo Guedes, com quem dizia, publicamente que tinha "um casamento indissolúvel, sem ameaça de rompimento ou separação". O economista, que a 15 dias revelei ser comprometidíssimo, mora no Brasil e nos EUA, dono de uma empresa, que tem como objetivo, se apropriar do governo Bolsonaro. Paulo Guedes declarou que iria criar um novo TRIBUTO, ele não chama de imposto. Bolsonaro leu, e replicou com violência, inusitada e arriscada para um personagem como ele, que precisa(?) morar no hospital."Isso é uma contradição absurda, a bandeira do meu governo, é REDUÇÃO DE IMPOSTOS". Paulo Guedes telefonou para se justificar, foi recebido com os piores palavrões da caserna. E ainda ficou falando sozinho.


GILMAR MENDES,NOVAMENTE NAS MANCHETES COMPROMETIDAS


Helio Fernandes

O ex-governador Beto Richa, a mulher e o irmão, com montanhas de acusações, foram presos legalmente, por ordem judicial, com provas, insofismáveis.Beto Richa foi tido e havido, "como o chefe da quadrilha".No mesmo dia, entraram com HC, negado imediatamente.Recorreram diretamente para o ministro Gilmar, vitoria espetacular.O ministro generoso, nem( pensou)?)muito. Na mesma hora mandou soltar não apenas toda a família, mas também os outros 14 membros da quadrilha. E para garantir a liberdade eterna concedeu o HC para o
futuro..Essência da sua decisão esdrúxula, inconsciente e estapafúrdia.Determinou que todos os acusados não podem ser presos de MODO ALGUM com base nessas acusações.
Como HC de ministro do STF, não pode ser revogado por outro ministro,Richa será eleito e empossado no senado.
PS- Imune e impune.
seu território.

5 – Menos armas e mais educação. Menos mortes e mais direitos de cidadania para a vida. Menos violência e mais civilização para todos !


Nossa história é pura violência e alguns grupos sociais sempre estiveram completamente armados. Se alguém pensa que um dos problemas do Brasil é a falta de armas é muita ignorância. Sempre tivemos muito mais armas concentradas do que precisamos e o excesso de miséria e violência, o superávit de destruição e mortes, nos caracterizam como sociedade e como nação. Quem somos ?
1 - Os que aqui chegaram com suas armas (língua, Igreja, Estado) e sempre tiveram armas. Muitos continuam dominando as armas e a política.
2 - Os que aqui chegaram com passaportes. Muitos puderam melhorar de vida e se associaram aos anteriores.
3 - Os que aqui chegaram acorrentados e oprimidos pelas armas. Muitos continuam excluídos e ainda são as principais vítimas das armas e violências.
4 - Os que aqui estavam com armas inferiores e foram destribalizados, submetidos pelas armas superiores dos outros. Os que sobreviveram continuam submetidos, suas mulheres incorporadas na outra sociedade e alguns foram confinados no que era seu território.
5 – Menos armas e mais educação. Menos mortes e mais direitos de cidadania para a vida. Menos violência e mais civilização para todos !

RCO

Militar no Brasil não tem honra.

Thiago Melo_______ Militar no Brasil não tem honra.

Wilson Nogueira cuidado com as generalizações.

Wilson Nogueira Todo o filósofo é um nefelibata ?

Thiago Melo O que seria da ciência e do nosso cotidiano sem generalizações? O estado maior da indiferença e apatia.

Wilson Nogueira Mas as implicações de generalizar a conduta de uns como sendo de todos já abriram caminhos ao holocausto. Só para ser coerente também a lógica cabe a funcionários públicos , mesmo que militares . Todo o professor adere a anomia estrutural do estado e tangencia a ética , mesmo mantendo na esfera do discurso a ética como uma vestal ?

Wilson Nogueira só para arengar companheiro. Concordo que as disciplinas não cabem o particular como dado para analisar o gerar ,mas a reflexão que fiz tem a sua pertinência ou é fungível ?

antevejo outro quadro

Josemar Vidal Jr._____________ Wilson, vc tem visto a política econômica que está se desenhando com o Haddad? Os acenos ao centro? Com todo respeito, o bastião da esquerda está caído ao solo há muito tempo. O que está mais à esquerda hoje no PT é parte da militância. Na prática, antevejo outro quadro.

Wilson Nogueira _____________Josemar. a corrente majoritária do partido é de centro esquerda, reformista e social democrata. Verdadeiramente (discurso e prática ) muito mais SD do que o psdb. É um partido democrático , de filiados e com peso devido aos quadros históricos que aninha trotskistas também divididos em duas ou mais correntes.Onde se discute as teses se vota e a tese vitoriosa dita a luta.É claro que a máquina do partido, a liderança e a burocracia , quem acaba dando o ritmo e a abertura para as discussões , ou não.
Desde "A Carta aos Brasileiros " consolidou o poder do Centro na busca pelo poder a necessidade de governabilidade a aceitação da conciliação entre as classes e as regras do presidencialismo de coalisão. dentro da avaliação da majoritária.
 Não tenho ideia hoje se houve uma ampliação de poder das bases através dos representantes mais à esquerda, posso estar errado mas penso que não.Diretórios regionais com realidades distintas. lideranças locais buscando o apoio das lideranças nacionais e muitas vezes se sacrificando por acordos que viabilizem na fria contabilidade eleitoral os apoios de outras legendas .
A origem de classe de Hadadd e seu academicismo uspiano podem não ter o mesmo apelo às massas do que líderes populares oriundos do mesmo sal da terra , do chão da fábrica , da fome física por igualdade , e embora articulado e com excelente oratória.
Ele é sim de esquerda, com toda as contradições históricas por que passaram os partidos de esquerda . Não esteve do outro lado da luta nunca . No partido de sustentação da ditadura nem nos partido do rentismo e da alta finança como o psdb (que de social democrata nada teve ).

Josemar Vidal Jr.____________ Que o Haddad é comprometido com a dita "esquerda" eu não tenho dúvida. Gosto dele. Mas ele não é "o" governo. Esse é o ponto da minha intervenção. Parte da militância se achando A Esquerda, na prática indícios de que vai ser pior que a Dilma. Querem por um novo Meirelles no governo, mutatis mutandi. O senhor realmente acha que o PT é o bastião da esquerda e que um futuro possível governo Haddad vai ser tão à esquerda como parte da militância apregoa?

Wilson_________Não acredito que será pior do que a Dilma .Quanto colocar um tecnocrata para gerir pastas sensíveis , não há dúvida que fará. Mas o direcionamento do governo partirá do clamor popular em especial ,no primeiro ano de mandato. Não acredito contudo ,que o presidente disponha de margem de manobra suficiente para radicalizar, ele é uma pessoa sensata ,e não fará nada que comprometa ainda mais as contas públicas, isso não quer dizer, que no seu governo não será dada prioridade as necessárias políticas públicas em beneficio das questões sociais e não mais ao capital como desde o sequestrado pelo capital que foi o governo Dilma (escolha do ministro Levy e implementação da agenda tucana ) e da canalhocracia cleptocrata do desgoverno golpista.


O pt é o maior partido de esquerda da América Latina e isso é fato. Mas desde que assumiu o poder de fato ,ele passou a ter uma agenda social democrata e reformista cujo norte está no keynesianismo e menos no marxismo, mesmo que existam correntes marxistas e marxistas eventualmente sejam chamados para ocuparem pastas .