quinta-feira, 8 de outubro de 2015

С ЧЕГО ТЫ ВЗЯЛ? ("Do que você pegou?") - Do que eu peguei? o_O O que eu peguei?... FFFUUUUU... Sentido : "Porquê você pensa assim?"
==================
ДА НЕТ НАВЕРНОЕ ("Sim não talvez") - Três alternativas possíveis por uma vez  Sentido: Provavelmente não. A alternativa mais curta: "Да нет" - significa: 
==================
НИЧЕГО ("Νada") - Oi, amigo!Como passou as ferias? - Nada!... Hmmmm o_O Sentido: Bem; Foi boa
==================
КАК ДЕЛА? ("Tudo bem?") - em português "tudo bem?" é o análogo da palavra "olá" e não é necessario de responder algo mais do que "Olá" ou "Tudo bem"... Sentido: em russo você REALMENTE pergunta uma pessoa "Como vai a vida?" e graça a Deus para você se ela responde pra você so "Otimo" ou "Bem". Em geral você vai receber um longo conto ou a descrição da sequencia das ações que essa pessoa fez hoje 
===================

ЧТО ТЫ НЕСЁШЬ? ("O que você ta carregando") - Não respondam "uma bolsa" ou "uma mala" heheh Sentido: "Que coisa estranha você ta dizendo!"


O jogo só acaba quando termina. Há um ano Dilma vencia o primeiro turno das eleições e a mídia dominante rapidamente encomendou pesquisas eleitorais mostrando uma grande derrota do PT, com grande diferença para o PSDB no segundo turno. As primeiras pesquisas eleitorais da semana deveriam selar definitivamente a derrota de Dilma. O povo brasileiro não concordou e desde então tentam um novo plano, a cada nova semana, para derrubar a presidenta eleita. O ABC de Dilma já está na letra N. Aécio, Barbosa (Joaquim), Cardoso (FHC), Cunha (Eduardo)... Moro, Nardes...Redes de nepotismo ativas e atirai a primeira pedra aquele político competitivo que nunca tiver recebido de uma empreiteira...

Ricardo Costa de Oliveira

E NO ENTANTO



Para Sérgio Viralobos

Na rua só penúria, tristeza e cancro sifilítico.
No ir e vir do povo, um cuspe de volúpia,
sem as roupas das núpcias mas com bafo etílico,
as casas ruem vítimas dessa luxúria.

Solto em minha imaginação outro universo
e o inferno se espalha por mil quarteirões.
Um fogaréu de labaredas e explosões
saindo de minha cabeça – rima e verso.

Quem tem cu tem medo, mas gente má tem treta.
Minha voz como um jorro-vômito direto
sai da boca tal fosse pragas do capeta.
Não sofrerei castigo, sou o predileto.

De meus pés ipês caem flores ao profeta,
e todos adivinham seu futuro tétrico.
Torço-lhes o nariz, sou único e poeta,
meu fim tem um enredo muito mais elétrico.

Em meio às cidades em chamas, bem ungido,
as putas me oferecerão ao deus que creem
pra justificarem o perdão pedido.
Deus, sem acreditar no que seus olhos leem,

chora, lendo a poesia que, sorrindo, eu faço.
Em passadas ligeiras, então, vai comigo
pelos céus com meus versos sob o sovaco
e os lê, autoralmente, ao seu melhor amigo!.

Maiakóvskii


Livre-adaptação de antonio thadeu wojciechowski
O próximo fanatismo político não usará bigode nem bota, nem gritará Heil como os idiotas dos “skinheads”. Usará terno, gravata e multimídia. E seguramente procurará impor o totalitarismo, mas em nome da democracia, ou até dos direitos humanos.

 (Ladslau Dowbor)

El socialismo y el hombre en Cuba.

 "Déjeme decirle, a riesgo de parecer ridículo, que el revolucionario verdadero está guiado por grandes sentimientos de amor. Es imposible pensar en un revolucionario auténtico sin esta cualidad. Quizás sea uno de los grandes dramas del dirigente; éste debe unir a un espíritu apasionado una mente fría y tomar decisiones dolorosas sin que se contraiga un músculo. (...) En esas condiciones, hay que tener una gran dosis de humanidad, una gran dosis de sentido de la justicia y de la verdad para no caer en extremos dogmáticos, en escolasticismos fríos, en aislamiento de las masas. Todos los días hay que luchar porque ese amor a la humanidad viviente se transforme en hechos concretos, en actos que sirvan de ejemplo, de movilización.

 CHE GUEVARA