sábado, 3 de abril de 2010

Existem aqueles que mesmo sabendo que existe um limite para trazer do exterior mercadorias trazem, talvez estejam tão acostumadas a pagar subornos para funcionários mal pagos ao invés de denunciá-los.Existem bairros em determinados lugares dos EEUU e da Europa que vc precisa tomar cuidado pra não ser assaltado ou currado.Mas se vc for negro ou aparentar ser árabe, saiba que a policia não vai mover um dedo se vc estiver sendo espancado em certos lugares da Itália e da Espanha.NY tinha a policia mais corrupta , violenta e ineficiente dos EUA. Os EUA em Chicago era um antro..."O Passado não remove montanhas" Se os EUA conseguiram através da força de seu povo(ameríndios,afro-aericanos, e imiganes-indocumenados ou não )mover o colosso do Estado Estadunidense para a dimensão qu tem hoje.Assim se passará com o Brasil.O pior preconceito é o introjetado, naturalizado pela própria vítima que se submete .


O meu País nos anos 20 privilegiou o transporte rodoviário ao invés do ferroviário até chegar ao abuso de transformar nossas cidades práticamente intransitáveis para os pedestres, a maioria da frota sendo guiada por apenas uma pessoa poluindo e diminuino a vida útil do asfalto.Mas chegaremos a ser o produtor mundial!A sociedade civil é fundamental para empurrar as políticas públicas para o caminho correto, sem a pressão popular a caneta do poder não escreve.Os indices de criminalidade despencaram por fora da mobilização da sociedad civil organizada.Os indices foram pesquisados junto ao IML não nos BOs.

Devemos ler todo o jornal não só a parte de esportes ou os balancetes, consultar institutos sérios que vem pesquisando o fenomeno da violência e da corrupção e paremos de ser apedeutas bancando demiurgos.Isso é tipico de uma classe supérflua que não contribui em nada para mudar a situação e que parasitaram país até hoje bebendo o sangue da nossa classe trabalhadora obrigada a entrar pelos fundos e comer os resto dos banquetes, o Brasil está voltando a ser dos brasileiros que não perderam a identidade.
 
Wilson Roberto Nogueira
O sistema bancário brasileiro, softwares para bancos,aviação regional,agroindústria e siderurgia,prospecção em águas profundas, bioenergia,...isso é o Brasil também.


Todos os países tem em maior ou menor grau, alguns dos "Mundos " (1,2,3,4)dentro de suas próprias fronteiras .Nossas ilhas de excelencia são cada vez maiores, embora ainda sejam ilhas nesse país continental que é o Brasil.Nossos desafios ainda são enormes ,mas estamos lutando.E venceremos aqui ou comprando mundo afora as "eficientes"empresas dos países do primeiro mundo.

Wilson Roberto Nogueira

V A Batalha Final

Assisti a série V a vitória final. embora Trash ela passava o recado, contra o totalitarismo e em louvor aos resistentes do mundo,a alusão a bandeira(lembrando as cores nazistas ), a televisão como elemento de propaganda e de resistência,a família judia que teve o filho cooptado para a " juventude ", o velho que ensinou os pichadores a fazerem o sinal da resistência "V" de vitória ,não de visitantes.


Na época assisti como um filme de Ficção cientifica , agora não consigo assistir nenhum filme da "indústria " sem devidamente referenciá-la ao contexto.

Anos 80."Reaganomics contra o Império do mal",Liberais(no sentido clássico europeu, nos EEUU chamam conservadores, republicanos )contra Capitalsmo de Estado ou Socialismo Realmente Existente “made in Moscou”,Invasão do Afeganistão e boicote estadunidense as olimpíadas de Moscou.O filme seria a instrumentalização ideológica de ligar os invasores saúrios não só aos nazismos também aos soviéticos, não só enaltecendo os partizans ou maqui da 2 guerra mas também os mujaheddins e os Contra da Nicarágua.Isso pode ser identificado pela mensagem que finalizava a apresentação: "Dedicada aos lutadores da liberdade..." Até um filme trash é instrutivo quando olhamos para além da superfície.

Procurarei ver o filme com a lente do século XXI.Questão de gênero,corporações , mídia e poder,ideologia e poder -cooptação,multi-lateralismo ,religião, pacifismo e belicismo... o filme lança luz sobre várias questões do ponto de vista a indústria cultural estadunidense que é um poderoso braço de sua ideologia(conjunto de valores que se quer hegemônico no mundo.Padronizando a sociedade a "aldeia global" )

Com relação a isso é um fato material da historia.

Inté

Wilson Roberto Noguera
Os EUA entre os países centrais é aquele que se situa mais desfavoravelmente , principalmente nas questões sociais, o ensino fundamental e médio no país é comparável aos dos países periféricos, embora tenha o primeiro PiB do mundo o tio Sam tem muitos remendos em sua casaca.


Quanto as estatísticas "podemos torcer os números até que digam o que queremos "ou seja, dependendo dos critérios, quem entrevistamos(classe social...)poderemos sem falsear a verdade subverte-la apanhando a parte pelo todo.Qual a margem de erro dessas pesquisas,quem os patrocina...?

A matemática é uma ciência exata mas a estatística , embora empregue números não é.

é necessário fazer perguntas,levantamentos...Quais perguntas, levantamentos em que regiões,quem faz as perguntas e quem paga o serviços do pesquisadores?

O" American way of live" estoca seus inadequados loosers ou nas prisões ou enviam para morrer por mentiras e óleo nos desertos e montanhas do terceiro mundo.Os negros nas prisões e latinos na boca dos canhões,pelo menos os últimos podem usufluir de alguns privilégios da casta militar,crediários, financiamentos, planos de saúde...em troca de uma escravidão disfarçada.O contrato que o milico yanqe assina esconde letras miúdas e implícitas que dificulta a dispensa e o desligamento.

essas informações podem ser coletadas nos movimentos sociais dos EUA.Um país que tem a necessária auto-críica e com humor e também com sridade a exerce, embora o governo a quisesse calar com os Atos Patioticos e o apoio do estado a delação.a Era Bush de triste lembrança para o mundo.

Com Obama vamos ver, está arrumando a casa que o pessoal de Wall- Street os republicanos ajudaram a detonar.Fora de casa contudo nada de novo na agenda imperial.Não tem mais a bandeira da moral.

Eu amo a América do Alasca a Terra o Fogo.América para mim não é apenas os EUA.

Wilson Roberto Nogueira