quinta-feira, 13 de setembro de 2018


Até a falta de luz tem brilhos para quem enxerga com a alma.
Ivan Justen Santana


Não existe segredos para escrever bem. Escrever bem é sobretudo re-escrever: retocar, apagar, recomeçar... Como Sísifo. (Já falei disso alhures, rs.) Quem não está disposto a abrir mão de parcelas consideráveis da vida para escrever não é escritor. Quem não está disposto a 'morrer' pelo que escreve não é escritor. O verdadeiro escritor não tem glamour. Foge dos holofotes. Dos rapapés. Escrever é uma espécie de suicídio programado e gradativo. Só interessa ao escritor sua obra. O resto -- o nome, a fama, o dinheiro, a felicidade -- é perfumaria.

Otto Leopold Winck


“Colocar no mesmo plano moral o comunismo russo e o nazifascismo, como sendo ambos totalitários, no melhor dos casos é superficialidade, no pior dos casos é fascismo. Quem insiste nessa equiparação pode bem considerar-se democrático, mas na verdade e no fundo do coração já é, na realidade, fascista, e certamente apenas de modo aparente e não sincero combaterá o fascismo, enquanto reservará todo o seu ódio ao comunismo.”

Thomas Mann

2018 É O ANO DA NÃO-ELEIÇÃO.



As pessoas se dividem entre dois não-candidatos.
Um está preso (sem entrar no mérito se por justiça ou não). Não pode disputar. Nunca teve condição para participar da campanha física.
Outro está na UTI (sem entrar na discussão se por justiça ou não). Tentaram antecipar a saída dele do tratamento com alimentação via oral e teve que passar por cirurgia de emergência 24 horas depois. Não tem e não terá condições física para participar da campanha.
Mas o eleitor medianamente informado e interessado na campanha só pensa, sonha, fala, defende, ataca, julga, demoniza ou endeusa um dos dois.
Vocês lembram que eleição é para escolher um presidente, não um semideus?
Que tal começar a campanha de fato e usar as próximas três semanas para considerar as alternativas viáveis - física e legalmente - para o próximo presidente do País.
Não para o próximo exterminador de comunistas ou para o solucionador de todos os outros problemas, salvando os comunistas (sic!). Vocês são melhores. Sei que são.
Emerson Urizzi Cervi

19



Banir a Mim - de Mim -
Fosse eu Capaz -
Fortim inacessível
Ao Eu Audaz -

Mas se meu Eu - Me assalta -
Como ter paz
Salvo se a Consciência
Submissa jaz?

E se ambos somos Rei
Que outro Fim
Salvo abdicar-
Me de Mim?


De Emily Dickinson, um seu poema em trad. de Augusto de Campos: