sábado, 30 de janeiro de 2016

não devemos jamais confundir politica e religião para não sermos cúmplices na disseminação de fobias assassinas.Jamais confundiremos as criticas e a luta contra as politicas do Estado de Israel com o judaísmo e os judeus. Não passarão de contrabando na militância qualquer ataque contra os povos do Livro.Lutar pelo ecumenismo sem deixar de lutar pela justiça , os direitos humanos e o direito Internacional que não está com os governos de Israel. ser judeu não é dar carta branca aos abusos cometidos por israelenses. 

Wilson Nogueira
Ricardo Costa de Oliveira_________________A política nepotista do Paraná é uma das mais podres do Brasil e ninguém importante nunca foi preso nos últimos vinte anos de imensos escândalos institucionais. Eu não confio mesmo no trabalho paranaense desses gestores da Lava Jato desde a mega fraude do Banestado. Muitas imposturas espetaculosas. A lexicografia indiana é curiosa e formou conceitos muito aplicáveis ao Brasil. Nababo, marajá e mogul são termos indianos apropriados aos subpoderes do sistema judicial brasileiro. Qualquer pesquisador crítico minimamente informado sabe das imensas vantagens e privilégios corporativos de certos setores do ministério público e da justiça no país. Sua seletividade estrutural, seus pontos cegos, suas redes de conexões elitizadas, com poucas boas exceções, sempre representaram grandes fatores no atraso político no Brasil. A grande mídia familiar projetada, criada, alimentada e enriquecida durante a ditadura militar, sempre com baixíssimo nível cultural, funciona em esquemas de grandes interesses corruptos, que deixariam qualquer Citizen Kane, ou Rupert Murdoch Australian media mogul como meros amadores. Acabamos com o AI-5, mas muitos filhotes da ditadura, como dizia Brizola, continuam se arrastando por aí no sistema judicial oportunista e na mídia. A modernização da sociedade os afetou. Perseguir o Lula, a Dilma e deixar um acusado como Eduardo Cunha impune. Cadê os tesoureiros dos outros partidos de direita e suas arrecadações não investigadas ? O roubo e o saque gigantesco da privataria e reeleição de FHC ? Estes setores atrasados, unidos na sincronia do seu subdesenvolvimento histórico, agora querem atacar o Lula porque pelas ideias e pelo voto sempre foram derrotados. Para a manipulação agora só restam as chicanas jurídicas, as acusações inquisitorialescas, prende-se para se arrancar somente a delação interessada e as costumeiras falsificações midiáticas como recursos apelativos. Os partidários desta direita enrustida serão derrotados de novo pela força do povo.

Lucinéa Dobrychlop___________________ Jorge Bernardi publicou um livro ano passado sobre esse assunto. Comente sobre ele com Cynthia Werpachowskki. Ela estava lendo.
Antonio Carlos Prof. Ricardo Costa de Oliveira parabéns pelo texto e pela sua coragem na defesa da ética. Pois, enquanto esse grupo tenta, por todos os meios, encurralar o Lula, esse mesmo grupo agora sai em defesa da permanência do Cunha na presidência da Câmara Federal. E, esse mesmo juiz conduziu a investigação da corrupção no Banestado, no qual estavam envolvidos políticos do PSDB como o FHC, Gustavo Franco, ex-prefeito de São Paulo, Ricardo Sérgio de Oliveira, arrecadador de fundos para campanhas de FHC, José Serra, cujo operador do esquema era o mesmo doleiro Youssef. Quantos foram presos? Nenhum! Por que será? Mais ainda, a esposa desse juiz é advogada do PSDB. Então, eticamente, poderia ele julgar algum caso que envolva partido opositor do PSDB? Eticamente ele estaria impedido, visto que dorme com alguém que tem interesse em tal julgamento. www.acslogos.com

Dinalva Rosa Neves Maurício______________ É verdade, Professor Ricardo. A lava jato é uma farsa corroborada por uma mídia irresponsável e criminosa. Todos fazem parte de uma direita rancorosa e retrógrada que não aceita, de forma alguma, os avanços sociais dos governos trabalhistas. A única meta desse pessoal é incriminar o Lula a qualquer custo e impedir a sua candidatura. O bem estar do povo não é importante para os filhotes da ditadura. Irão até as últimas consequências, infelizmente.

Fabiano Luis___________________________ Acompanho sua pesquisa tem anos jah professor... e me pergunto desde então... Como acabar com isso?

Ricardo Costa de Oliveira_________________ A nossa parte investigativa, sociológica e política está sendo feita ! Mais educação, consciência e cidadania. Sejamos otimistas porque um dia as coisas mudarão com a nossa participação !

Célio Gallotti Guimarães ____________________Aprendi, muito cedo, com os meus avós (descendo de antigas oligarquias), que o Brasil era assim e que eu tinha que estar sempre ao lado do poder. Assim como o Fabiano, também me pergunto....até quando a sociedade brasileira vai se dar conta de toda esta engrenagem? Como acabar com isto?

Sergio Amaral_____________________________ Ótima abordagem professor...Um tema que deve ser amplamente difundido e discutido...Se faz necessário que nossa sociedade como um todo, lute contra este verdadeiro atraso em nosso desenvolvimento...

Maurício Munhoz____________________________ Vivemos num país que moeda tem apenas um lado, é o da coroa....a cara é a do povo que num aparece essa face.

Marilena Wolf De Mello Braga ____________________De 1 a 10 dou 7. O 3 que falta é pela omissão em reconhecer a corrupção predatória dos últimos anos, uma estratégia de desfalque público que nunca imaginei testemunhar. E se Lula não sabia, é mais tolo do que eu, que votei nele cinco vezes.
Ricardo Costa de Oliveira Sete está aprovado e sem prova final. Os outros presidentes, os dos outros partidos e seus candidatos foram muito piores, bem piores, foram reprovados e com notas muito baixas.
Marilena Wolf De Mello Braga Os "outros" presidentes inclui também Itamar Franco, que criou uma moeda a que nós, brasileiros, devemos uma razoável estabilidade. Se tudo rolar por água abaixo agora (para forçar uma igualdade social e financeira falaciosa) vamos assinar embaixo por ultrapassar o "limite da irresponsabilidade", como disse aquele ministro babaca do FHC, quando privatizaram as telecomunicações. Ser partidário é uma coisa. fechar os olhos é outra.

Ricardo Costa de Oliveira________________________ Itamar Franco não foi eleito presidente diretamente pelo voto direto. Era um vice de um esquema corrupto e que se prolongou com os tucanos e suas privatizações. A privataria irresponsável também começou com ele. Eu era oposição naquele período. Temos que assumir nossas posições e escolhas. No PSDB eu não voto e nunca votaria pelo desastre que este partido sempre faz na educação, em qualquer nível, veja as monstruosidades do Richa.

Maurício Munhoz ______________________________Vivemos num país que moeda tem apenas um lado, é o da coroa....a cara é a do povo que não aparece essa face.

Ricardo Costa de Oliveira http://sindijuspr.com.br/.../juizes-do-parana-gastam.../7673
Juízes do Paraná gastam R$ 10 milhões com lanches e serviços de garçons

 ( de Francisco Costa);


Preocupados com o “triplex do Lula,” comprado em prestações (depois Lula desistiu, quando a cooperativa não teve como continuar com as obras, e foi ressarcido, conforme consta nas suas declarações do imposto de renda) e avaliado em 1,8 milhão, não comentam sobre o de Joaquim Barbosa, comprado a vista e avaliado em 4,2 milhões, duas vezes e meia o valor do “triplex do Lula”, ou o de Fernando Henrique Cardoso, também comprado a vista e avaliado em 44,2 milhões, vinte e quatro vezes e meia mais caro que o “triplex do Lula”.
Mas voltando ao “sítio do Lula” e comparando-o à fazenda de FHC: o sítio do Lula tem 17 hectares, a fazenda de FHC, 1 046 hectares, é quase sessenta e duas vezes maior; o “sítio do Lula” nunca esteve ou está no nome dele, a fazenda de FHC esteve no nome dele, em sociedade com o nome de Sérgio Mota, que venderam para o empresário Luiz Carlos Figueiredo; Lula está sendo acusado de ter sido beneficiário de obras feitas pela Odebrecht-OAS, sem que nada tenha sido apurado até agora, a empreiteira Camargo Correa construiu, GRACIOSAMENTE, um aeroporto, na fazenda de FHC, conforme assumido pela própria empreiteira, aeroporto esse que tem uma pista de 1 300 metros, do tamanho da pista do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e que serve à ponte aérea Rio-São Paulo, sendo capaz de receber boeings de grande porte; “coincidentemente”, a Camargo Correa venceu praticamente todas as licitações, para obras públicas, em Brasília e outros locais, nos governos FHC.
Na lata, na tampa, na mosca, este texto de Malu Aires. (Não consigo marcar, sigam essa garota, crianças, ela escreve muito bem!)
O que a gente tá assistindo, estes últimos instantes de agonia dessa imprensa ridícula, tá me revoltando um tanto que vocês nem imaginam como anda esse meu pobre coração.
O barco do Lula, uma embarcação pra pescar tilápia no lago, de alumínio (imagina encostar naquilo depois de exposto no sol quente), ser motivo pra essa insanidade vendida em primeira página...
A gente sabe que pra estes 1%, o melhor seria que Lula tivesse morrido daquele câncer na garganta. Proibido até de proferir suas últimas palavras, antes de morto... É tanto ódio que chega a ser crime.
Dona Marisa, Primeira-Dama, no dia da posse, estes mesmos canalhas lançavam manchetes ridicularizando sua simplicidade. Criticando até o fato dela ter usado um cabeleireiro pra ocasião. Seus filhos não podem trabalhar. Fossem traficantes, seriam glamourizados. Nem seus netos são respeitados pelos abutres.
Onde estão os donos e herdeiros da grande mídia, hoje? Seus simples empregados, vendedores de preconceitos e vilanias mil? Em espaçosas coberturas de frente pra cartões-postais. Em iates que consomem milhares de reais em diesel para pequenos passeios em Angra. Em casas cinematográficas irregularmente construídas no meio de reservas ambientais. Cercados de seguranças armados que transformam qualquer espaço público em privado.
Os que atacam Lula hoje e sempre, são os mesmos personagens que enriqueceram com a miséria do nosso povo. Que se fartaram de tudo o que o Brasil produzia, em troca do abandono do nosso povo, do analfabetismo do nosso povo, da pobreza extrema do nosso povo. São os que recebiam prêmios no exterior por reportagens da miséria, da fome, do descaso, da morte. São os que se entopem de cocaína pra fazerem cobertura de troca de tiros entre traficantes e a polícia. São os que contratam pedófilos pras suas emissoras. Os que dão prêmios às propagandas mais machistas. Os que produzem programas racistas. Novelas autodepreciativas. São os promotores do nosso atraso, da nossa esculhambação, de todos os preconceitos na nossa sociedade e são os porta-vozes do escárnio ao Brasil.
Lula não presta como todos nós, povo brasileiro, também não prestamos pra eles. Lula não pode ter apartamento numa praia poluída de SP, assim como os negros não podem frequentar universidades, assim como mulheres não podem ser empoderadas a quilômetros do fogão. Lula não pode ter um barco, nem a remo, assim como os pobres não podem ter carros. Assim como os índios não podem ter terra e água pra pescar e plantar mandioca, assim como, aos camponeses e seus filhos, só o tiro certeiro que os espere desprevenidos. Lula não pode dar palestras, assim como gays e lésbicas não podem exigir respeito, segurança e direito à vida. Lula não pode viajar pelo mundo e receber prêmios pelo combate à fome, assim como crianças pobres não podem ter comida na mesa, assim como pobres não podem andar de avião. Lula não pode ser visto ao lado de gente rica ou que tenha um sítio em Atibaia, assim como os meninos da periferia não podem ir ao shopping ou praia da Zona Sul.

A perseguição ao Lula simboliza a perseguição ao povo brasileiro e suas famílias que hoje podem exercer as mesmas conquistas de diploma, casa própria, carro do ano e viagens pra fora do país. A banalização de privilégios, responsáveis pelo abismo social que fazia de nós 3º mundo no século XVIII, interrompeu os planos da elite que queria deixar o Brasil entrar no século XX, só daqui 500 anos. 

A franqueza é a primeira virtude de um defunto

A franqueza é a primeira virtude de um defunto
Brás Cubas
Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, à força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa, e a hipocrisia, que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! que desabafo! que liberdade! Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lentejoulas, despregar-se, despintar-se, desafeitar-se, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser! Porque, em suma, já não há vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem estranhos; não há platéia. O olhar da opinião, esse olhar agudo e judicial, perde a virtude, logo que pisamos o território da morte; não digo que ele se não estenda para cá, e nos não examine e julgue; mas a nós é que não se nos dá do exame nem do julgamento. Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados.

Machado de Assis, CAPÍTULO XXIV "Curto, mas alegre", Memórias Póstumas de Brás Cubas


Carta a Christine Lagarde Directora del Fondo Monetario Internacional (FMI)


Señora:

Justo cuando millones de arruinados por las políticas del FMI en Grecia, Portugal, España e Italia se enteraban de su gloriosa subida de sueldo en un 11%, quedando así con ingresos anuales de 323.485 euros, más una contrapartida de 57.912 euros libres de impuestos y de justificación, salvo la exigencia de respeto a “estándares éticos” que nadie sabe en qué consisten, justo en ese momento llegan sus muchachos a España con un rosario de nuevas exigencias salvadoras de la economía española.

Sus emisarios son portadores de esos “estándares éticos”, los mismos que arruinaron a Grecia mediante informes antojadizos, fraudulentos, inexactos y perversos, tal como usted misma reconoció en un informe “confidencial” publicado por The Wall Street Jornal el pasado 5 de junio, en el que de la manera más fría, vil y cobarde, es decir con el lenguaje propio del espolón del capitalismo en su expresión más inhumana, porque eso es precisamente el FMI que usted dirige, aludía a los no previstos daños que la políticas de austeridad impuestas causarían a la economía griega. Hundir un país y pedir aplausos. En eso consisten los “estándares éticos” del FMI.

Y ahora sus muchachos, como los magos de los peores circos, sacan de la chistera una serie de medidas para aumentar aún más el padecimiento y la pobreza de millones de españoles. Bajo el eufemismo de “aumentar la flexibilidad interna” el FMI propone “el uso de nuevos instrumentos para que las empresas se ajusten modificando las condiciones laborales y no mediante despidos”. Los más de seis millones de parados de España le dan las gracias, señora Lagarde, pero no pretenda que también le besen la mano por la indicación de reducir salarios y de pervertir cada vez más la naturaleza de los contratos.

Para “mejorar la competencia o competitividad” el FMI propone y dispone “una ley de unidad de mercado ambiciosa y reducir las barreras regulatorias que impiden el crecimiento de las empresas”. Es decir, menos presencia del Estado, mayores facilidades para la evasión fiscal de los empresarios, menos seguridad laboral, menos prestaciones sociales. Señora, esto se llama capitalismo puro y duro, y nos retrotrae a los tiempos de la acumulación capitalista primitiva que, como usted debe saber, genera contradicciones sociales que solamente se resuelven con revoluciones.

Como novedad a sus imposiciones para “mejorar la competitividad” agregan un “eliminar la indexación de los precios públicos”. Supongo señora, que cuando los genios a su mando inventaron el verbo “indexar” una ola de orgasmos sacudió hasta los cimientos del FMI. Era más simple decir “no sacar a bolsa los precios públicos”, porque usted, los suyos, y los millones de jodidos por sus políticas de dominación imperialistas sabemos que la bolsa no es un reflejo fiel de la economía. La bolsa solamente refleja los niveles de pérdidas y ganancias de los intereses capitalistas que representa. ¿Y cuáles son esos precios públicos? Señora, usted, los suyos y los jodidos sabemos que el FMI está haciendo referencia al valor del conjunto de bienes estatales que conforman, por ejemplo, la infraestructura sanitaria de un Estado. Al “desindexar” estos precios públicos el FMI pretende reducir a cero el valor de todos los hospitales e infraestructura sanitaria de un país, y de esa manera se privatiza la salud, o la educación, para “salvarlas” porque no valen nada.

Sus muchachos, señora Lagarde, sacan de la chistera un “pacto por el empleo” que básicamente consiste en : los empresarios se comprometen a crear empleo a cambio de la aceptación por los sindicatos de una “significativa moderación salarial”. Esto, señora, se llama lisa y llanamente chantaje. O trabajan por menos o no hay trabajo. Pero está bien pensado conforme a las intenciones no dichas por el FMI: si después de congelaciones salariales y de pensiones, de rebajas de salarios y pensiones, de eliminación de los décimo tercer y décimo cuarto sueldo, de subidas del impuesto a los salarios, los sindicatos aceptaran otra “moderación salarial” perderían toda su razón de ser, desaparecerían como organizaciones de clase, y como usted, los suyos, yo y los jodidos sabemos, ése es uno de los grandes objetivos del FMI o Internacional de los Patrones.

Sus muchachos, señora Lagarde, son inagotables, con una frenética obsesión similar a la febril animación sexual que caracterizó a su predecesor en el cargo, Dominique Strauss Kahn, sacan de la chistera joyas como la aprobación de incentivos fiscales a los empresarios, manifestadas en rebajas a la seguridad social –pensiones señora Lagarde- que serían compensadas por incrementos del IVA a medio plazo. Es decir, una vez más todo el peso de las “reformas” caería sobre los ciudadanos, sobre los trabajadores, sobre los más vulnerables.

Y cuando sus muchachos sacan pecho es al afirmar que “ el organismo (FMI) aplaude la propuesta del comité de expertos (del FMI) que prevé pensiones más bajas si no se buscan nuevas vías de ingreso para la seguridad social”. Señora; usted gana casi medio millón de euros al año y a los suyos tampoco les va mal, así que es incomprensible que todavía no entiendan que no se necesita ningún comité de expertos para saber que la única vía de ingresos de la seguridad social se da a través del trabajo, es fruto directo del trabajo. A ese “aplauso” sólo le faltó indicar que se convertirá en ovación en día en que, sin ningún eufemismo identifiquen “las otras vías de ingresos”, y que se llama privatización de los sistemas de pensiones.

Señora, soy uno de tantos que trabaja y paga sus impuestos por una cuestión de solidaridad social. No percibo como es su caso una cantidad nada despreciable de casi sesenta mil euros libres de impuestos como un extra a su defensa cerril del capitalismo en su expresión más feroz. Tampoco cobro una jugosa pensión, como sucede con el inefable “DSK”, y mi “estandar ético” consiste en hacer bien mi trabajo sin explotar a nadie, no como otro de los altos ex directivos del FMI, Rodrigo Rato, cuya experiencia en la organización que usted dirige le sirvió para hundir al mayor banco español, Bankia, y de paso estafar a cientos de miles de pequeños ahorradores que vieron convertidas sus libretas de ahorros en acciones fraudulentas pese a la valoración que hizo de éstas el “index”. Por todo esto tengo autoridad para escribirle esta carta y exigirle que saque a sus muchachos de España, Portugal, Grecia, Italia, que los saque de toda América Latina y de África, pues si no se van voluntariamente y para siempre, los sacaremos a patadas.


Luis Sepúlveda

20 de junio de 2013

fonte : le Monde Diplomatique . Chile

O ataque da mídia contra Lula

Otto Leopoldo Winck..... Espanta-me que muita gente esclarecida caia na esparrela da mídia. Como em 1954. Como em 1964. Não aprenderam? É o mesma novela. Se não fosse real daria tédio. Esta mídia nunca esteve do lado do Brasil.

Clóvis Manfrini Souto Calado.... Pior que caem. É impressionante o poder da grande mídia, não só aqui na republiqueta brasiliana, mas em todo mundo. Por isso numa Revolução, o primeiro grande ato não é na questão econômica, é o confisco dessa mídia das mãos podres da burguesia. Censurar a burguesia é um dever revolucionário, se não for feito isso de nada serve o Poder Revolucionário.

Otto Leopoldo Winck Pois é, não há democracia quando há monopólio da informação. Se democracia é o poder do povo, este povo deve ter livre acesso à informação.

Clóvis Manfrini Souto Calado..... A Comunicação, assim como educação, saúde, transportes e segurança pública, devem ser públicos, isso em qualquer sistema (mesmo no capitalismo). Fazer dessas áreas mercado é fazer com que monopólios se criem. Marx, Engels, Lênin e até mesmo Stálin, não tinham ideia da força nefasta desse aparelho ideológico que é a comunicação nas mãos privadas. Eu prefiro mil vezes um industrial com centenas de fábricas do que um único dono de uma rádio de interior vomitando mentiras a todo momento. Hoje aqui no Brasil o nosso maior inimigo não é o PSDB, latifundiários, burgueses reacionários, nosso maior inimigo se chama a grande mídia. E ela tá conseguindo nos vencer nessa batalha desigual. Enquanto eles usam bomba H, nós estamos com estilingues...

Otto Leopoldo Winck ....Ainda mais, Clovis, que no Brasil não há nenhuma lei que coíba as arbitrariedades da mídia, como em países "civilizados", como Portugal, Suécia, Inglaterra...

Clóvis Manfrini Souto Calado.... Sim, isso mostra nosso capitalismo um antro de atraso. Nosso capitalismo veio capenga e sempre que ele tenta avançar e se modernizar vem umas antas de São Paulo travar esse desenvolvimento. Foram os cafeicultores paulistas que barraram o ensaio de desenvolvimento desse pobre país ainda na época de Pedro II (lembrem o que passou o Barão de Mauá), aí vem uma comédia bufa como a tal "revolução constitucionalista" de 1932, promovida e patrocinada pelas classes altas da Paulista (sem falar que acabaram com o movimento tenentista de 1924), depois o Golpe contra Getúlio em 1945 quando as forças paulistas foram líderes nesse processo que culminou mais dois golpes (1954 e 1964). O câncer do Brasil tem nome e endereço: a elite reacionária de São Paulo.

Otto Leopoldo Winck.... Cara, esse comentário vale um post. É isso mesmo. Agora Fiesp & Cia (de repente literalmente a CIA mesmo) lideram o auê golpista.


"Sabes que o capital esmaga o operário. Entre nós o operário e o mujique suportam todo o peso do trabalho e, por mais que façam, não podem fugir ao seu estado, permanecendo sempre bestas de carga. Todo o benefício, tudo o que permitiria aos trabalhadores melhorar sua sorte, e dar-lhes algum prazer e educação, tudo isso lhe ė roubado pelos capitalistas. 

(TOLSTÓI. Ana Karenina, 1870)