domingo, 27 de janeiro de 2013

Bilhete




Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...

- Mario Quintana, in: Esconderijos do Tempo, 1980.





[O que dizíamos um ao outro não delineava exatamente uma conversa e sim um amálgama de enigmas, de vozes refratárias, pois recorríamos à nossa língua materna, que para o outro nada mais era senão sons sem sentido, palavras que passam por um prisma invisível, melodia pura tragada pelo vento morno, sons lançados na atmosfera e engolfados pela bruma; o chuvisco incessante, nos sonhos.]

 Milton Hatoum  

 Relato de um certo Oriente


pag 60 edição CompanhiaDeBolso


Coisas que andam no ar
“Foi uma coisa que me passou pela cabeça”, costuma-se dizer. E agrada-me esta expressão. Uma coisa que nos passa pela cabeça me parece muita mais universal e portanto mais verdadeira do que uma coisa que nos saem da cabeça.

- Mario Quintana, in: Da Preguiça como Método de Trabalho, 1987.

FONTE MARIA LATA D'ÁGUA




Reprodução da escultura “Água pro Morro” de Erbo Stenzel
Praça Generoso Marques - Curitiba-PR






Nas épocas em que o Diabo prosperava, o pânico, o horror, as desordens eram males que gozavam de proteção sobrenatural: sabia-se quem os provocava, quem presidia sua expansão; hoje, abandonados a si mesmos, transformam-se em “dramas interiores” ou degeneram em “psicoses”, em patologia secularizada.

Cioran


Entre as múltiplas virtudes de Chuang-Tsê estava a habilidade para desenhar. O rei pediu-lhe que desenhasse um caranguejo.Chuang-Tsê disse que para fazê-lo precisaria de cinco anos e uma casa com doze empregados. Passados cinco anos, não havia sequer começado o desenho. "Preciso de outros cinco anos", disse Chuang-Tsê. O rei concordou. Ao completar-se o décimo ano, Chuang-Tsê pegou o pincel e num instante, com um único gesto, desenhou um caranguejo, o mais perfeito casranguejo que jamais se viu. 

(Do livro Seis Propostas para o Próximo Milênio, Sobre Rapidez, de Italo Calvino,1990)