sábado, 18 de julho de 2015

Владимир Высоцкий - Баллада о времени

DICIONÁRIO_ANGOLANO


Mãe --- Mamoite*
Pai --- Papoite**
Amigo --- Kamone*
Festa --- Boda*
Carro --- Ruca*
Casa --- Mbanje, Biva*
Namorada --- Mboa, biolo*
Fome --- Dioba*
Comida --- Piteu*
Burro --- Bolo*
Luta --- Bilo, balo*
Igreja --Nguele*
Camisola --- Bibera, mbila,bibe*
Tele móvel --- Báica, telelé,Buba*
Televisão --- Teipe*
Tudo bem? --- Inuvé!?, fala camoni*
Ir --- Bazar, Tirar o pé, Se Chotar*
irmão-- cassulé, puto*
Estás bem?-- stas numa?
Roubar--- tramancar, pinar*
prisão---cuzu
Escola--school*
Cunhado-----nha do*
Cigarro------ Naite *

Assim Falamos em Angola......... ..

Traiano livra a cara de Beto Richa e arquiva pedidos de Impeachment no Paraná



Traiano et caterva não caíram da privada do Altíssimo, foram eleitos . Uma parte substancial desse fedor , o qual vem lá da ALEP e do Palácio é coisa digerida com gosto pelos paranaenses. Nostra Culpa, Nostra Máxima Culpa.E desgraçadamente essa alma sebosa que é a politica de compadrio será atualizada pondo nos sacrossantos troninhos da Alep e do palácio a parentalha dos Mesmos. Nossa República dinástica e seu aristocrata cínico como autocrata .Quem crê ainda em utopias são poetas. A ação é não votar em Nenhum cão e no dono do canil , que não é o povo , posto que essa casa de tolerância representa os interesses patrimonialistas dos cleptocratas ora no Poder e no seu entorno.

Wilson Roberto Nogueira

В.С. Высоцкий. Подборка видеонарезок.flv

Sobre a Calúnia

 “A calúnia é um ventinho, um arzinho muito gentil que, insensível e sutil, ligeira e docemente, começa a sussurrar. Pouco a pouco, no assoalho rastejando sibilante, vai escorrendo, vai zumbindo nos ouvidos das pessoas, entra com destreza; E as cabeças e os cérebros atordoa e faz inchar. Boca afora vai saindo, cacareja e vai crescendo: ganha força pouco a pouco, corre canto a canto, qual trovão, e temporal que, no seio da floresta, assobia resmungando e faz de horror gelar. Afinal, derrama-se, volátil, esparramada e duplicada, em perfeita explosão, como a de um canhão, em terremoto, em vendaval, num tumulto geral que faz o ar chicotear. E o pobre caluniado, ofendido, repisado, em público flagelado, por bom motivo, sucumbe.”

(Fala de D. Basilio, em "O barbeiro de Sevilha")

filosofia religiosa de Dostoievski

Crítica típica de um espírito ocidentalista e materialista, incapaz de penetrar na essência metafísica e profundamente religiosa da obra de Dostoievski. Já o li e quase vomitei o tempo todo. Mikhailovski nunca compreendeu a Ortodoxia, nunca buscou compreender a Ortodoxia e a ligação que ela, na Rússia, mantinha com o povo, com o destino da nação, com um entendimento sobrenatural da caminhada do povo russo, do caráter de profecia da imersão de Dostô na espiritualidade do Monte Athos, no hesicasmo, na busca pela transfiguração do homem.

Homens como Mikhailovski idolatram a imanência, sendo que a base da filosofia religiosa de Dostoievski é uma só: não há salvação ou esperança na imanência. Não há esperança debaixo do céu nem verdade. Tudo se transcende a si mesmo no Espírito e só no Cristo tem seu fundamento, validade, onticidade.
Foi assim que Dostoievski me converteu à Ortodoxia, sem nenhuma pregação, com o dissecamento de almas atormentadas pelo fogo do encontro, do diálogo no infinito, onde a essência divina do homem se manifesta, ali, no inferno, no abismo.
A única crueldade no escritor está na forma impiedosa em como retrata o sofrimento humano EXATAMENTE na sua intenção artística e ideológica de apresentar tal abismo na sua crueza, para demonstrar a completa vacuidade da imanência, a total insuficiência dos saberes, ciência, civilização, valores morais do homem pretensamente livre diante da terrível liberdade incriada que a criatura 'jogada no abismo da existência' (veja Heidegger aqui) compartilha com o Deus que não só a cria e salva, como sofre juntamente com ela.

Não é uma crueldade desnecessária, niilista, é um recurso essencial, estético, para que sua visão artística pudesse ser explorada na sua máxima clareza e intensidade. A visão: o homem jogado necessita de Deus, da transcendência, mesmo que nunca a encontre (Svidrigailov, Stavróguin, Smierdiakov).

Caio Alves Cordeiro 

Três anos e meio de muito sofrimento pela frente.

Lana Yorkshire A única sensibilidade que a elite tem é no próprio bolso.

João Vitor Vasques Dutra Elite? Essa é a cultura do brasileiro, ou a sensibilidade do povo nas ruas é diferente? Não!! Esse é o país onde quase todos gostam de levar vantagem. O cara que mete o pau no político é o mesmo que molha a mão do guarda de trânsito ou fica com o troco a mais. Ou não?

Giancarlo Roger Hilario Não to criticando aqui somente o Richa, gente. Nem o Estado brasileiro, que mesmo sendo hoje de centro esquerda, tem conchavo com a burguesia até a tampa . Esses ninguém tem duvida que são uns baitas safados. Mas, a atitude medrada e medíocre dos professores e funcionários do Paraná que votaram em um histórico 2015 pra acabar com a greve num momento em que tínhamos a opinião publica nacional ao nosso favor... Da tese de doutorado tamanho o paradoxo. Foi ridícula. Não é porque o Richa (em cujo fdp eu não votei, jamais votaria porque não sou otário.) fode a escola até não querer mais com seu ridículo pacote fascista de malvadezas, que eu vou prostituir minha consciência e me tornar num acovardado ridículo e idiota pior do que ele. O que é isso, servidão voluntaria a la Etienne de la Boete? Ele sim, o Richa, coerentemente ta defendendo os interesses da classe social a que pertence. E os professores que depois de uma greve que não teve nenhuma conquista e que durou quase 80 dias votaram pra voltar pra sala de aula com os rabos entre as pernas com muitos hematomas, com 8 bilhões confiscados de nossa previdência e com a vergonhosa promessa de 3,45 % de reajuste para outubro? Vamos voltar um pouco: pedimos 13%, ele disse não, abaixamos pra 8%, ele ofereceu 5%, recusamos e ele abaixou pra 3,45% e nós acabamos com a greve nesse instante, o que significa aceitar. Tínhamos a mídia, a opinião estadual e publica nacional e ate o psdb a nosso favor. E resolvemos acabar com a greve.  Com esse posicionamento e atitude acovardados perdemos não só a vergonha na cara, a dignidade e o respeito, mas especialmente o poder de barganha com o estado, que nos vê agora como uma categoria sem categoria, bastando ameaçar fazer careta e os fessorzinhos se borram todos e acabam, obedientes, com a greve.
 Tem gente, lana, que não é da elite e também não tem nenhuma sensibilidade, a não ser com o próprio bolso. Senão vejamos, fazem uma greve, não to falando a nossa de 2015, e colocam um rol bastante extenso de reivindicações. Mas, na medida em que o patrão concede a questão salarial, acabam com a greve. Na educação escolar a coisa é pior, porque as repercussões de desastrosas atitudes como a que citei e como o desfecho desventuroso da greve nossa de 2015, tem repercussões terríveis nos rumos não so da escola publica em nosso estado e em nosso pais mas na própria esperança de dias melhores para o ja tao sofrido povo brasileiro.

Lana Yorkshire Mas é o que eu digo e repito: todos reclamam, esbravejam, fazem o maior auê em função da "sociedade" ou "segmento social" não tomar uma atitude. Só que esquecem que a sociedade ou o segmento social, sou eu, você, o José, a Maria. Não assumir a própria responsabilidade e transferir a culpa dos problemas para o vizinha é sempre mais fácil.Eu fiz a minha parte nessa merda que estamos atolados: não votei no relincha. Agora sofro as consequências juntamente com todos os que também não votaram, e os que votaram. E muito me admira a classe dos educadores se rebelar e soltar o verbo depois de terem em grande número, ajudado a eleger esse facínora. Sou à favor da prevenção e não do tratamento. E nesse caso, o tratamento está sendo paliativo porque a cura, só com impeachment. Ainda temos três anos e meio de muito sofrimento pela frente.