quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Dica da matéria do Luiz Domingos Costa

Well, well, well... senão vejamos. Há na literatura sobre survey, metodologia de pesquisa, uma montoeira de recomendações, técnicas, experimentos, grupos de controle, etc., etc., para evitar viés na coleta de dados. Parece que o governo (não sei do instituto de pesquisa) não leu nem o básico.

A literatura ainda é ingênua e propõe que há algo conhecido como "Observer Expectancy Effect", que é quando o pesquisador enviesa inconscientemente a resposta do entrevistado ou a coleta de dados. Frisem o inconscientemente.

As perguntas que o IBOPE (jura? espero que não sejam eles que formularam) usou na pesquisa abaixo passam de qualquer limite do 'inconsciente' e do 'viés'. As perguntas foram:

"a) o senhor é a favor ou contra a reformulação do ensino médio que, em linhas gerais, propõe ampliação do número de escolas de ensino médio em tempo integral, permite que o aluno escolha entre o ensino regular e o profissionalizante, define as matérias que são obrigatórias, entre outras ações?"

b) A PEC 241 ou PEC do Teto de Gastos é uma iniciativa que tem como objetivo limitar as despesas do governo federal. O senhor aprova ou desaprova essa iniciativa?"

Imaginem quem seria contra 'ampliar o número de escolas'?
Sobre a PEC, quem é contra que o 'governo gaste menos'? Eu sou à favor que eu mesmo gaste menos, ainda sim...

Seria como perguntar algo do tipo: "o senhor/a é a favor ou contra uma democracia onde Adolf Hitler será o presidente?", algum democrata à favor?

Surpreende que as taxas de concordância tenham sido tão baixas.


Nenhum comentário: