terça-feira, 12 de novembro de 2019

FAZENDO JUSTIÇA



Cristina e Leandro Konder

"Neste 'Gracias a la Vida: memórias de um militante', Cid Benjamin faz um relato de suas ricas experiências pessoais, mesclado com oportunas reflexões sobre as aventuras e desventuras da esquerda brasileira nas últimas décadas.

Sua militância política incorpora acertos generosos, mas também evidencia o franco reconhecimento dos erros cometidos.

Líder estudantil, figura destacada na guerrilha urbana contra a ditadura militar, um dos idealizadores do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick -- do qual participou ativamente -- e dirigente do Movimento Revolucionário Oito de Outubro (MR-8), Cid viveu o movimento de massas de 1968, a prisão, a tortura e a clandestinidade.

Em seu longo exílio, trabalhou como engenheiro em uma fábrica de confecções em Cuba, e ganhou avida como funcionário administrativo em uma escola e como professor em uma creche na Suécia.

De volta ao Brasil, em setembro de 1979, Cid Benjamin foi fundador e dirigente do PT, partido do qual acabou se afastando para filiar-se ao PSOL.

Jornalista, desenvolveu suas qualidades de escritor, tornando-se um dos grandes contadores da história de sua geração.

Com memória implacável -- e, eventualmente, até com senso de humor --, Cid mobiliza na linguagem seu poder de contar as muitas esperanças e alguns dos horrores que atravessam a obra literária do século XX.

Assim como não se reduz um grande escritor ao seu tempo, os ensaios críticos de Cid não se limitam a imprimir seus anseios e seus protestos ao movimento da história contemporânea.

Eles são um valioso instrumento para a luta daqueles que querem uma sociedade mais humana.

Cid Benjamin nunca desiste de lutar para fazer justiça"

Nenhum comentário: