Eugênio Bucci é categórico ao afirmar que a comunicação de
todos os governos é usada para fins partidários ou pessoais, e os brasileiros
são os maiores anunciantes do mercado publicitário nacional por um único
motivo: as verbas para esse fim saem dos cofres públicos.
- Brasileiros – Em O Estado de Narciso, o senhor aponta que
o principal objetivo de parte das campanhas de todos os governos não é o de
alertar a sociedade…
- Eugênio Bucci: O principal objetivo de comunicação das
campanhas públicas, vacinação, prevenção de doenças, água, não é o de alertar a
sociedade, mas convencê-la de que aquele governo está preocupado com os
cidadãos. Trata-se de promoção de uma imagem, a partir da noção de que as
pessoas se sentirão cuidadas, seguras e amparadas. Não estou falando do governo
Lula, Dilma, Alckmin ou Haddad, mas de traços dominantes que atravessam todos
os níveis das unidades da Federação e percorre todos os partidos.
- Brasileiros - Estamos sendo enganados?
- Eugênio Bucci: Não iria tão longe. Diria que há um esforço
instalado no Estado para engambelar o eleitor. Se é bem-sucedido é outra
conversa. Não existe uma publicidade do governo que diga: “Erramos aqui,
precisamos da sua ajuda”. A publicidade governamental é de enaltecimento e é
óbvio que se trata de uma versão parcial.
a entrevista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário