sábado, 3 de fevereiro de 2018

LULA E OS TRIBUNAIS


Helio Fernandes
Ontem á tarde, advogados do ex-presidente confirmaram caminhos da defesa. Houve inversão do roteiro, esperado até mesmo pelo TRF 4. O primeiro recurso foi entregue e protocolado ontem mesmo no STJ. Surpresa, principalmente dos juristas de aluguel.

Mas a defesa de Lula não abriu mão de recorrer ao proprio TRF4. Só que deixou esse tribunal para depois, mais tarde, com uma inovação:duas petições diferentes para os 3 desembargadores. Uma contestando o relator. A outra, diminuindo a importancia dos votos seguintes, com mais carga contra o desembargador revisor. Não existe previsão do tempo.

E finalmente trazendo o STF para o centro dos acontecimentos. Ninguem tinha duvida, de um lado ou do outro, que a ultima palavra seria mesmo do STF.
PS- Importante para a liberdade de Lula, para a sua candidatura e até para o seu futuro não presidenciavel.
PS2- O plenario do STF votou ha meses sem muita convicção: na segunda condenação, PODE SER determinada a prisão. O placar, 6 a 5, mostra a falta de convicção.
PS3- Alem do condicional PODE SER, dois ministros já mandaram libertar condenados a segunda vez. E nada surprendente, que o prorio STF inverta o 6 a 5, que ficaria 5 a 6.
PS4-Com royalties para Machado de Assis, "a confusão é geral".
PS5- Às 19,47,o vice presidente (plantonista )do STJ, que havia recebido o HC preventivo de Lula, NEGOU ime- diatamente. Não ficou nem 2 horas e decidiu.Impressionante.


Nenhum comentário: