sexta-feira, 10 de junho de 2016

O que é um ensino ultrapassado em ciências humanas?



Thiago Melo____________ É o ensino de apenas uma corrente ou posição teórica e o ensino de apenas o pensamento dos outros. Semelhante a recusa de Galileu ao estudo da natureza através dos livros de Aristóteles, pois pensava que deveria ser através da própria natureza, devemos recusar o estudo das ciências humanas através do pensamento dos outros. Primordialmente, a sociedade deve ser estudada na própria sociedade, os conceitos básicos devem ser estudados neles mesmos e assim em todas as áreas de conhecimento.

André Shizuo Hachiguti_____ Quadros Existe, no entanto, uma questão que é o problema da consciência histórica. Quando Galileu recusa o estudo da natureza através de Aristóteles, evidentemente, ele não está recusando que se estude Aristóteles. Ele está propondo que se faça uma contraposição entre Aristóteles e a Natureza, ou uma leitura crítica de Aristóteles, tendo como base o estudo da natureza. Claro que Galileu também vive em um momento histórico que sofria transformações profundas na relação que os cientistas, filósofos e artistas têm com a natureza e Deus (o criador da natureza). O problema levantado, por exemplo, por Hans-Georg Gadamer, em Verdade e Método ou por Thomas Kuhn em seus estudo acerca dos paradigmas científicos é exatamente esse. Não existe a sociedade por ela mesma, os conceitos filosóficos básicos por eles mesmos ou a natureza por ela mesma. Todos esses elementos "concretos" ou "objetivos" das ciências em geral e os "conceitos por eles mesmos"(?) das ciências humanas são mediados (antes que possamos tê-los) por perspectivas teóricas (que Kuhn denomina dogmas ou paradigmas e Gadamer de prejuízos, preconceitos ou perspectiva). Só quero dizer que não se pode fazer uma coincidência pura e simples entre "passado" e ultrapassado. Enfim. É preciso aprender a filosofar! E às vezes isso significa "subir nos ombros de gigantes." (Agostinho) Eu entendo que você está se referindo ao dogmatismo de muitas pessoas na academia, mas se você não oferece um méthodos ficamos na doxa ao invés de praticarmos a episteme.

Thiago Melo____________ Estou me referendo ao funcionamento da academia no Brasil, não à algumas pessoas. Sobre "consciência histórica", o mesmo vale, ao meu ver, para este momento. O que estou dizendo é que o momento é semelhante no Brasil. Também julgo que estamos numa transformação profunda em relação a pensar que tudo é uma construção social ou cognitiva. A visão dos que você citou é uma perspectiva teórica, não a verdade, como pensavam que eram os livros de Aristóteles. Há outras visões diferentes da que diz que não existem conhecimento puro. E quem vai decidir isso sou eu, desde que me apresente às várias perspectivas, e eu possa pensar por conta própria, inclusive apresentar uma nova perspectiva. O exemplo de Galileu se refere a isso, a saber, a possibilidade de pensarmos nós mesmos os problemas, pensarmos os problemas por nós mesmos. Quando falei em recusa, quis dizer, recusar a estudar a natureza só nos livros de Aristóteles.


Thiago Melo Sobre a distinção entre passado e ultrapassado, penso que é possível. Ultrapassado é aquilo que temos evidências suficientes pra julgar inadequado. E penso que as temos.


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