quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

A INDÚSTRIA CULTURAL NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO


“É da opinião que vem a desgraça dos homens.” (Gilles Deleuze).

A indústria cultural é uma expressão que designa a produção da cultura segundo os padrões e os interesses do capitalismo, para consumo de massa, no esforço para definir o que todos querem ler, os filmes que preferem, as músicas da moda etc. E, as respostas já vem prontas, como nos livros de autoajuda.
Já a opinião é um pensamento subjetivo, uma ideia vaga sobre a realidade, que não tem fundamentação na realidade e na maioria das vezes nem pode ser explicada. Assim, utiliza-se quase sempre da emoção para apresentá-la.
É comum, por exemplo, alguém dizer que é contra ou a favor de determinada situação sem um motivo concreto, talvez por uma ideia aligeirada, por superstição ou crença absorvida sem ponderação.
Por isso, é muito fácil manipular as opiniões; exemplos não faltam, seja através da religião, da mídia, da escola etc.
No caso dos meios de comunicação, estes fabricam ideias e desejos por meio da propaganda e de sua grade de programação.

Não é à toa que muitos políticos ganharam o público como agentes da comunicação. São os ditos formadores de opinião, quem exercem grande influência sobre o modo de pensar da sociedade e podem mudar as opiniões alheias.

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