terça-feira, 21 de julho de 2015

Mário Vargas Llosa é o Lobão da literatura moderna.

Otto Leopoldo Winck........Mário Vargas Llosa é o Lobão da literatura moderna.

Vânia Farhat O que significa?

Otto Leopoldo Winck Virou um reaça ranzinza.

Narinha Oliveira Não concordo...mas, cada um com sua ótica.

Ennio Santos Filho Só me importa que é um grande escritor. Céline por exemplo era um sujeito considerado de posições políticas reacionárias e foi um escritor excepcional. Não adianta ser politicamente correto e escrever porcarias.

Otto Leopoldo Winck Sim, mas o cara pode ser um grande escritor e como ser humano ser um pessoa desprezível. Como escritor beleza. Como pessoa, eu não apertaria a mão de Celine.Mas acho que o Llosa não não é grande escritor desde "A guerra do fim do mundo."

Ennio Santos Filho Como disse me importa o escritor, o artista. Não quero apertar a mão de ninguém.
Só por "Conversa na Catedral" o seu legado como escritor seria suficiente.

Otto Leopoldo Winck Isso é verdade. Os livros dele dos anos 60 e 70 são fodásticos.

Dori Carvalho Porém, o Lobobão não tem o talento nem o conhecimento do Llosa.

Otto Leopoldo Winck Haha, isso lá é verdade!

Julio Urrutiaga Almada II O Vargas LLosa apresenta claramente na literatura sua ideologia e teve posicionamentos reais na vida politica peruana que não deixa margem a duvidas. O lobão é um serviçal oportunista que serve ao reacionarismo assim como daqui a pouco quando a "crise" passar pode servir a um governo popular e até pedir desculpas. Ele é humano e pode errar...

Chico Lopes Avaliar um escritor pela ideologia é uma fria. O que sobraria do exageradamente religioso e tzarista Dostoiévski, se procedêssemos assim? E também não podemos dizer isso de "tudo bem, bom escritor, mas não gostaria de conhecê-lo como pessoa". Ora, a maior parte (enorme parte!) dos escritores que conhecemos, conhecemos como escritores, jamais teremos acesso a eles como pessoas, e temos que levar em conta que poderiam perfeitamente, caso lhe fôssemos apresentados, não simpatizar nada conosco. Independente disso, seus livros nos ofereceram momentos fecundos de prazer estético e reflexão e temos que ser gratos a isso. Simpatias ideológicas não garantem nada, pois um sujeito que compartilha a nossa ideologia pode ser, além de escritor medíocre, bastante antipático.

Otto Leopoldo Winck Sim, Chico, mas no meu comentário sobre Mario V. Llosa eu não entrei nestes méritos, mas fiz uma brincadeira de que, com o discurso anti-bolivariano dele, ele lembra muito o nosso Lobão...

Chico Lopes Gosto do Llosa, não tanto quanto gosto de Borges (que dizer da ideologia deste?) e de outros latino-americanos de esquerda, direita ou centro. Ele é um homem muito culto e implica com os caudilhos sul-americanos, com o atraso mental desses ditadores e seus apaniguados. No que tem minha aprovação.
Que esse Lobão é uma desgraça, Deus me livre. Tenho certeza (e aí é que entra o que vinha dizendo sobre ideologias) que um diálogo entre ele e Llosa seria impossível e daria engulhos neste.


Laura Domingues Coitado do Lobão, se formos pensar em talento, quem sabe daqui umas 5 encarnações.

Nenhum comentário: