domingo, 26 de janeiro de 2014

Se sentir membro de uma nação , não significa ser lacaio de um Estado; uma nação é a tua identidade social, teu idioma e cultura; um Estado é uma instituição de poder, cuja autoridade na maioria das vezes não tem nenhum vínculo de fato com a nação, senão usurpar. Quanto a pátria é onde sentimos a nacionalidade, configurada em um espaço geográfico ou tribal.
Podemos ter mais de uma nacionalidade (em tese eu tenho duas) e por conseguinte duas pátrias; talvez adotar outra, estrangeira, sendo um meteco nesse ou naquele lugar, porém, assim como meus pais são únicos, a minha pátria (ou minhas pátrias) são únicas. Quanto ao Estado, ele não me significa nada, cuja entidade concreta foi um mal necessário durante um determinado processo da história, e já cumpriu seu papel , e merece ser minimizado até extinção; a esse Leviatã, resistirei contra ele enquanto eu existir, o quero morto e empalhado, até porque sou um patriota.


Tullio Sartini

Nenhum comentário: