quarta-feira, 8 de maio de 2019

As “10 regras para escrever romances”


 Jonathan Frazen



Certa vez, colocamos por aqui algumas dicas de Gabriel García Márquez para escrever bem na internet. Escolhemos, agora, as "10 regras para escrever romances" colocadas por Jonathan Frazen - autor de Liberdade e As correções, e presença confirmada na FLIP de 2012. E você, caro leitor-escritor, concorda com o americano?



1 - O leitor é um amigo, e não um adversário ou um espectador.

2 - A ficção que não seja uma aventura pessoal do autor diante do que é assustador ou desconhecido não vale a pena ser escrita, para nada - a não ser por dinheiro.

3 - Nunca use a palavra "então" como conjunção - temos o "e" para esse propósito. Substituir "e" por "então" é uma não-solução preguiçosa ou surda para o problema do escritor com muitos "e"s na página.

4 - Escreva em terceira pessoa, a menos que haja uma "voz" realmente distinta do narrador mostrando-se irresistível.

5 - Quando a informação se torna livre ou muito acessível, pesquisas volumosas para o romance são desvalorizadas junto com ele.

6 - A ficção autobiográfica mais pura possível requer, ainda assim, invenções puras. Ninguém jamais escreveu uma história mais autobiográfica que "A Metamorfose".

7 - Você enxerga mais se mantendo num lugar do que perseguindo algo.

8 - É bastante duvidoso que qualquer pessoa com conexão de internet no seu local de trabalho esteja escrevendo um bom romance.

9 - Verbos interessantes raramente são muito interessantes.

10 - Você tem que amar antes de poder ser implacável.

(Originalmente publicado no The Guardian)

Nenhum comentário: