segunda-feira, 17 de setembro de 2018


Na aula passada causei uma grande crise de risos na aula da pós em sociologia, quando entramos justamente na lição do Judiciário e Sistema Judicial no Brasil. Imaginem alguém falar que é um poder moderno, isento, neutro, equitativo, transparente, com uma burocracia weberiana, racional-legal, com processos, ritos, remunerações e auxílios codificados e na forma das mesmas lei vigentes para outros ramos do Estado, tudo isso com seus membros meritocráticos preferencialmente recrutados na classe média renovadora e com padrões de carreiras estruturados, nos quais todos podem alcançar as hierarquias superiores independentemente de suas origens familiares, de classe e redes sociais ! O mundo real é muito diferente. Vamos conhecer as suas genealogias familiares político-jurídicas para entendermos aspectos do comportamento de suas atuações. Como esperado Gilmar Mendes soltou a família Richa e seus associados menores. Lula segue como preso político nos tribunais de exceção. O judiciário brasileiro é mais uma instituição completamente pré-moderna e o que sempre valeu é:
1- Excessivo poder pessoal. Escolher privadamente agendas, cronogramas, velocidades. Proteger e blindar alguns, perseguir e punir excessivamente outros.
2 - Ter pedigree, ou seja, ter uma genealogia política familiar como o índice de atuação político-jurídico e de sucesso na carreira.
3 - Não basta ter sólidas provas sem ter convicção para prender. O que vale é não ter provas e ter somente convicção para prender adversários e inimigos de classe.
4 - Resquícios da velha "nobreza togada" do Antigo Regime. Luxo e privilégios nas instalações, ambiente e convivência.
5 - Seletividade estrutural e política para escolher politicamente as formas de ação.
6 - Total falta de controle externo e total corporativismo.
7 - Ação sincronizada entre os poderes executivos, legislativos, judiciários, tribunais de contas, mídias e empresariado para manter e preservar a atrasada cultura política dos golpes, com modus operandi pré-moderno e estilo de vida arcaico, elitista e antidemocrático.
RCO

Nenhum comentário: