sábado, 16 de setembro de 2017

1894: A POSSE DE PRUDENTE DE MORAES,A


AUSêNCIA ARROGANTE DE FLORIANO PEIXOTO

Num artigo escrito ha dias, contei o fato: Floriano Peixoto que era vice, acumulando com o Ministério da Guerra, derrubou o presidente Deodoro, assumiu no seu lugar. Sem comunicar a ninguém, ocupou o palácio presidencial, que era então no suntuoso, luxuoso, maravilhoso Itamaraty.
O caríssimo Edson Motta, citando conferencia antiga do respeitado Milton Temer, num texto magnifico, faz referencias aos dois personagens. Mas como eles foram vastamente importantes no governo inicial da Republica, muita coisa foi esquecida. Por exemplo: enquanto Deodoro e Floriano sem voto e sem povo, se apossavam do poder, Prudente era eleito diretamente Presidente do Senado.
Ficou 4 anos no cargo. O Senado (e a Câmara ) eram na Quinta da Boavista. Muito mais tarde mudou para uma transversal da Lavradio, e ha mais de 80 anos se chama rua do Senado. Depois foi para o Palácio Monroe, replica externa, apenas externa, do Capitólio. O "presidente" Geisel, mandou derruba-lo em 1976 e transforma-lo num estacionamento subterrâneo .
Floriano assumiu como se fosse ficar para sempre. Em 1894, Prudente foi eleito, não veio do palácio presidencial (que nem era em São Cristovão, e sim quase em frente á Central do Brasil), pois se não fora empossado, como estaria no palácio? Além do mais, os dois se atritaram e se hostilizaram, em virtude dos cargos que ocupavam.(Floriano sempre vetado pelo Senado).
Floriano não tomou a menor providencia para a transmissão, que aconteceu não em São Cristovão , mas na Praça da Republica. 15 de novembro, verão terrível, todos da casaca e cartola, chegando de Tilbury. Suando desesperadamente. Terminada a solenidade, foram a pé para o Itamaraty, que era do lado .E que só continuou palácio presidencial até l896. Prudente teve que ser operado com urgencia. Seu vice(sempre eles) comprou o Palácio do Catete e se mudou para lá, até á volta de Prudente, 8 meses depois.
Ainda existem contradições, equívocos, desacertos. Mas vou parar por aqui, chegando na parte em que o embaixador da Inglaterra "dá posse ao presidente do Brasil". È tão engraçado e despropositado que não é possível nem remendar. Só não conhecendo o personagem Prudente de Moraes, elegante, compreensível ,mas prezando acima tudo a autoridade. Em 1898, expulsou do Palácio do Catete(já na volta da operação)um Rotschild, que afrontosamente foi lhe cobrar a divida externa. Como se vê, são dois episódios diferentes, o que aconteceu de verdade, narrado aqui e o da conferencia do Milton Temer.

PS- Quanto ao fato de Floriano ir "para casa" de bonde, nessa época não existia bonde na região. Só começou em 1904, quando foi aberta a enorme  e  larguíssima  Avenida Central, que passou a se chamar Avenida Rio Branco em 1912,quando morreu o Barão chanceler
Obrigado e abraço discordante  mas não conflitante, para Edson e Temer.

Helio Fernandes

Nenhum comentário: